66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação Básica
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PSICOMOTRICIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Daniele Tavares Prata - Universidade Federal do Amazonas
Fabiana Soares Fernandes - Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que tende a desenvolver a criança integralmente com o objetivo de leva-la a dominar seu próprio corpo e de criar e manter relações com o mundo externo, colaborando sempre no processo de ensino e aprendizagem da criança. O professor tem sua parcela de contribuição nesse processo educativo, pois é a partir da formação recebida e da sua prática que essas crianças chegarão nesse objetivo, que é o seu desenvolvimento integral. A psicomotricidade é de suma importância no curso de licenciatura em pedagogia, já que os pedagogos irão fazer parte da primeira etapa da vida da criança, e é quando as crianças vão começar a desenvolver habilidades psicomotoras, mas para que isso ocorra precisa-se de estímulos e o professor deve estar bem preparado contribuindo assim, para que estas alcancem uma visão de mundo mais real, através de suas descobertas e criatividade, contribuindo também para a formação de sua personalidade e de uma melhor relação do eu com o meio. Quando isso não ocorre, tanto o lado psíquico como o motor, a criança não consegue aprender conteúdos porque suas habilidades psicomotoras não foram desenvolvidas adequadamente, o início escolar está diretamente interligado com a aprendizagem ou não da criança.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho é destacar a importância da psicomotricidade no curso de pedagogia, contribuindo para a formação dos futuros professores dos anos iniciais, a partir de uma reflexão teórica despertada pela disciplina de Psicomotricidade ofertada no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM
MÉTODOS:
Esse estudo realizou-se a partir de um questionário aberto, entregue aos alunos do curso de pedagogia, para que pudessem assim, registrar suas percepções sobre a importância da psicomotricidade na sua formação. Assim, aqueles que se sentiram a vontade responderam ao instrumento. As respostas foram analisadas e As principais ideias agrupadas para melhor compreensão das ideias apresentadas. Participaram efetivamente do estudo 16 alunos que encontram-se no 5º período da licenciatura em Pedagogia, que acabaram de cursar a disciplina de Psicomotricidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise das entrevistas demonstraram que os participantes perceberam a importância do disciplina fazer parte da grade curricular do curso de Pedagogia, em seis grupos de respostas que de forma sintética afirmam que a psicomotricidade é importante tanto por estudar o corpo humano em seus aspectos cognitivos, afetivos e motores como por dar base para os futuros docentes colaborarem com o desenvolvimento integral das crianças. Sobre a importância da psicomotricidade para a sua formação, percebemos seis grupos de ideias que variam desde a melhor qualificação dos professores, o conhecimento da contribuição de atividades lúdicas para promover o desenvolvimento das crianças. Procuramos ainda perceber se eles, “Pensando no seu desenvolvimento, com o conhecimento que você tem hoje, acredita que seus aspectos psicomotores foram bem estimulados/desenvolvidos na infância?”. Nessa questão um aspecto já declarado em sala tomou forma, quase 70% dos participantes declararam que não, que acreditam que sua psicomotricidade não foi bem desenvolvida na infância, repercutindo em consequências visíveis até hoje, como dificuldades relacionadas a coordenação motora fina e estruturação espacial.
CONCLUSÕES:
Os dados registrados pelos alunos que aceitaram participar desse breve estudo, aliado às leituras e discussões que foram realizadas ao longo do semestre nos levam a crer que os objetivos propostos pela disciplina de Psicomotricidade foram alcançadas, ou seja, (a) Oferecer ao aluno uma visão geral sobre a psicomotricidade, o desenvolvimento psicomotor da criança, e a importância da psicomotricidade no processo da aprendizagem; (b) Conhecer alguns exercícios psicomotores e familiarizar-se com a avaliação psicomotora; (c) Proporcionar ao aluno conhecimento sobre o jogo, valor deste no desenvolvimento da criança e na prática pedagógica. Só nos resta torcer que esses alunos possam se aprofundar nessa temática, que é apenas introduzida em sua formação, e consigam contribuir para que seus alunos se desenvolvam de maneira integral e divertida.
Palavras-chave: Psicomotricidade, Formação de professores, Educação Infantil.