66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Especial
INCLUSÃO ESCOLAR: REALIDADE X EXPECTATIVA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES
Gilvane Lima Sobrinho - Graduanda em Ciências Biológicas, IFRO-Ariquemes, RO
Luciana Rodrigues - Graduanda em Ciências Biológicas, IFRO-Ariquemes, RO
Maria Lucia Pereira - Graduanda em Ciências Biológicas, IFRO-Ariquemes, RO
Renata Alves Barreto - Graduanda em Ciências Biológicas, IFRO-Ariquemes, RO
José Fernando de Souza Filho - Orientador-Técnico em Assuntos Educacionais, IFRO-Ariquemes, RO
INTRODUÇÃO:
A educação inclusiva aborda as várias formas de integração do sistema educacional visando atender aos alunos que possuem necessidades especiais proporcionando o desenvolvimento pessoal, autonomia e a realização profissional. A inclusão escolar tem sido alvo de muitos questionamentos, um deles é se as escolas de ensino regular possuem recursos, estrutura física e profissionais capacitados para implementação de um sistema de educação especial que possa atender as necessidades apresentadas pelos alunos. Sendo necessário todo um preparo dos profissionais para lidar com essa realidade. Para entender melhor as condições oferecidas pelas escolas de ensino regular viu-se a necessidade de obter informações sobre os aspectos profissionais e as condições de aprendizado e bem estar oferecidos por essas instituições para os alunos que as frequentam, fazendo uma comparação com escolas de ensino especializado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar o confronto de realidades entre escolas de Ensino Regular e Ensino Especial da cidade de Ariquemes/RO no que diz respeito a inclusão escolar e as devidas condições para atender esse público.
MÉTODOS:
No primeiro momento foi realizada pesquisa bibliográfica sobre educação inclusiva, bem como um levantamento da legislação a respeito. Após estar inteirados dos deveres da escola foram utilizados questionários para entrevistar os professores e os coordenadores em escolas de ensino regular com atendimento a alunos especiais e também em uma Instituição de Ensino Especial localizada no Município de Ariquemes. Os questionários entregues as instituições citadas continham perguntas referentes a formação dos profissionais, os recursos disponíveis para atender o público em questão, bem como as principais dificuldades para inclusão satisfatória desses alunos. Depois de preenchidos os questionários foram recolhidos e analisados para identificar qual era a situação apresentada pela instituição.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos foram diversificados. Com base nas informações coletadas, observou- se que estas instituições possuem alunos com diferentes necessidades, o que requer um leque de profissionais capacitados para cada uma delas, bem como uma estrutura física adequada. Isso consequentemente sugere um maior investimento para atender essa demanda. Nas escolas regulares viu- se claramente a falta de investimento direcionado tanto para a capacitação dos profissionais quanto para adequação da estrutura física para atender aos alunos portadores de deficiência. Já nas escolas de Educação especial notou- se que há um grande investimento governamental e privado, bem como uma boa estrutura física e profissionais capacitados.
CONCLUSÕES:
Sendo assim por mais que se propague que as escolas de ensino regular são democráticas e estão preparadas e dotadas de qualificações para receber os alunos especiais, estas apenas praticam o que a lei diz sobre inclusão escolar, não tendo condição alguma de encurtar a distância entre a teoria e a realidade. Sem autonomia e sem suporte não disponibilizam de um ambiente físico e recursos suficientes para atender às necessidades peculiares de cada aluno especial. Há um leque aberto a critério do sistema governamental tendo em vista que as metas que se almeja alcançar, não progridem sem recursos. Por outro lado estão os familiares que optam entre matricular o aluno na escola regular para que assim ele seja “incluído’’ ou matricular na escola especializada onde possui melhores recursos a oferecer.
Palavras-chave: Portadores de deficiência, inclusão, educação.