66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes ou Educação Artística - 1. Artes ou Educação Artística |
SIMU - Sistema Interativo Musical Urbano |
hudson bomfim de freitas - Suzete Venturelli / Ed. Artística - UnB |
INTRODUÇÃO: |
SIMU - Sistema Interativo Musical Urbano, se insere no campo da Arte Interativa Computacional. Tem por objetivo, um espetáculo de criação experimental coletiva em música colaborativa. Esta pesquisa proporcionará, a criação musical eletrônica com tecnologia interativa, visando a participação do público. Nesta atividade as pessoas participam ativamente do espetáculo com instrumentos virtuais, através de controles wiimote, que simulam o som de instrumentos musicais, interagindo com a música ao vivo em tempo real, possibilitando que pessoas que não têm conhecimentos técnicos aprofundados em instrumentos musicais, possam executar melodias facilmente. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Cada wiimote, tablet ou smart fone está associado a um instrumento virtual, que reproduz os timbres do instrumento escolhido. A proposta pretende construir um universo de sons processados como recurso generativo. A abstração dos instrumentos visa incluiras pessoas como integrantes da banda. Cada participante tem uma função na composição do som enquanto grupo. |
MÉTODOS: |
Utilizando a comunicação via OSC (Open Sound Control), que permite o mapeamento dos controles junto com o computador, emitindo assim sinais em tempo real. Este projeto realizou leituras das bibliografias indicadas sobre as ferramentas a serem utilizadas para o desenvolvimento do projeto e sobre a relação da música e a ciência da computação. Para atingir os objetivos propostos, foram aplicados os conhecimentos teóricos adquiridos sobre a tecnologia computacional para a criação do objeto interativo com tecnologia de computação gráfica e sônica buscando no contexto artístico uma maior interatividade entre seres vivos e computadores. Cada wiimote está associado a um instrumento virtual simplificado, que reproduz os timbres do instrumento escolhido. A proposta constrói um universo de sons processados usado como recurso generativo. A abstração simplificada de instrumentos visa incluir as pessoas presentes no local como integrantes de uma banda. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
1. Implementação com os áudios.. 2. Participação na mesa do #11.ART em 2012, no Museu Nacional da República - DF. 3. Participação com o projeto no carnaval de 2011, 2012 e 2013. 4. Elaboração de Obra Artística Tecnológica 5. Apresentação do trabalho em exposições artísticas. |
CONCLUSÕES: |
A comunicação entre softwares em formato open source através de mensagens via OSC, vem trazendo benefícios para tecnologia de transmissão moderna de dados para o mundo dos instrumentos musicais eletrônicos, além das vantagens incluem precisão, interoperabilidade, flexibilidade e maior organização de documentação. A linguagem OSC dá a músicos e desenvolvedores mais flexibilidade nos tipos de dados que podem ser enviados, permitindo novas aplicações que podem se comunicar uns com os outros em um nível mais elevado e elevando os níveis de interatividade, e dando possibilidades também a leigos musicais, a experimentar novas possibilidades de interação. |
Palavras-chave: Arte Computacional, Interatividade OSC, Música Colaborativa. |