66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes ou Educação Artística - 1. Artes ou Educação Artística
Interface Gestual de Percussão
Nycholas Maia - Dr. José Eduardo Fornari Novo Júnior /Instituto de Artes - UNICAMP
José Eduardo Fornari Novo Júnior - Instituto de Artes - UNICAMP
INTRODUÇÃO:
Atualmente, ao que sabemos, não existem muitas ferramentas musicais que possam ajudar estudantes de música, principalmente da área de regência, a transmitir a sua visão artística e técnica da obra à execução computadorizada. Por isso, há a necessidade de criar ferramentas computacionais onde a sensibilidade e conhecimentos do usuário sobre a obra possam ser implementados, simultaneamente, à execução da música, gerando um resultado sonoro desejado em tempo real.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi criar uma interface computadorizada que pudesse coletar os gestos do usuário e que, a partir deles, controlasse a geração do som de um instrumento musical de percussão escolhido previamente pelo usuário.
MÉTODOS:
O método utilizado envolveu o estudo do hardware do controle de video-game PlayStation 3, chamado PS Move, bem como a sua comunicação via protocolo bluetooth com o computador.
Depois disso, estudou-se como capturar os dados dos sensores do controle via um software desenvolvido em C/C++.
Por último, os dados de movimento foram analisados e foi possível criar um software que interpretasse o movimento do usuário através do PS Move e dessa forma, o computador gerasse sons de instrumentos de percussão previamente selecionados pelo usuário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante o desenvolvimento, foram criadas três tipos diferentes de interfaces de captura de movimento.
Essas interfaces era diferentes em hardware e software, buscando o melhor desempenho e a melhor captura dos gestos do usuário.
Dentre essas interfaces, acreditasse que a melhor foi a Interface II, a qual trabalha com o controle PS Move e software escrito em C/C++.
CONCLUSÕES:
Com esse trabalho podemos ver que é possível a criação de interfaces virtuais que ajudem o músico tanto em suas criações artísticas, como em suas performances.
Acreditasse que no futuro, com uma tecnologia ainda mais avançada, interfaces virtuais possam ser amplamente usadas no campo da performance musical.
Palavras-chave: Interface, Música, Gesto.