66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação Básica
Análise do uso pedagógico das TICs nas escolas contempladas com o PROUCA em Santa Catarina.
Valdeci Reis - Instituto Federal de Santa Catarina
Vanessa Oechsler - Instituto Federal de Santa Catarina
INTRODUÇÃO:
Em pesquisas realizadas nos países do Brasil, Haiti e Nepal sobre a incorporação de tecnologias digitais nos espaços educativos um dado foi comum: todos os professores envolvidos nos estudos afirmam a necessidade de formação permanente para o sucesso dos programas, sendo que entendem que esta formação precisa considerar aspectos tanto técnicos quanto pedagógicos. Em Papua Nova Guiné esta formação técnica é considerada tão relevante que o governo local estabeleceu proposta de formação que envolve os pais dos estudantes e a comunidade como forma de minimizar as dificuldades de natureza técnica encontradas para desenvolver projetos de inserção de tecnologias neste país. No Brasil, as pesquisas realizadas até o momento, apontam que os problemas e as dificuldades técnicas têm sido minimizados com a proposta de incorporar estudantes-monitores como auxiliares de professores, o que têm proporcionado apoio durante o uso dos tabletes em atividades na sala de aula e na conscientização sobre os cuidados com os equipamentos junto aos estudantes. A importância dessa trabalho reside, portanto, na possibilidade de reconhecer em que medida os jovens professores egressos das licenciaturas, têm incorporado às novas TICs no seu processo didático-pedagógico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar formas de apropriação pedagógicas para o uso das TICs nas escolas catarinenses contempladas com o Programa Um Computador Por Aluno, com ênfase na gestão e nas escolhas metodológicas.
MÉTODOS:
A metodologia desta pesquisa tem como fonte de inspiração a etnopesquisa crítica que, trata-se de um processo ao mesmo tempo enraizada no sujeito observador e no sujeito observado. Sendo sujeitos ativos, tanto os pesquisadores quanto os pesquisados, interagindo no processo de investigação. Esse autor também destaca que uma das fontes de rigor da etnopesquisa é o esforço incessante de analisar a realidade como ela se apresenta, com todas as suas impurezas, ao evidenciar as contradições, os paradoxos, as ambivalências e os inacabamentos.
Ao optar por esse método é preciso: manter-se atento a novos elementos que emergem durante o processo; considerar o contexto em questão; revelar a multiplicidade de dimensões presentes no objeto pesquisado; diversificar as fontes de informações; possibilitar ao participante a elaboração de "generalizações naturalísticas"; trazer para o estudo os pontos de vista conflitantes e divergentes; utilizar um estilo mais informal de linguagem, aproximando-se assim os pressupostos da etnopesquisa com os das pesquisas qualitativas em educação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A discussão sobre o emprego ou não das TICs nos currículos de formação de professores é parte de uma discussão maior, que desde as últimas décadas do século XX, tem procurado analisar sob diferentes enfoques a questão da presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em vários contextos da vida social, econômica e cultural.
Há a constatação entre os estudiosos da área de Educação que a inserção de tecnologias digitais nos processos educativos é cada vez mais exigida, seja por meio da criação de políticas públicas educacionais para sua incorporação, seja por meio dos dispositivos discursivos mais populares – televisão, rádio, jornais – presentes na sociedade. Os movimentos da sociedade da informação em favor das inovações tecnológicas levam vários setores da sociedade civil e governamental a apontarem a necessidade emergente e urgente das instituições educacionais acompanharem os movimentos de mudança que estão plasmando a sociedade contemporânea.
Dois aspectos destacam-se nestas discussões realizadas no âmbito educacional: o ponto não é mais a adesão ou não às tecnologias nos processos educativos e a promoção ou não ao acesso aos recursos tecnológicos disponíveis. O ponto central da discussão, entre pesquisadores da área de educação e os professores em formação é saber como empregar tais recursos nas práticas docentes e no cotidiano escolar, isto é, avançar a discussão para a qualidade de acesso.
CONCLUSÕES:
Nesse sentido, acreditamos que não é suficiente a inserção material dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino para desencadear processos de inovação que, do ponto de vista pedagógico, rompam com os paradigmas consagrados pela tradição: é necessário analisar os usos que se fazem destas tecnologias entre estudantes e professores e, ao mesmo tempo, os significados que assumem para a produção de conhecimento em toda a comunidade escolar, para a expansão de processos comunicativos intensos, para a demanda por propostas metodológicas e estratégias inovadoras que promovam o desenvolvimento e o envolvimento comunitário – questões que não estão centradas, portanto, na figura do professor ou do estudante: elas estão diluídas em todos os sujeitos e instâncias que constituem os espaços da comunidade escolar.
Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem Colaborativa, Currículo.