66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
LER, ESCREVER E INTERPRETAR COMO PRINCÍPIOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
José Ronaldo Melo - Professor Dr. José Ronaldo Melo/Centro de Ciências Exatas e Tecnologicas - UFAC
Janaina Alves do Nascimento - Aluna do Curso de Matemática/Bolsista PET/José Ronaldo Melo/Centro de Ciências Exatas e Tecnologicas
Kennedy de Souza Lima - Aluno do Curso de Matemática/Bolsista PET/José Ronaldo Melo/Centro de Ciências Exatas e Tecnologicas
Jonadabe Oliveira da Silva - Aluno do Curso de Matemática/Bolsista PET/José Ronaldo Melo/Centro de Ciências Exatas e Tecnologicas
Cristiano de Souza Silva - Aluno do Curso de Matemática/Bolsista PET/José Ronaldo Melo/Centro de Ciências Exatas e Tecnologicas
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho narra as reflexões e a produção acadêmica realizada pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre (UFAC), bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET): Conexões de Saberes em Matemática que durante três anos pautaram suas atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir das proposições contidas em um projeto que apresentava como princípios alguns aspectos relacionados com leitura, escrita e interpretações de textos sobre a formação de professores de matemática. Ao final dos três anos de realizações de diversas atividades propostas no referido projeto pode-se observar a extensão da prática da leitura e da escrita aos demais alunos do curso de matemática, além de um bom desempenho, especialmente dos integrantes do programa PET nos componentes curriculares relacionados com a formação de professores de matemática. Isso proporcionou aos acadêmicos uma relevante produção de trabalhos apresentados em eventos científicos, tendo por base ações e reflexões sobre a formação docente. A iniciativa teve como foco central mobilizar informações, provocar reflexões e analise a respeito da utilização da leitura e da escrita como instrumento de formação de professores de Matemática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Essa pesquisa tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho realizando com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre, bolsistas do Programa de Educação Tutorial que pautaram suas atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir da leitura, escrita e interpretações de textos relacionados à Matemática e a Educação Matemática.
MÉTODOS:
Durante encontros semanais de quatro horas (04) com 12 (doze) bolsistas participantes do Programa de Educação Tutorial – PET: Conexões de Saberes em Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da (UFAC) foi sugerida pelo professor responsável pela pesquisa uma produção de pequenos textos sobre o trabalho a ser realizado no âmbito do programa. Esses textos foram, após certo tempo, reelaborados, principalmente a partir de leituras e reflexões realizadas no âmbito do grupo, sendo denominados de narrativas de aprendizagens, passando a ser organizadas através de um portfólio que posteriormente serviram tanto para organizar o pensamento dos participantes em relação aos processos de formação docente quanto de orientações e fonte de informações para diversos trabalhos científicos realizados num período de três anos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao final de três anos pode-se observar a extensão da prática da leitura e da escrita aos demais alunos do curso de matemática, além de um bom desempenho, especialmente dos integrantes do programa PET nos componentes curriculares relacionados com a formação docente, proporcionando aos acadêmicos uma relevante produção de trabalhos apresentados em eventos científicos. Assim, os participantes do projeto aprofundaram suas compreensões a cerca da importância de um processo coerente sobre a formação de professores percebendo que esse é um tema discutido amplamente pela comunidade científica, sobretudo no sentido da exigência de um padrão de qualidade que deva está cada vez mais presentes nas instituições de ensino superior, pois as transformações sociais estão a exigir alternativas para adequação profissional ao mercado de trabalho e pessoas cada vez mais qualificadas, pois modelos baseados em aulas tradicionais já não satisfazem as demandas atuais, sendo preciso, para inovar, (res)significar a ação pedagógica buscando novas metodologias. Assim, foi possível repensar a formação de professores de matemática priorizando não só uma qualificação específica, mas também um envolvimento direto com aspectos relevantes para a profissão docente, pois à questão do saber não pode ser separada das outras dimensões do ensino nem do estudo do trabalho da profissão, de maneira mais específica. Os participantes do projeto perceberam também que o debate sobre a formação de professores, especialmente de matemática, vem provocando no cenário brasileiro um movimento novo nas faculdades, centros de formação e universidades, sobretudo em termos de mudanças necessárias e urgentes nos processos pedagógicos desenvolvidos nas salas de aula dos cursos de graduação, sendo necessário enfrentar o desafio de tornar mais transparente as propostas de trabalhos dessas instituições, rompendo a zona de silêncio referente à formação profissional de seus alunos.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos foi possível compreender que a formação docente pode acontecer de múltiplas formas passando a ser mais eficaz quando mobilizada pelos aprendizes mediada por alguém mais experiente. Neste contexto, foi gradativamente naturalizando-se no âmbito do grupo a aprendizagem sobre formação a partir das ações de leitura, escrita e interpretação de textos relacionados à Matemática e a Educação Matemática.
Palavras-chave: Formação de Professores, Educação Matemática, Leitura e Escrita.