66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino-Aprendizagem
ESTUDO E EXECUÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIENCIAS
Raquel Dias de Souza - Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - IFRO Campus Ariquemes, RO
Tauana Daniele Pereira da Silva - Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - IFRO Campus Ariquemes, RO
Andriele Cavalheiro Reigobello - IAcadêmica do Curso de Ciências Biológicas - IFRO Campus Ariquemes, ROFRO - Campus Ariquemes
Márcia de Fátima Barbosa Corrêa - Orientadora Profª Mestre. Coord. Ciências Biológicas - IFRO Campus Ariquemes, RO
INTRODUÇÃO:
Com pesquisas realizadas nas aulas de Metodologia do ensino de Ciências I, observou-se, que os docentes possuem dificuldades em lecionar suas aulas. Dificuldades estas ocasionadas pela falta de infraestrutura nas salas de aula, ausência de material didático sobre o conteúdo de ciências, a falta de laboratório para as aulas práticas, além da falta de tempo dos docentes para planejamento das aulas de forma diversificada, realidade verificada por meio de observação participante em uma escola da rede pública de ensino de Ariquemes-RO, fatores que acabam prejudicando o aprendizado dos alunos. Diante disso, realizou-se um estudo com o objetivo de planejar e executar uma oficina temática para o ensino de ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, com o uso de materiais acessíveis que possibilitassem a execução do estudo compatível com o conteúdo: introdução ao estudo da pele humana e seus anexos tornando a aula simples, diversificada e que facilitasse a compreensão e a assimilação do conteúdo pelos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar o estudo e a execução de uma oficina temática para o ensino de ciências no 8º ano do ensino fundamental. Demonstrar a contribuição do desenvolvimento da oficina para formação acadêmica e profissional das autoras.
MÉTODOS:
O estudo teve inicio com observação participante em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede estadual de ensino de Ariquemes-RO, nas aulas de Ciências. Posteriormente, foi solicitado que a docente da sala de aula observada sugerisse um conteúdo para o planejamento e execução de uma oficina. Para o planejamento da mesma realizou-se levantamento bibliográfico, pesquisa de materiais didáticos relacionados ao tema, produção de material didático, assim como o planejamento da oficina. A oficina versou sobre o conteúdo: introdução ao estudo da pele humana e seus anexos. Cartazes, folders, caixas surpresas (com informações e questionamentos sobre os conteúdos explicados durante a aula) e maquete foram empregados como recursos metodológicos. Introduziu-se o tema através da exposição oral e com o auxílio dos cartazes e folders. Em seguida, a turma foi dividida em quatro grupos com a utilização das caixas surpresas. Logo após, passou-se a confecção de maquete constituída por três camadas: sendo a Derme com duas camadas de espuma - rosa e amarela, a Epiderme construída com espuma amarela e EVA atoalhado e a Hipoderme construída com espuma azul, de onde saiam os componentes da pele: pelos (arames e durex preto) e nervos (arames enrolados e durex azul).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante o estudo (pesquisa) de metodologias para o ensino de Ciências foi possível encontrar variadas sugestões para esta prática, todas disponíveis em livros, apostilas e na internet, o que inclui oficinas. Ao planejar a oficina, constatou-se que há possibilidades do docente lecionar uma aula, utilizando materiais didáticos com os quais alunos aprendam o conteúdo e se interessem pela aula. Na execução da oficina percebeu-se que houve certa resistência por parte dos alunos, pois quando foi apresentado o tema muitos não interagiram, pois estavam com vergonha, mesmo tendo a possibilidade de participar questionamentos. Os alunos começaram a interagir no momento em que foi apresentada aos mesmos caixas que havia cartas para o inicio da dinâmica. Na hora da divisão de grupos percebemos que muitos não prestaram atenção no conteúdo que lhes foi apresentado antes do início da dinâmica. Já na hora de montar a maquete houve a participação de todos, havendo a interação entre alunos-alunos e alunos-acadêmicas. Com o desenvolvimento da aula, observou-se que é possível ensinar ciências de forma mais envolvente e interativa para o ensino e aprendizagem dos alunos.
CONCLUSÕES:
O estudo realizado demonstrou que durante a execução da oficina foi possível perceber algumas das dificuldades encontradas pelos docentes para ministrar as aulas de ciências, entre elas: ausência de materiais didáticos disponíveis na escola, a falta de espaço físico e como ponto positivo verificou-se que as aulas ministradas com o apoio de oficinas temáticas contribuem para participação e compreensão dos alunos sobre os conteúdos trabalhados. Nesta perspectiva, o planejamento e a execução de oficina temática oportunizaram participar do contexto escolar, compreendendo os componentes didáticos importantes à prática docente, bem como a inter-relação entre alunos-alunos e alunos-professores. Desta forma, a realização deste trabalho contribuiu satisfatoriamente para a formação acadêmica e profissional das autoras, no que diz respeito à busca por unir teoria e prática para lecionar os conteúdos de ciências.
Palavras-chave: Estudo e execução, Oficina, Ciências.