66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Ambiental
DISCUTINDO SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NA ESCOLA: IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA.
Sueli Barbosa Santos Ferreira - Instituto Federal de Rondônia - IFRO / Campus Ariquemes
Vanessa Bispo - Instituto Federal de Rondônia - IFRO / Campus Ariquemes
Kayla Sena Mendes dos Anjos - Secretaria Estadual de Educação de Rondônia - SEDUC / Ariquemes
INTRODUÇÃO:
A sustentabilidade atualmente aparece no cenário mundial como tema norteador de vários trabalhos e discussões e consiste em gerar riquezas com o mínimo de degradação aos recursos naturais. A necessidade do crescimento econômico para a subsistência dos bilhões de pessoas que atualmente dividem o espaço terrestre requer cada vez mais investimentos na produção. Para entender a dinâmica da exploração dos recursos naturais é necessária à aplicação de atividades que apresente ao aluno as principais formas de usos dos recursos e alternativas que amenize tais explorações, possibilitando melhor compreensão de como as ações humanas podem ser impactantes ao meio ambiente se não desenvolvida de maneira consciente e responsável. Promover a discussão a respeito da pratica de ações sustentáveis na escola é fundamental para informar e contribuir com a construção do conhecimento e da responsabilidade ambiental dos envolvidos. A ação de uma única pessoa reflete em sua unidade familiar, que esta inserida em uma sociedade e posteriormente essas ações são multiplicadas atingindo um grande número de pessoas, desse modo o aprendizado direcionado a Educação Ambiental é plausível de resultados satisfatórios, pois auxilia tanto ao aprendizado quanto na mudança de hábitos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar a percepção dos alunos do ensino médio, frente ao uso sustentável dos recursos naturais e promover discussões a respeito das principais ações humanas que contribuem para o aumento da poluição bem como alternativas de reciclagem de subprodutos provenientes dessas ações.
MÉTODOS:
O estudo qualitativo foi desenvolvido com 200 alunos do ensino médio da Escola Cora Coralina no Município de Ariquemes- RO abrangendo 4 turmas do 1º, 2 turma do 2º e 2 turmas do 3º ano. Foi aplicado questionário individual, com 6 perguntas abrangendo conteúdos como, a produção de lixo, os impactos causados pelo lixo disposto em locais impróprios e principais problemas gerados aos recursos hídricos, à importância da preservação dos recursos naturais, agentes poluidores e alternativas de redução desses poluentes. Para promover as discussões a cerca do uso sustentável dos recursos naturais foram ministradas duas palestras dialógicas em cada turma, “Água fonte de vida” e “Reutilização de óleo de cozinha” e apresentação de alternativas de reutilização de óleo usado, como a elaboração de produtos de limpeza em geral. Após a palestra os alunos foram instigados a discutirem sobre o tema e expressarem suas ideias e conclusões através do dialogo e por meio de desenhos e frases criadas pelos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos dados obtidos através da aplicação do questionário pode-se observar que 89% dos alunos tinham uma visão superficial a cerca dos conteúdos abordados, demonstraram entender a importância do direcionamento correto dos resíduos sólidos, porém, não tinham mensurado o quanto à má administração dos recursos naturais contribui para a degradação do meio ambiente. A abordagem dos conteúdos em forma de palestras promoveu a discussão em torno dos temas, na qual aos alunos participaram ativamente através de questionamentos, possibilitando a troca de conhecimentos mediados pelo palestrante. No decorrer da palestra sobre o óleo de cozinha usado a maioria dos alunos questionou a respeito dos conteúdos, visto que tais abrangiam os conteúdos estudados nas aulas tanto de Biologia quanto de Química e conteúdos que seriam trabalhos posteriormente e isto contribuíram para a introdução destes conteúdos visando melhor assimilação ao discente. Foram muitas as discussões a respeito do tema, alguns alunos conheciam formas de reutilização do óleo de cozinha usado, que seria para a fabricação de sabão em barras e detergentes, e até mesmo sobre temas polêmicos, como a produção de biodiesel.
CONCLUSÕES:
A educação para o meio ambiente depende da adoção de atitudes que fomente a manutenção da saúde do meio, descartando práticas que contribuem para o aumento de fatores poluentes aos recursos naturais, os seres humanos devido ao estilo de vida moderno, onde o consumismo se mostra cada vez mais evidente, se não adotar medidas conscientes de descarte de resíduos em locais propícios, contribui para o aumento da poluição. A percepção frente à aprendizagem dos alunos mediante a exposição dos conteúdos foi que, estes participaram de forma significativa nas atividades, contribuindo com a construção de novos saberes, e demonstraram através do diálogo e das expressões na produção de frases e desenhos, que entenderam a real importância da adoção de praticas sustentáveis. Essas questões quando são discutidas e direcionadas de maneira adequada para o foco central do problema, eleva a compreensão revelando a necessidade da adoção de práticas compatíveis por parte das pessoas.
Palavras-chave: Aprendizagem, Educação, Sustentabilidade.