66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBF - Sociedade Brasileira de Física
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
FUNDAMENTAÇÃO PARA AS AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA: RELATO DE UM TRABALHO DE COOPERAÇÃO ENTRE O IFRO/JI-PARANÁ E A ESCOLA ESTADUAL JOVEM GONÇALVES VILELA
Marco Aurelio de Jesus - IFRO - Ji-Paraná
Fernanda Isa Rodrigues dos Santos - Escola Estadual Jovem G. Vilela - Ji-Paraná
Gilmar Vieira Gomes - IFRO - Ji-Paraná
Deizilene de Souza Barbosa Gomes - IFRO - Ji-Paraná
INTRODUÇÃO:
As aulas experimentais representam um recurso pedagógico fundamental ao ensino de Física, pois o aluno consegue visualizar na prática um fenômeno físico que antes estava restrito a conceitos e a formalismo matemático. Contudo, a situação da maioria das escolas públicas da rede estadual de Rondônia não proporciona tal ação didática, dada a falta de recursos adequados para as práticas e a carência de professores habilitados especificamente em Física. As consequências são alunos e professores desmotivados para o processo ensino-aprendizagem dessa ciência. Diante dessa realidade, em Maio de 2013 a direção da Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela, no município de Ji-Paraná – RO, procurou a ajuda dos professores de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO para que auxiliassem seus professores nas aulas práticas, objetivando uma melhor aprendizagem e desempenho dos alunos daquela escola. Vale ressaltar que a escola citada é uma das maiores escolas de Ji-Paraná, contando com 842 alunos, e os professores que ministravam Física eram formados em Matemática, o que justifica a solicitação da direção por um suporte pedagógico, sobretudo para as aulas experimentais, que praticamente não eram realizadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar fundamentação metodológica e motivação aos professores de uma das maiores escolas de Ensino Médio de Ji-Paraná – RO para a realização de aulas experimentais de Física. Apresentar alternativas de baixo custo para sanar a carência de equipamentos específicos para as aulas experimentais. Propor projetos para aquisição de equipamentos.
MÉTODOS:
Após a apresentação aos professores, a equipe do IFRO obteve acesso ao planejamento anual de Física, onde algumas mudanças foram sugeridas, a fim de organizar melhor as aulas experimentais. Em seguida, foram analisadas as condições do espaço físico e dos equipamentos do laboratório, de modo que a direção se prontificou a realizar mudanças estruturais e adquirir, por meio de recursos do PROAFI e do PDDE, uma relação de equipamentos de Física, elaborada conforme sua necessidade. Contudo, a ação mais efetiva se deu com os professores da escola, por meio de encontros semanais, nos quais eram apresentadas sugestões de aulas experimentais usando material alternativo e dando suporte metodológico para a aplicação das práticas. Como os professores alegaram falta de tempo para organizar os materiais para as aulas, foi proposto que os mesmos trabalhassem com alunos monitores voluntários, enquanto a direção buscaria junto a Secretaria de Educação a lotação de um servidor para trabalhar no laboratório. Por fim, nos encontros semanais, os professores recebiam e discutiam os novos roteiros de aulas e apresentavam os resultados das aulas práticas já ministradas, realizando uma análise coletiva e verificando os pontos negativos e positivos do processo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As mudanças sugeridas no planejamento anual foram realizadas pelos professores, o que permitiu a inserção de mais aulas práticas. Uma parte considerável do laboratório era utilizada como depósito de carteiras quebradas, justificada pela pouca utilização do ambiente, contudo, com o aumento considerável de aulas práticas, os materiais foram retirados, deixando a sala mais arejada e propícia para o estudo. A maior parte dos equipamentos solicitados foi adquirida com recursos do PROAFI e do PDDE, enquanto o restante foi orçado para aquisição ainda no primeiro semestre de 2014. A direção da escola conseguiu, de maneira inédita nas escolas da rede estadual, um professor para atuar 20 horas semanais no laboratório, possibilitando assim a preparação dos equipamentos e o do ambiente para as aulas práticas. Segundo a gestão escolar, a lotação desse servidor foi justificada pelo aumento substancial de aulas experimentais, denotando assim a funcionalidade do laboratório de Física. Já os professores de Física da escola, não mais se limitaram a receber os roteiros de aulas práticas e sim passaram a buscar diversas ideias de aulas experimentais e apresentar as conclusões de suas atividades desenvolvidas. O trabalho desenvolvido no ano de 2013 foi retomado em 2014, dados os fatores positivos de sua aplicação. Houve ainda uma melhoria significativa da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio daquela escola, bem como uma declarada e evidente motivação por parte dos professores de Física.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que as ações didáticas da equipe do IFRO deram suporte pedagógico, segurança e motivação aos professores de Física da Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela. Também os incentivou a buscar experimentos de baixo custo para as aulas práticas dessa ciência, enquanto a direção escolar providenciava a aquisição de instrumentos específicos, com base no levantamento minucioso realizado pela equipe de docentes do Instituto Federal. Contudo, a maior prova da funcionalidade do trabalho desenvolvido está na melhoria da aprendizagem dos alunos daquela escola e sua aproximação do meio científico e compreensão dos fenômenos físicos estudados.
Palavras-chave: Ensino de Física, Aulas Experimentais, Formação de Professores.