66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino-Aprendizagem
MANGUEZAL E POESIA: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA SOB O ENFOQUE CTSA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA
Francisca das Chagas França - Colégio Militar 2 de Julho/MA
Martha Reis Sousa - Colégio Militar 2 de julho/MA
Paloma Cristina Marinho Peixoto - Colégio Militar 2 de Julho/MA
Daniel Aires Sousa - Colégio Militar 2 de Julho/MA
Adriano Souza Fonseca - Colégio Militar 2 de Julho/MA
INTRODUÇÃO:
Para Mochel (2007), a poesia em sala de aula pode motivar professores e alunos, pois sua prática nos parece mais intensa quando feita em grupo com cada estudante interpretando parte da poesia. É também uma forma de trabalhar de maneira dinâmica e divertida. Sabe-se que a cultura escolar é construída por um conjunto de pressupostos, crenças e valores predominantes na vida social como um todo. Para investir numa formação de atitudes, é preciso investir em cultura, considerando, a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Esse trabalho possibilitou além da aprendizagem de conceitos científicos o ensino da educação cidadã. Portanto entrelaçando os conteúdos vistos dentro e fora da sala de aula, podemos criar perspectivas futuras ao ensino tornando inovador a maneira de ensinar e aprender. Segundo Maciel (2009) o ensino deve estar inserido em um processo de formação para o exercício da cidadania, assim concebido (numa perspectiva CTSA) busca educar os alunos para a construção de uma sociedade sustentável, democrática e solidária; formá-los para a autonomia, a responsabilidade, a justiça e a paz. Nesta perspectiva foi que comtemplamos o estudo do ecossistema manguezal e poesia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover mudanças na aprendizagem dos conteúdos de biologia a partir de conhecimentos prévios sobre conceitos relacionados ao tema ecossistema manguezal para despertar o prazer pela leitura e escrita de poesias, contribuindo na produção do conhecimento científico.
MÉTODOS:
O trabalho realizado no colégio Militar 2 de Julho próximo a uma área de mangue, incluiu duas turmas de terceiro ano, 60 (sessenta alunos) do Ensino Médio. Do total, 11 alunos entre 15 a 18 anos de idade foram participantes como amostra. Na coleta dos conhecimentos prévios optou-se por uma entrevista com seis questões abertas parcialmente estruturadas (Laville e Dionne, 1999) elaboradas com relação aos manguezais. Houve a transcrição no caderno para as análises. Após as análises foi proposta uma sequência didática para relacionar o ecossistema manguezal com a leitura, utilizando a poesia como estratégia no estudo dos manguezais nas aulas de biologia. Na organização, seguimos: Conteúdo: A conservação do ecossistema manguezal. Objetivos: Despertar o interesse dos alunos pela leitura e escrita com produção textual de poesias a respeito do ecossistema manguezal; reconhecer que há diversas maneiras de conservar os manguezais. Estratégias: Poemas de autores conhecidos, estudo de textos, pesquisas sobre poemas, produção de poemas. Recursos: Textos e poemas acerca do manguezal. Tempo de duração: 2 aulas (100 min.). Foi realizada exposição de poesias pelos alunos e visita ao manguezal para observar os conteúdos de biologia inseridos no ecossistema manguezal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nas análises a questão que direciona os conhecimentos do ecossistema manguezal, 60% disseram que conhecem o significado dos mangues, como um lugar que há lama, animais e plantas. A segunda questão fala sobre as árvores encontradas nos manguezais, os alunos apresentaram bom conhecimento com 75% das respostas satisfatórias tais como: mangue vermelho e mangue de botão, dessa forma reconhecem como um lugar que possui muitas árvores, entre outros elementos. Quanto aos animais mais encontrados nos manguezais, 60% disseram conhecer animais como cachorro, cavalo, urubus, sendo estes animais considerados visitantes que vão à procura de alimentos, embora pudessem reconhecer animais como a garça, caranguejo e siri. Na quarta questão 80% dos entrevistados consideraram os manguezais importantes com a função de combater as enchentes. Quando indagados da forma dos manguezais influenciarem na geração de renda da comunidade, 90% dos alunos revelaram que a renda da comunidade depende do ecossistema, por exemplo, com a venda do caranguejo muito vendido nas feiras. Na sexta questão 70% disseram já conhecerem os manguezais como conteúdo visto na disciplina biologia e o consideraram importante. A maioria dos estudantes respondeu que os conteúdos de biologia estão no ecossistema manguezal, mas não soube fazer uma relação científica sobre o tema.
CONCLUSÕES:
Os estudantes identificaram os conteúdos de biologia no ecossistema manguezal assim entende-se que o ensino de biologia está relacionado a forma como as ideias dos estudantes são influenciadas pelos procedimentos escolares. A poesia, quando trabalhada, além de favorecer a leitura pode ser utilizada para estudar vários assuntos do meio científico. Essa vivência nos parece ainda mais intensa quando procuramos retirar das poesias, os conteúdos de biologia, como animais e plantas do mangue, o solo e a conservação ambiental, e, portanto, integrar o Ecossistema Manguezal ao ensino de biologia. Os conteúdos de biologia explorados nas poesias em atividades desenvolvidas em sala de aula envolveram o ecossistema manguezal sendo identificados como parte do cotidiano desses alunos. Portanto os assuntos trabalhados puderam ser considerados como material significativo com intuito de criar possibilidades para reconstruir novos conhecimentos.
Palavras-chave: Manguezal e poesia, Ensino aprendizagem, CTSA.