66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBQ - Sociedade Brasileira de Química |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Ensino de Química |
DETERMINAÇÃO QUALITATIVA DE VITAMINA C DE FRUTAS TROPICAIS: UMA METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
THASSIANE TELLES CONDE - Professora de Química – IFRO/Ariquemes-RO MÁRCIA BAY - Professora de Química – IFRO/Ariquemes-RO MÁRCIA MENDES DE LIMA - Professora de Biologia – IFRO/Ariquemes-RO |
INTRODUÇÃO: |
Segundo Salvadego e Laburú (2009) para a compreensão de fenômenos químicos, é necessário incluir no currículo para o ensino de química, experimentos, pois esta prática estimula os alunos a apreenderem por meio do estabelecimento de relações entre teoria e prática, relações essas importantes para o processo de aprendizado em química.Diante dos desafios da atual educação o presente trabalho busca tornar os alunos do IFRO – Campus Ariquemes construtores do conhecimento através da problematização, realização de experimentos e contextualização sobre o tema vitamina C. Pois tem-se o conhecimento empírico de que o suco de laranja é rico em vitamina C, mas estudos demonstram que a acerola contém 40 a 80 vezes mais vitamina C do que fontes tradicionais como o suco de laranja e limão (CAMPELO et al., 1998). Além de muitos não saberem que o ácido ascórbico é a nomenclatura dada a vitamina C, e possui propriedade biológica e química. Em relação a propriedade biológica ela é eficiente no combate a doença escorbuto, que tem como principal sintoma hemorragias nas gengivas. E referente a segunda propriedade ela é um ácido, apesar de não pertencer a classe dos ácidos carboxílicos (FIORUCCI; SOARES; CAVALHEIRO, 2002). Sendo essas informações importantes para o cotidiano dos alunos. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Tornar o ensino-aprendizagem de química significativo para estudantes do IFRO – Campus Ariquemes através de abordagens que contemple a problematização, contextualização e experimentação. |
MÉTODOS: |
Primeiramente investigou-se com os alunos através de questionário quais são os três tipos de frutas mais utilizadas para fazer suco, qual eles acreditavam possuir maior potencial de vitamina C, e a função dela para o organismo. A sala foi organizada em três grandes grupos, onde cada grupo ficou responsável por um dos seguintes temas: A descoberta da Vitamina C, Propriedades da Vitamina C e Importância para a saúde do consumo da Vitamina C. Os seminários foram elaborados através de pesquisas realizadas no laboratório de informática e biblioteca da instituição de ensino, e posteriormente apresentados a turma. Para finalizar realizado o experimento a seguir: Preparou-se uma solução de 200 mL de água destilada aquecida a 50ºC, verificado através de termômetro, com uma colher de chá cheia de farinha de trigo, agitando-a até atingir a temperatura ambiente e formar uma solução homogênia. Numerou-se três copos de vidro de 1 a 3, após adicionou 20 mL da mistura (farinha de trigo + água) e 5 mL de polpa de cada fruta escolhida passada através de peneira. Em seguida foi adicionado, gota a gota, a tintura de iodo 2% (comercial), agitando constantemente, até aparecer a coloração azul que fique constante após 3 segundos, e anotou-se a quantidade de gotas utilizadas em cada copo. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Os alunos escolheram através do questionário a laranja, o maracujá e a acerola como as frutas mais utilizadas para a preparação de sucos em suas casas, que acreditavam que a laranja possuia maior quantidade de vitamina C e que a mesma tem a função de cura da gripe. Os seminários foram executados demonstrando grande interesse dos alunos a respeito do assunto, pois as informações adquiridas estavam diretamente ligadas a saúde, além de esclarecer diversos conhecimentos empíricos como o que a vitamina C cura a gripe, podendo ser utilizadas no cotidiano para seu benefício e de sua família. Através do experimento foi verificado que o copo que possuia amostra da polpa de laranja consumiu 25 gotas da solução de iodo, o que continha a polpa de maracujá 20 e o com acerola 60. Sabe-se que quanto maior a quantidade da solução de iodo necessária para que a coloração fique azul, maior a quantidade de vitamina C que o alimento possui, pois a redução do iodo é promovida pelo ácido ascórbico. A partir dos resultados descritos acima, pode-se verificar que a laranja e o maracujá possuem pouca concentração de vitamina C quando comparada com a de acerola se mostrando mais eficaz para consumo. |
CONCLUSÕES: |
O método mostrou-se eficaz, todavia que permite verificar qualitativamente qual amostra possui maior quantidade de vitamina C, podendo ser aplicado no ensino aprendizagem de química e biologia, pois é um experimento que utiliza materiais de baixo custo e de fácil acesso, de simples aplicação, e que contextualiza os temas abordados em aula com o cotidiano do educando. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPELO, Elisabete Cristina de Souza et al. Teores da vitamina “C” em polpas de acerola (malpiguia glabra L.) congeladas. B.CEPPA, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 107-113, jan./jun. 1998. FIORUCCI, Antonio Rogério; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa; CAVALHEIRO, Éder Tadeu Gomes. A importância da Vitamina C na sociedade através dos tempos. Química Nova na Escola, [S.l.], n.17, p. 3-7, maio 2003. SALVADEGO, Wanda Naves Cocco; LABURÙ, Carlos Eduardo. Uma Análise das Relações do Saber Profissional com a Atividade Experimental do Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 216-223, ago. |
Palavras-chave: Ensino de Química, experimento de baixo custo, vitamina c. |