66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): COMPÓS - Ass. Nac.dos Progr. de Pós-Graduação em Comunicação |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 1. Comunicação |
UMA PERSPECTIVA INTERATIVO-VIRTUAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DE PROFESSORES PÚBLICOS DE CIÊNCIAS E A CONSTITUIÇÃO DE UMA VERDADEIRA REDE MUNICIPAL |
RAFAEL BENJAMIM MENDONÇA - SETOR DE ALFABETISMO CIENTÍFICOLBI/IOC/FIOCRUZ DANIELLE GRYNSZPAN - SETOR DE ALFABETISMO CIENTÍFICOLBI/IOC/FIOCRUZ DANIELE TEIXEIRA DE SOUSA FREITAS - SETOR DE ALFABETISMO CIENTÍFICOLBI/IOC/FIOCRUZ TOYOKO MARIA NILDA FURUSE ANGELO - SETOR DE ALFABETISMO CIENTÍFICOLBI/IOC/FIOCRUZ |
INTRODUÇÃO: |
O estudo foi desenvolvido através da análise de dados sobre a interação virtual relacionada a um trabalho de formação continuada de 50 professores públicos de 12 escolas municipais, de 6º ao 9º anos, do município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, durante 2011 e 2012. Uma plataforma virtual foi aprimorada na perspectiva de acompanhamento das interações entre os atores sociais. Este espaço dialógico foi denominado “Sala dos Professores” e sua função primordial era permitir uma complementação dos encontros de formação presencial, possibilitando maior facilidade de intercâmbio profissional entre os professores e a disponibilização dos roteiros didático-investigativos, além do lançamento de dúvidas e sugestões para superar as dificuldades e obstáculos do processo. Como estratégia adicional foi criado um “botão” complementar na página inicial do site www.ioc.fiocruz.br/abcnaciencia, com os temas “Educação, Saúde, Ambiente”, para atrair os educadores ao espaço de interação virtual. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Verificar se a interação virtual contribuiu para a formação continuada de professores de Ciências e proporcionou sua integração em rede, com o intercâmbio de ideias e práticas educativas entre escolas públicas. Adicionalmente, estudar a eficácia de estratégias de educomunicação bem como da criação de um espaço dialógico para a intensificação das visitas ao site www.ioc.fiocruz/br/abcnaciencia. |
MÉTODOS: |
Em 2011 iniciamos a estratégia de complementação virtual à formação presencial e buscamos aprimorar o site com uma plataforma que possibilitasse um espaço de interação apenas entre os professores envolvidos na formação continuada. Com a preocupação de acompanhamento do processo que visava à transformação de um ensino tradicional a uma educação científica baseada na valorização das perguntas e da argumentação crítica, foram introduzidas ferramentas que possibilitaram o cômputo dos acessos ligados à interação entre os pares. Não houve obrigatoriedade de participação dos professores no ambiente virtual, mas apenas o incentivo. Segundo Lima (2001), o acompanhamento quantitativo dos dados é fundamental para a verificação de uma situação objetiva e, assim, a análise dos dados contribuiria para evidenciar a apropriação das estratégias virtuais de interação durante o processo de formação continuada dos professores. O levantamento de dados foi realizado por meio do “Google Analitics”, que também gerou gráficos que serviram a análises dos resultados. Desenvolvemos, ainda, uma estratégia de educomunicação que associava a disponibilização de materiais ligados à ciência ao envio de e-mails que deveriam instigar os docentes e incitá-los a interagirem no espaço virtual “Sala dos Professores”. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
A interação virtual proporcionou, como resultado qualitativo, o desenvolvimento de um processo efetivo de formação continuada, no lugar de encontros esporádicos de formação presencial. A complementação no espaço dialógico possibilitou alcançar maior grau de intercâmbio e suscitar maior intensidade de mudança na direção de uma metodologia de ensino com ênfase na investigação. Um desdobramento importante foi o interesse em conhecer os trabalhos dos colegas, o que provocou um movimento de visitas mútuas, que contribuíram para o surgimento de uma verdadeira rede de professores de Ciências – substituindo a realidade anterior de trabalhos desenvolvidos isoladamente nas 12 escolas públicas. Já o acompanhamento dos dados quantitativos indicou que houve um aumento exponencial da interação virtual de 2012 em relação ao ano anterior. No período de junho a dezembro de 2011 constatamos 1800 acessos, com uma média de 259 visitas/mês, além de 15 postagens no espaço dialógico “Sala dos Professores”. Apesar das iniciativas de familiarização virtual dos docentes, estes não possuíam uma cultura digital e apresentavam um comportamento de insegurança ao lidar com esta inovação. Já em 2012, com as estratégias completadas pelo envio de mensagens após as postagens, observamos que, só no período de janeiro a junho, foram computados 2645 acessos, com uma média elevada a 440 visitas/mês, além do aumento de postagens para 34 na “Sala dos Professores”. As observações sobre o desenvolvimento do trabalho permitiram sugerir que um maior número de encontros neste período tenha sido a principal causa para alavancar a interação virtual. Nesta época houve um Seminário de Integração que reuniu 128 professores, a conferência Rio+20 e atividades relacionadas ao Dia Mundial do Ambiente. É preciso ainda enfatizar que os dados apontam para a influência das mensagens enviadas aos professores após as matérias do botão “Educação, Saúde e Ambiente”, que surtiram o efeito almejado de incentivo à entrada no site. |
CONCLUSÕES: |
A consolidação de uma rede de professores públicos, interagindo para integrar uma rede de educação científica crítica e voltada para uma formação cidadã, foi o desafio do processo de formação continuada que acompanhamos e para o qual a interação virtual contribuiu. Conforme as evidências demonstram, apesar da falta de infraestrutura e do tempo que, normalmente, são fortes empecilhos para um trabalho coletivo, os docentes superaram os obstáculos e conseguiram consolidar laços profissionais e até afetivos, que antes foram comprometidos por uma formação que não era, na verdade, continuada. Enfatizamos a importância da interação presencial, embora a virtual possa colaborar para uma efetiva interlocução permanente entre os atores socioeducativos. Aproveitamos para salientar a preocupação com a continuidade técnico-acadêmica no desenvolvimento de trabalhos de educomunicação, na medida em que há necessidade de apoio aos professores com investimentos governamentais a longo prazo. |
Palavras-chave: Educomunicação, Formação Continuada em Educação Científica, Interação Virtual Dialógica. |