66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Especial
PROJETO: DIFERENTES ABORDAGENS TEÓRICAS ACERCA DO AUTISMO: RESPOSTAS POSSÍVEIS ÀS PERGUNTAS DE PROFESSORES E PAIS DE BRASÍLIA
Iuly Anna Magalhães Gomes Monteiro - Orientanda / Faculdade de Educação - UnB
Fátima Lucília Vidal Rodrigues - Orientadora / Faculdade de Educação - UnB
INTRODUÇÃO:
O acesso da escola para uma criança configura uma etapa especial de sua vida, na qual será realizada uma das primeiras experiências de afastamento na infância. Experiência que incorpora de forma marcada sua inclusão no campo social. Ou seja, há um "corte" com os laços parentais, com a referência que é constituinte, para a criança da sua subjetividade. Este artigo procurou investigar, dentro da escola, quais as questões construídas pelos professores que trabalham com crianças com autismo. Este estudo pretende contribuir com uma organização das principais questões formuladas pelos professores e apontar para algumas proposições que possam problematizar as dúvidas pertinentes do corpo docente de duas escolas – a escola A e a escola B – que participaram da pesquisa. Procuramos, por meio de entrevistas feitas com esses professores, perceber a importância dessas crianças estarem inseridas em um contexto escolar, conviverem com outras crianças, com realidades diferentes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar quais são as questões construídas por professores de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental acerca do autismo. Pesquisar o que é autismo; Investigar as diferentes abordagens acerca do autismo; Compreender, à luz da psicanálise, o que é autismo; Investigar os benefícios trazidos pela escola e seu acompanhamento pedagógico para uma pessoa com autismo.
MÉTODOS:
A proposição metodológica seguiu as orientações de uma abordagem qualitativa e previu o estudo teórico, a investigação bibliográfica, a pesquisa de campo, a categorização dos dados e um retorno ao estudo teórico para esclarecimento, escolha e síntese do processo de pesquisa e eleição dos colaboradores para finalizar o resultado da pesquisa, que se propõe a organizar uma publicação que auxilie os educadores que trabalham pedagogicamente com crianças e adolescentes com autismo. O instrumento de pesquisa escolhido foi a entrevista semi-estruturada.
Foi realizada uma pesquisa com 40 professores em duas escolas no Distrito Federal - A e B. A escola A é uma escola pública de Ensino Fundamental I e a escola B é uma escola particular de Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Este trabalho não buscou um resultado, mas sim um diálogo entre as partes: professores e alunos. Buscou levantar dúvidas pertinentes a respeito do autismo. A partir desse trabalho de pesquisa pudemos levar em consideração que as questões levantadas pelos sujeitos da pesquisa se organizam em três categorias – etiologia, questões orgânicas e acompanhamento pedagógico. Com isso procuramos respostas possíveis de autores da área da psicanálise e outros para responderem estas dúvidas.
CONCLUSÕES:
O intuito deste trabalho foi construir um espaço em que as pessoas pudessem se perguntar a respeito do autismo, sem nenhum tipo de barreira. Quis pegar essas questões e mapeá-las para perceber as principais dificuldades da formação do educador como um todo. Sabe-se que existe um grande caminho a ser seguido pelas escolas até que encontrem e reconheçam as diversas formas de intervir pedagogicamente com todos os estudantes que cheguem até ela. O propósito foi apresentar algumas possibilidades de respostas a questões que precisam ser respondidas por um trabalho coletivo, que valorize o diálogo, a ética psicanalítica e o rigor em compreender os processos implicados na linguagem, na fala e na escrita desses educandos. Reconhecer o outro em sua singularidade na linguagem e se comprometer com uma intervenção que possibilite um sujeito advir. Esse foi o nosso objetivo.
Palavras-chave: autismo, escola, transtorno do espectro autista.