66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura
SARAU LITERÁRIO: POESIAS E POETAS DA AMAZÔNIA
Joanna da Silva - Profa. Msc./Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da UFAM – Humaitá, Amazonas
Ednailda Maria dos Santos - Profa. Msc./Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da UFAM – Humaitá, Amazonas
Martha Macedo da Silva - Profa. Especialista - Escola Estadual Duque de Caxias- SEDUC/ Humaitá-Amazonas
Andreia da Silva Melo Rufatto - Acadêmica/ Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da UFAM – Humaitá, Amazonas
Layane de Fátima Relvas Passarelli - Acadêmica/ Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da UFAM – Humaitá, Amazonas
INTRODUÇÃO:
Apesar de ser requisito obrigatório nos cronogramas de vestibular, e em alguns programas de seleção para mestrado, do estado do Amazonas e também em alguns outros estados da região Amazônica, a Literatura Regional Amazônica ainda é pouco difundida entre alunos do Ensino Fundamental e Médio nas escolas da rede pública Municipal e Estadual do município de Humaitá-Amazonas. Neste sentido, o presente trabalho é fruto de um Projeto de Atividade Curricular de Extensão-PACE, cujo objetivo consistiu em divulgar entre a comunidade acadêmica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM-Humaitá/Amazonas, e os estudantes e professores da rede pública de ensino, por meio da realização de saraus literários, a produção poética de autores que compõem o rico acervo da Literatura Amazônica. Dessa forma, nossa proposta pautou-se no sentido de despertar o interesse de nossos estudantes, e também divulgar e valorizar a literatura regional e local, bem como preencher uma lacuna na formação destes discentes e dos demais membros de nossa comunidade que viessem a participar do projeto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo divulgar a poesia e poetas amazonenses por meio de saraus literários direcionados à comunidade acadêmica do IEAA, professores e alunos da rede pública de ensino, visto que a literatura amazônica, mesmo obrigatória nos vestibulares da UFAM e UEA, ainda é pouco difundida nos cursos de Licenciatura do IEAA e na rede pública de Ensino de Humaitá-Amazonas.
MÉTODOS:
Este trabalho foi executado como Projeto de Extensão, em forma de Sarau Literário de poesia amazônica. Para sua execução selecionamos monitores do curso de Licenciatura do Instituto. Coordenadores e monitores elaboraram o cronograma de atividades e analisaram as diferentes temáticas contidas nas obras selecionadas: Buzina dos Paranás (2ª. Ed., 1997), de Álvaro Maia, Ritmos de inquieta alegria (2ª. Ed., 1998), de Violeta Branca, Frauta de barro (6ª. Ed., 2005), de Luiz Bacellar, e a obra Faz escuro mas eu canto (14ª. Ed., 1996), de Thiago de Melo. Também nos reunimos com alunos do IEAA e da rede pública, que participariam do projeto, juntos realizamos leituras e ensaios dos poemas a serem declamados, dramatizados e/ou cantados durante as apresentações mensais do evento. Confeccionamos cartazes e folderes para sua divulgação, e a cada apresentação o auditório do Instituto era tematicamente ornamentado. Aberto ao público, este projeto teve como principal intuito divulgar e valorizar a literatura regional e local através de autores representativos da Literatura Amazônica, e despertar o interesse do público em conhecer as produções literárias produzidas por autores regionais, e com isso, preencher uma lacuna na formação dos acadêmicos do Instituto e dos alunos do Município.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Considerando a lacuna nos currículos de formação inicial de discentes do curso de Letras, e também dos cursos de ensino fundamental e médio das escolas públicas locais, devido a falta de divulgação da literatura regional e local que, inclusive, é cobrada nos vestibulares das Universidades Estado do Amazonas, torna-se necessário iniciativas desta natureza para instigar o interesse de nossos educandos em relação ao conhecimento dos autores e da produção literária da região amazônica, que produziram, e/ou produzem poesias de grande valor cultural e social, cuja estética encontra-se à altura de expoentes nacionais e internacionais, mas que, devido ao “isolamento geográfico”, são pouco conhecidos e, às vezes, até marginalizados pelo poder constituído. Desta forma, o projeto SARAU LITERÁRIO: POESIAS AMAZÔNICA, teve como intuito principal a divulgação e valorização de autores e obras da Literatura Amazônica. Muito bem aceito pela comunidade humaitaense, o projeto contou com um público expressivo, tanto a comunidade interna do Instituto, como também a comunidade externa, composta por alunos e professores da rede pública de ensino, e demais público simpatizante desta modalidade cultural.
CONCLUSÕES:
O envolvimento dos participantes, a qualidade das apresentações, a interação entre as equipes, a capacidade de organização e mobilização na realização das ações planejadas, e a participação efetiva do público, nos possibilitou verificar o êxito positivo obtido pelo projeto, que consistiu em divulgar e valorizar a Literatura Amazônica por meio da preparação e apresentação de Saraus Literários. A seleção de autores e obras possibilitou a divulgação e o conhecimento de diferentes autores, e a discussão de diferentes temáticas, como: o regionalismo, contido na poesia de Álvaro Maia; mistério e sensualidade, temas presentes na obra de Violeta Branca; Luiz Bacellar e o caráter inovador e de ruptura na moderna poesia amazonense, Thiago de Melo e a temática social da poesia engajada. Aspectos como esses mostram o conceito e a relevância da produção literária amazônica, e também chamam à atenção do público para uma maior valorização e divulgação dessa literatura.
Palavras-chave: sarau literário, poesia, poetas da Amazônia.