66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino-Aprendizagem
JOGO DE CRIPTOGRAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
Linara Ribeiro - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Fabiana de Aquino Souza - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Vânia Costa Ferreira Vanuchi - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
José Antonio Avelar Baptista - Orientador/Professor, DR. Licenciado em Química- IFRO
Renato André Zan - Orientador/Professor, Ms. Licenciado em Química- IFRO
INTRODUÇÃO:
A inovação e diversificação metodológica ficam por conta apenas das abordagens do professor. A aquisição do conhecimento e o aprender só acontecem através da construção e interação, o professor tem que desenvolver conteúdos significativos em sala de aula para estimular situações desafiadoras, que pressupõem interações com os alunos e deles entre si e com o conhecimento (ANDRADE, 2006).
O Professor deve buscar alternativas metodológicas que desenvolva o ensino/aprendizagem, que aproxime o aluno da disciplina, tornado o conhecimento mais qualitativo, construindo concepções de aprendizagem.
O docente deve apresentar caminhos diferentes, como: revistas, filmes, jogos, entre outros, nesse sentido este trabalho tem por finalidade apresentar uma nova possibilidade metodológica para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química, através da criação de uma revista de criptogramas químicos, servindo de estímulo mental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem porobjetivo propor e avaliar a nova ferramenta pedagógica utilizada no mecanismo educacional para o desenvolvimento qualitativo do método de ensino de Química.
MÉTODOS:
Primeiramente estudou-se o cotidiano escolar e, procurando compreender também sua dimensão curricular, houve a busca por um método que, derrube a teoria de que, um dos grandes desafios de ciências na escola de nível fundamental e médio é estabelecer uma relação entre o conhecimento e o cotidiano do aluno. Optou-se pelos jogos, escolhendo dentre eles, o criptograma, devido ao fato de ser um jogo que promove o raciocínio através de perguntas sobre diversos assuntos relacionados a um tema especifico da Química, logo, houve a confecção de uma revista, contendo vários jogos de criptograma, com ordem crescente de níveis de dificuldades. A confecção da revista contendo vários jogos de criptograma se deu por partes através de analise das dificuldades encontradas pela maioria dos alunos. Os jogos foram aplicados a duas turmas de 1º ano do ensino médio, aproximadamente 80 alunos, o qual o objetivo era preencher as lacunas contendo enigmas envolvendo assuntos sobre Química, e ir avançando para as lacunas seguintes de acordos com as dicas presentes a cada enigma decifrados, servindo como pista para resolver os demais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos foram baseados na aplicação dos jogos para os alunos, observou-se a curiosidade dos alunos para com o jogo, alguns já sabiam como jogar, porém relataram que não sabiam da existência de jogos que funcionariam como ferramenta para desenvolver aprendizagem e fixar os conteúdos. Ao decorrer dos jogos, tornou-seperceptível a facilidade com que eles respondiam aos enigmas, nas vezes que sentiam duvidas, compartilhavam com a classe a fim de obter ajuda, o que estimulava uma discussão sobre de qual das respostas dada pelos colegas era a correta, quando não, permitiam a análise quanto a veracidade das respostas.
O jogo permitiu uma melhor fixação do conteúdo através da revisão dos conteúdos que o professor aplicou nas aulas anteriores, permitindo assim a cada aluno tirar as eventuais duvidas que pudessem surgir ao longo da aplicação e desenvolvimento do jogo e do conteúdo. Permitiu-se também através desse material didático a quebra de um paradigma da Química, como uma matéria formal. Pois na maioria dos casos, a parte teórica não desperta tanto interesse assim pela matéria, já por outro lado a prática, do ensino vincula, aproxima, intermedia e aprimora essa relação aluno e conteúdo. Quando os professores foram questionados quanto aos resultados dos jogos, se os mesmos propiciaram alguma melhoria no processo de aprendizagem, eles foram unânimes em afirmar que sim, pois despertaram a curiosidade e o interesse do aluno e possibilitaram uma integração com o conteúdo que é ministrado.
CONCLUSÕES:
Os jogos tem grande importância para a educação, pois se tratam de uma técnica didática inovadora e prazerosa. O criptograma é um recurso didático que permite resultados eficazes no ensino de varias ciências, como é o ensino de Química, permitindo maior aproximação do aluno com a matéria.
A escolha de jogos para desenvolver a aprendizagem no ensino de ciência tem se tornado cada vez mais frequente, pois estes jogos tem a capacidade de estimular o raciocínio e a fixação dos conteúdos. A química é vista como uma matéria difícil e, o desenvolvimento de aulas práticas pode promover esta aproximação, porém, nem sempre os laboratórios existem ou são acessíveis na escola.
A partir das observações realizadas foi possível perceber a importância da aprendizagem significativa, logo, diversificar a matéria com passatempos é um excelente meio pedagógico de estimular e auxiliar o aluno com a matéria exposta.
Palavras-chave: Ferramenta Pedagógica, Criptogramas, Deficiência.