66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 5. História - 3. História Social
MOLDANDO A JUVENTUDE: A REVISTA CAPRICHO E O PARADIGMA DA ADOLESCÊNCIA PERFEITA
Kerollainny Raianny de Sousa - SESI/SENAI-EBEP, Anápolis, Goiás.
Isabella Melo Honorato - SESI/SENAI-EBEP, Anápolis, Goiás.
Murielle Nascimento Freitas - SESI/SENAI-EBEP, Anápolis, Goiás.
Marcus Vinícius Costa da Conceição - Orientador-SESI/SENAI-EBEP, Anápolis,Goiás
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho discute o papel da mídia perante a juventude, sobre quais os principais temas que de fato consiga o foco do leitor adolescente são abordados frequentemente. Para a presente análise foi escolhida a revista Capricho como foco de abordagem, sendo as edições escolhidas para análise as compreendidas entre setembro de 2012 e janeiro de 2013. O trabalho busca retratar as ideologias presentes em cada matéria, como destaca ABRAMO (2010), desde temas que envolvam moda e beleza, sendo o mais conveniente para oferecer produtos em busca de lucros, sexo que é mais informativo do que sugestivo e sobre os famosos, que são sobre matérias especulativas sobre a vida privada, já que essas reportagens visam suprimir as curiosidades sobre a classe artística. A mídia por si é movida por interesses sociais divergentes das classes econômicas objetivando lucros, de fato a influência da mídia pode resultar em uma formação de opinião conduzida de acordo com os fatos apresentados. As revistas que de fato são as mais procuradas pelas adolescentes por serem voltadas ao público feminino, tendem a trazer pontos de influências em cada matéria, assim tornando-as presas em uma opinião formada pelos editores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender como o adolescente vê a mídia juvenil, como este encara a suposta realidade imposta pelas revistas, além dos fundamentos que são utilizados para a construção de uma matéria. Deste modo, compreender as diferentes formas de atuação da mídia em relação aos tipos e matérias e assuntos propostos aos adolescentes.
MÉTODOS:
O conceito de ideologia utilizado neste trabalho baseou-se na visão de Marx(1998) que compreende a ideologia como uma falsa realidade, capaz de passar como verdade as ideias de determinada classe social. Em relação aos estudos sobre a mídia, Silva (2010) foi a base para compreender como se trabalhar as revistas femininas e o papel que as revistas “especializadas” em determinados públicos tem para os grandes grupos comunicacionais e Abramo (2010) que analisa como as notícias e reportagens veiculadas pela mídia não podem ser encaradas como objetos neutros de ideologia e manipulação, que na verdade elas estão vendendo um projeto de mundo e uma determinada verdade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Procurou-se enfatizar o papel da mídia juvenil em relação aos adolescentes, desde os tipos de influências aos princípios de alterações de fatos. Deste modo, percebe-se que a revista Capricho utiliza-se de fatos sobre os famosos para se manter no topo da mídia, assim apresentando ideologias próprias para manter o foco do leitor. Como resultado esperado era esclarecer os principais pontos que a revista buscou para realizar a análise e expor suas opiniões de tal maneira que ficasse extremamente visível a conduta que a revista possui ao abordar temas, como moda e beleza, de modo a apresentar ideais padronizadas de beleza feminina. A identidade criada, pela revista, aos famosos também é algo muito frequente em grande parte das matérias, as especulações sobre suas vidas pessoais também, gerando conflitos com os artistas já que não se sabe se tudo que afirmada por ela é realmente a verdade. As informações sobre o sexo proposto pela revista apresentam os principais modos de prevenção e cuidados a serem tomados pelas adolescentes, além de questionários respondidos pelos autores a fim de esclarecer as possíveis dúvidas surgidas.
CONCLUSÕES:
Analisando de maneira clara e objetiva, pode-se observar que sempre, em qualquer matéria, que seja ela sobre famosos, moda ou sexo, há um interesse adolescente por detrás, muitas vezes fantasiando ou até mesmo ocultando a realidade e passa a ter como realidade a imaginação que geralmente segue os planos dos autores responsáveis em cada área da revista.
A representação do mundo ideal envolve a mistura de informações entre famosos, moda e beleza, que trás com a revista a proporção de que para ganhar popularidade ou até mesmo ser bonita, é necessário utilizar os itens propostos pela revista, nesse caso é notável um ponto de enfraquecimento da revista, pelo fato dos autores da revista pensarem apenas na ditadura da beleza pela questão do lucro, sem pensar nos gastos que as adolescentes trarão aos seus pais por quererem usar apenas aqueles produtos específicos que foram propostos pela revista.
Palavras-chave: Juventude, Mídia, Capricho.