66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação de Adultos
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PATRICIA DOS SANTOS DE MIRANDA - Pedagoga – UNIR, Campus de Ariquemes, RO
ELIÉTE ZANELATO - Departamento de Ciências da Educação – UNIR, Campus de Ariquemes, RO.
INTRODUÇÃO:
O ensino de matemática é foco do presente trabalho e está direcionado para uma modalidade específica que é a EJA. A preocupação não é a de apresentar propostas, mas identificar o contexto do ensino em um município do interior da Amazônia. Para tal, optou-se pelo município de Monte Negro/RO, por facilidades de acesso e não ter sido pesquisado anteriormente.
Acredita-se que conhecer os aspectos que constituem o ensino de matemática para um público específico possa ser o primeiro passo para elaboração de propostas que visem uma melhora qualitativa, bem como visão críticados projetos advindos das políticas públicas. Neste intuito, as autoras classificam a pesquisa como base inicial para pesquisas e atuações posteriores.
A investigação aconteceu por meio de pesquisa bibliográfica no primeiro momento e no segundo momento pesquisa de campo. Foram estudadas as concepções de ensino da matemática, diretrizes da EJA e a educação matemática para jovens e adultos. No campo empírico foram realizadas entrevistas com os professores envolvidos.
No decorrer da pesquisa identificaram-se alguns aspectos positivos e outros que necessitam maior empenho. A formação básica juntamente com a superior são desafios a serem superados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar o contexto do Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Monte Negro/RO. O enfoque principal se deu na formação docente, estrutura dos cursos, organização e delimitações pedagógicas para o ensino de matemática nessa modalidade de ensino.
MÉTODOS:
Elencou-se uma fundamentação teórica pautada no materialismo histórico que serviu como base de diálogo com a prática.
Os principais autores utilizados para fundamentação do presente trabalho foram: Gasparin (2003) e Saviani (2005), que explicam a didática para Pedagogia Histórico-Crítica; Fiorentini (1995) que faz uma retrospectiva histórica do ensino de matemática; Soares (2002) que expõe as funções da EJA no país; Fonseca (2002) que explica como deve acontecer o ensino de matemática para EJA; Zanelato (2008) que apresenta os motivos que levam os jovens e adultos voltar às salas de aula para continuarem os estudos.
Na pesquisa de campo foi realizada uma entrevista gravada, utilizando-se de questionário semiestruturado com todos os professores que ministram aulas de matemática na EJA no município de Monte Negro, sendo dois professores da escola estadual e dois professores da escola municipal. Fora identificado no contexto de ensino: área de formação, tempo de experiência, cursos de capacitação, estrutura física, materiais pedagógicos, planejamentos, o trabalho desenvolvido pela coordenação e supervisão, base teórica que fundamenta a prática docente, facilidades e dificuldades de ensinar matemática na EJA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todos os entrevistados são graduados para atuar no nível de ensino em que estão exercendo a função de professor, mas não para a modalidade EJA.Foram unanimes ao afirmarem que não fizeram cursos de capacitação nos últimos anos para a EJA, mas que têm interesse.
As escolas pesquisadas têm a disposição dos professores: lousa, ábaco, material dourado, sala de recursos com computadores, livros didáticos, calculadora científica e jogos. De acordo com Jardinetti (1996), não é qualquer material concreto que é adequado, mas sim aqueles que apresentam a lógica do conceito.
Em relação ao trabalho realizado pela gestão e coordenação, os professores elogiam os trabalhos realizados e apontam que a melhoria seria justamente na oferta de capacitações e na disponibilidade de atendimento no período noturno.
Ao serem questionados acerca da base teórica utilizada, os entrevistados afirmam relacionar o conteúdo sistematizado dos livros com o dia-a-dia do aluno, mas não conseguem ou não sabem definir.
Os professores foram questionados a respeito das dificuldades e facilidades de ensinar matemática para a turma de EJA. Eles concordam que muitas dificuldades se devem à idade dos alunos, bem como o tempo fora da sala de aula e o trauma da matemática, considerando-a como “bicho de sete cabeças”.Segundo Ceryno (2004), o convívio com os números não desvenda as características matemática e cabe a escola esta tarefa.
Em relação às facilidades encontradas no ensino de matemática para jovens e adultos, é possível notar que não há muita diferença entre um e outro entrevistado. Os professores destacam o compromisso, a vontade de aprender e o interesse, principalmente quando percebem que a matemática não é algo tão difícil como imaginavam. Tal compromisso está relacionado à maturidade, à necessidade devida as exigências do mercado de trabalho e ainda a satisfação pessoal de ter o direito à educação sendo conquistado.
CONCLUSÕES:
Percebeu-se que existe um grande passo a ser dado para o melhoramento do ensino de matemática para EJA ao se pensar em qualidade. É visível o pouco conhecimento acerca da base teórica que direciona a prática pedagógica.
Percebeu-se ainda, que o adulto traz seus conhecimentos cotidianos que devem ser valorizados pelo professor, mas que devem também avançar em direção aos conhecimentos científicos produzidos pela humanidade, deve avançar para a matemática escrita.
Pode-se identificar como aspectos positivos o reconhecimento da necessidade de participar de cursos de capacitação profissional, reconhecer a necessidade de ministrar mais aulas, trabalhar conteúdos a partir do cotidiano dos alunos e o empenho da orientação/coordenação pedagógica em ambas as escolas. Por outro lado, a falta de condições de capacitação dos entrevistados para atuarem na modalidade EJA juntamente com a pouca experiência são pontos importantes que precisam ser repensados.
Palavras-chave: Ensino de Matemática;, EJA;, Contexto do ensino..