66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO CAPITÃO POÇO - PA
Morieli Ladislau de Oliveira - Discente do Curso de Agronomia-Campus Capitão Poço
Mayara Cristina Matos de Oliveira - Discente do Curso de Agronomia-Campus Capitão Poço
Gleicivane Cristina da Paz Souza - Discente do Curso de Agronomia-Campus Capitão Poço
Francisco de Assis do Nascimento Leão - Discente do Curso de Agronomia-Campus Capitão Poço
Jackeline Araújo Mota Siqueira - Orientadora e Docente do Curso de Agronomia-Campus Capitão Poço
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental é considerada inicialmente como uma preocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização, que seja capaz de chamar a atenção para a má distribuição do acesso aos recursos Naturais, assim como ao seu esgotamento, e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas (CARVALHO, 2006).
Tem assumido nos últimos anos o grande desafio de garantir a construção de uma sociedade sustentável, em que se promovam na relação com o planeta e seus recursos, valores éticos como cooperação, solidariedade, generosidade, tolerância, dignidade e respeito à diversidade (CARVALHO, 2006).
A escola dentro da Educação Ambiental deverá sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. Tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como por objetivo fazer um levantamento sobre a prática da Educação Ambiental nas escolas de Capitão Poço – PA.
MÉTODOS:
O desenvolvimento teórico e prático da pesquisa foi realizado em 11 escolas: Belina Campos Coutinho, Osvaldo Cruz, Antonio Valdenir Lima, Maria de Fátima Oliveira, Silvio Nascimento, Francisco Paz, Walmeire Borges, Giovanni Marini, Terezinha Bezerra Siqueira, Francisco Marques Aguiar e Seninha. Todas pertencentes ao município de Capitão Poço-PA. A realização do trabalho ocorreu no período de 01 de Agosto de 2011 a 01 de Setembro de 2012 com o objetivo de analisar e obter o conhecimento sobre a questão ambiental das escolas. Foram entrevistados os diretores de cada escola, os quais repassaram todas as informações sobre a atual situação da escola. Para obtenção de todos os dados foram aplicados questionários contendo perguntas abertas e fechadas, relacionadas ao perfil ambiental de cada escola, totalizando 11 entrevistas.
A partir das informações levantadas, alguns dados foram processados em planilhas eletrônicas no programa Microsoft Excel 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Depois de realizada a pesquisa através da aplicação dos questionários foram avaliados pontos expressivos como a quantidade de professores atuantes em cada escola, a qual obteve uma média de 24 educadores. Em sequência realizou-se a contagem dos alunos, constando uma média de 578 estudantes.
Todas as escolas desenvolvem projetos vinculados a diversas áreas, mas somente cinco delas, ou seja, um percentual de 45% constitui projetos direcionados a educação ambiental, constando apenas um projeto em cada uma. Os resultados demonstraram que a maioria das escolas não possui projetos da área ambiental, sendo um dos motivos principais a baixa disponibilidade de recursos.
A direção das escolas contribui e apoia ativamente, o desenvolvimento de todos os projetos e atividades. Incentiva e motiva também os professores na elaboração dos mesmos, juntamente com os alunos e a comunidade escolar. Os alunos em sua maioria pertencem ao ensino fundamental, estes demonstram total interesse pelas atividades e em média de 63,4 alunos/escola residem na área rural do município.
As escolas em geral possuem objetivos específicos ao desenvolver projetos da área ambiental que consiste em conscientizar e incentivar a prática de preservação do meio ambiente, com a finalidade de formar uma sociedade preocupada com os problemas com ele relacionados, e que não somente a comunidade escolar, mas em geral tenham conhecimento, competência, motivação e compromisso em trabalhar, seja individualmente ou coletivamente resolvendo os problemas e garantindo o bem estar à toda sociedade e a natureza.
CONCLUSÕES:
A educação ambiental nas escolas do município mostra-se ainda bastante precária em relação ao desenvolvimento de projetos, são poucas as escolas que desempenham ações direcionadas a esse âmbito. A falta de investimentos é o principal motivo e problemática que as escolas enfrentam e possui atualmente. Observou-se que muito ainda se precisa fazer nas escolas. O trabalho desenvolvido até o presente momento serviu apenas para disparar, tornar visíveis, muitos aspectos que devem ser analisados e aprofundados cuidadosamente.
Palavras-chave: meio ambiente, ensino, projetos.