66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MARCIA ROSA ULIANA - Universidade Federal de Rondônia
Eliana Alves Pereira Leite - Universidade Federal de Rondônia
INTRODUÇÃO:
A inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas escolas de Educação Básica Regular, está amparada por uma legislação nacional por meio da Constituição Federal, Leis de Diretrizes e Base (LDB) e internacionais como a Declaração de Salamanca e Declaração Internacional de Montreal dentre outros. No entanto, pesquisas revelam que a inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar, não tem acontecido de forma qualitativa, o que implica em dizer que as discussões no âmbito legal não se consolidaram efetivamente nas escolas por uma série de fatores tais como: falta de profissionais no ambiente escolar preparados para atender as demandas e particularidades desse público de alunos, falta de materiais pedagógicos e didáticos para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem dos diferentes conteúdos curriculares e muitas vezes há no espaço escolar uma estrutura física inadequada. Entretanto, com relação à Educação Inclusiva houve alguns avanços, que são perceptíveis ao realizarmos uma retrospectiva no cenário educacional, dentre os avanços destacamos especialmente o fato se ter uma legislação nacional específica que visa incluir estudantes de qualquer faixa etária nas escolas de ensino regular.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar se os futuros professores de Matemática e Física estão tendo na formação inicial acesso a discussão sobre a Educação Inclusiva.
MÉTODOS:
Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2013 numa Universidade Federal inserida no contexto da Amazônia Legal, que foi escolhida por ser uma instituição pública que oferta cursos de licenciatura. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário composto por 16 (dezesseis) questões, sendo uma de múltipla escolha e as demais discursivas. Participaram da pesquisa 15 licenciandos dos últimos períodos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física. Sendo, 4 acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática e 11(onze) do curso de Licenciatura de Física. Os acadêmicos que compõe o grupo de sujeitos pesquisados foram os que estavam presente em sala de aula no dia em que foi aplicado o referido questionário, que aconteceu sem agendamento prévio. Além disso, a escolha pelos estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física se deu pelo fato de que na Educação Básica são as disciplinas que alunos encontram mais dificuldades no que se refere à aprendizagem. Os licenciandos em Física no momento da pesquisa estavam cursando o sexto período de um curso planejado para ser concluído em 7. Já os do curso de matemática estavam cursando o último período de um curso organizado em 8 semestres.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os acadêmicos pesquisados são na maioria jovens, pois 9 dos 15 apresentam idade inferior a 23 anos, sendo a idade máxima de 43 anos. Dentre as questões dissertativas do questionário foi perguntando sobre o que esses futuros professores entendiam por Educação Inclusiva. Um dos Licenciandos em Matemática respondeu que “é uma concepção e uma prática pedagógica que busca propiciar a inclusão dos alunos com alguma limitação ou dificuldade física ou mental no processo educativo escolar, visando total integração”. Já o da Física afirmou que é “uma educação acessível para todos independente de alguma diferença ou não”. Em geral, todos os licenciandos apresentaram respostas condizentes com as discussões propostas na Educação Inclusiva, umas mais completas e outras mais simples. Numa questão foi solicitada a opinião dos licenciandos sobre a inclusão escolar, com exceção de um sujeito que concebe como negativo o movimento de incluir pessoas com deficiência nas escolas, argumentando que a sociedade não está preparada para tal. Todos os demais defendem a inclusão das pessoas com deficiência, ora alegando que é um direito adquirido, ora de proporcionar benefícios para toda a sociedade. Cabe destacar que os pesquisados explicitaram que a inclusão ainda é um desafio, mas que precisa ser superado principalmente no contexto escolar. Também foi questionado aos licenciandos se haviam tido alguma discussão sobre a Educação Inclusiva nos referidos cursos. Assim, 9 afirmaram que durante o curso não participaram de discussões sobre a Educação Inclusiva, 5 responderam que sim, por meio de disciplinas pedagógicas por iniciativa de professores e somente 1 sujeito afirmou que participou de um mini-curso de Libras na semana acadêmica da instituição. Quando questionados se os acadêmicos se sentiam preparados para promover a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula. A resposta foi unânime, não. E a justificativa está na falta de preparação por parte dos referidos cursos.
CONCLUSÕES:
A formação inicial não é o único tipo de formação que deve ser vivenciada pelo professor, pois a formação de um professor deve ser contínua e reflexiva, mas, como o próprio nome sugere é uma formação inicial e nesse processo que se configura o docente. Assim, levando em consideração as várias exigências com relação aos saberes e conhecimento que um professor deve possuir para o exercício de sua profissão na atualidade. Faz-se necessário que a instituição formadora instrumentalize os futuros docentes com o mínimo de conhecimentos para se exercer a docência, e isso implica em prepará-los para lidar com as diferentes demandas que há no contexto escolar. Ficou evidente nesta pesquisa que os futuros professores de Matemática e Física concebem a inclusão escolar com um direito das pessoas com deficiência, e além disso respeitam e acreditam que a inclusão produz benefícios para todos. No entanto os acadêmicos não se sentem preparados para promover a inclusão na sua atuação profissional.
Palavras-chave: Formação inicial, Educação Inclusiva, Licenciatura em Matemática e Física.