66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
A RECUPERAÇÃO INTERTEXTUAL EM VÍDEO DO CONTO “O ANJO CINZENTO”: UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA.
Sady Carlos de Souza Junior - Faculdade de Arquitetura e Urbanismmo
INTRODUÇÃO:
Analisaremos a transformação narrativa linguística de um conto literário para a linguagem fílmica. Esta produção intertextual (de um enredo narrativo adaptado para uma produção de vídeo), concorreu, na forma de curta-metragem, ao I Festival de Vídeo da Diretoria Centro-Oeste da Sec. Estadual de São Paulo, em nov./2013. O Roteiro se apoiou no Conto original chamado “O Anjo Cinzento” de Humberto de Campos, do livro “Contos Desta e Doutra Vida” publicado pela FEB, em 2004. Os protagonistas-atores que contracenaram nas gravações foram alunos de uma das turmas do 3º Ano do Ensino Médio da EE Sólon Borges dos Reis em 2013.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nosso objetivo nesta pesquisa fora apreender os vários graus de produção de significação através de uma interação participativa de grupo e abordar a correspondência entre um texto literário, recuperado para uma plataforma de vídeo.
MÉTODOS:
Utilizamos o modelo dos termos contrários do quadro semiótico da estrutura greimasiana começando por avaliar o significado da VIDA enquanto fases de um período distribuído pelo tempo até o limite da MORTE. Os meta-termos SER /PARECER estariam presentes também no que investimos semanticamente como BEM e MAL, visto que na história o cumprimento dos desígnios de Deus se dá como pressuposto do ideal de homem de bem. Também se pressupõe a interação dos contrários figurativizados do Físico e Extrafísico como actantes simultâneos articulados.
No Conto - texto de apoio à consecução do roteiro do vídeo, Deus, para o despertamento de Sua Bondade infinita no coração dos homens, daria a eles o envio de vários anjos que influenciassem à sua melhor condução na vida. São 6 anjos e 6 cores diferentes com 6 significados diferentes que abordariam o homem em 6 fases de suas vidas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O vídeo finalizado, respectivamente, àquelas fases do Conto, compõe-se dos seguintes itens que foram, com novos investimentos sêmicos, divididos em vários “takes”: 1 – o anjo aparece no sofá ensinando a falar “papa”; 2 – ensinando a orar o “Pai Nosso” no estilo musical Rap; 3 – o personagem maldiz os estudos de química e queixa-se ao Anjo azul; 4 – o personagem nega os pontos da Bíblia para se envolver em situações outras, do tráfico, crimes e morte; 5 – Anjo rosa tenta deter seu envolvimento com prostituição e homossexualidade, também com cenas de tiroteio e mortes; 6 – enfim o Anjo cinzento aparece, refaz toda a sua vida, resume os cinco anjos desdenhados fechando a cena com sua morte.
CONCLUSÕES:
Pudemos conferir através da plataforma do vídeo a expressão semiótica de conteúdo literário reintegrado segundo uma visão especial, que vem a ser a do aluno no seu mundo local. O tratamento da Estrutura de Superfície, enquanto manifestação de um cotidiano, trás em seu bojo um contexto significativo em gradações de abstração que vai do fato do dia a dia até a abstração lógico-matemática da numeração. O nosso texto analisado conduz a ideia de uma graduação decrescente: primeiro cada quadro encenado comporia uma exemplificação da história enquanto estrutura narrativa; depois, mais abstratamente temos o tópico moral ajustado conforme a cronologia da vida de um ser humano (pureza, esperança,...); depois temos o significante natural da cor para cada um destes momentos (branco, verde,...); e por último vem a qualificação diacrônica, onde aqueles momentos da Vida resultem num melhor aproveitamento (sequência numérica 1, 2, 3,...). Estes foram convertidos em “takes” nos “sets” de gravação.
Palavras-chave: ANÁLISE DE DISCURSO, SEMIÓTICA COMPLEXA, VIDEO.