66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Ambiental
O PIBID COMO VEICULO DE DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Marcia Cruz de Oliveira - Graduando / Depto. de Ciências Biológicas / IFRO - Campus Ariquemes
Alysson Rossi dos Santos - Graduando / Depto. de Ciências Biológicas / IFRO - Campus Ariquemes
INTRODUÇÃO:
A educação deve formar cidadãos que ajam com responsabilidade e sensibilidade, conservando o ambiente saudável e que se modifique quanto as suas relações com o meio ambiente. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve toda a comunidade escolar, por isso a educação ambiental tem grande relevância no processo educativo dentro das escolas, fato que requer a utilização de metodologias apropriadas. A metodologia que melhor se aplicava aos alunos foi a pesquisa-ação, por permitir a reflexão de modo a convidá-los à prática. Desenvolvemos um questionário com questões voltadas ao meio ambiente escolar e a concepção que eles tinham sobre meio ambiente, com o resultado foi demonstrado que 49% dos alunos consideram as queimadas e o desmatamento um dos principais problemas ambientais, evidenciando que eles possuíam uma concepção limitada sobre problemas ambientais. O envolvimento dos alunos propiciou o desenvolvimento do pensamento crítico sobre temas antes meramente teóricos ou despercebidos pelos mesmos, visto que, após cada atividade realizada, a resposta quanto ao seu envolvimento dentro do contexto era mais rica no âmbito sustentável e comportamental, percebida em suas maneiras de agir e se posicionar enquanto agentes facilitadores de novos hábitos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Trabalhar a prática docente de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), antes da conclusão do curso de graduação, desenvolver atividades com alunos do ensino médio e a vivência de temas sobre o meio ambiente, mesclando métodos alternativos e conteúdos da disciplina de Biologia.
MÉTODOS:
Utilizou-se um estudo com abordagem qualitativa, sendo empregados os procedimentos técnicos da pesquisa-ação. Como meio de estreitar as relações entre os bolsistas e os alunos foram realizadas palestras que abordaram os principais tipos de poluição, amparadas pela distribuição de panfletos, logo após foi oportunizado aos mesmos o enfrentamento direto através de atividades extraclasse, entre elas a observação direta dos problemas ambientais que enfrentavam cotidianamente nos bairros em que residia o que constituiu em um excelente mecanismo de envolvimento e dedicação dos alunos, de modo que se tornaram mais argumentativos durante o desenvolvimento de outras atividades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A aplicação de questionário a 300 alunos dos 1º e 2º anos de ensino médio do período diurno, com respostas avaliadas de maneira quantitativa e qualitativa, serviu como direcionamento para elaboração das atividades desenvolvidas no decorrer do ano pelo PIBID. Com o envolvimento de 60 alunos, 2 professoras e 5 bolsistas, realizou-se a recuperação da mata-ciliar de um córrego dentro da área urbana do município, com o plantio de 153 mudas nativas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Divididos em grupos de até 5 alunos, estes desenvolveram 21 vídeos onde retrataram e sugeriram soluções para problemas ambientais identificados nos bairros em que residem. Com a participação de toda a comunidade escolar foi realizado mutirão para coleta de lixo eletrônico, onde cerca de 300 kg desse tipo de resíduo sólido foi coletado, sendo este destinado a uma empresa de logística reversa de resíduos eletrônicos, localizada no município de Porto Velho/RO. Com 43 garrafas do tipo pet e o envolvimento de 27 alunos, 1 professora e 5 bolsistas, foi construído um jardim suspenso, instalado na entrada de ar da biblioteca da escola.. A última atividade envolveu 35 alunos, 2 professoras, 4 bolsistas, em parceria com o IFRO e a Secretaria Estadual de Educação, oportunizando a realização de trilha ecológica e dia de lazer em uma reserva ambiental localizada no município de Cacaulândia/RO, possibilitando aos participantes uma abordagem universal, através de conversa informal, sobre as atividades realizadas durante o ano pelo PIBID. Atividades propondo um contexto sustentável no ambiente escolar, em seu entorno, e na vida cotidiana de todos os envolvidos, tornou-se uma excelente ferramenta para o exercício da prática docente disponível aos bolsistas participantes do PIBID, assim como, possibilitou formar cidadãos mais conscientes quanto aos mecanismos que existem para diminuir os problemas ambientais que os permeia.
CONCLUSÕES:
A diversidade metodológica objetiva propiciou aos alunos envolvimento direto nas atividades, de modo que assimilaram os conteúdos e ideias contidas nelas. Propiciar aos alunos a participação direta nas atividades, fez com que eles pudessem correlacionar conhecimentos que haviam sido abordados em sala de aula que não tinham sido observados diretamente, fazendo com que se interessassem pelas atividades e se dedicassem, influenciando positivamente no cotidiano escolar. O questionário que foi desenvolvido pelos bolsistas, fez com que tiveram a oportunidade de vivenciar momentos da vida docente antes do período de estágios obrigatórios, de modo que a pesquisa envolvida na elaboração dos planos de trabalho servisse como enriquecimento do conhecimento e capacidade de leitura critica e escrita. Com isso observa-se que a pesquisa-ação no decorrer da vida escolar pode ser positiva, e que o projeto se tornou parâmetro para o desenvolvimento de atividades desse modelo dentro do município.
Palavras-chave: Metodologias, Educação Ambiental, Docência.