66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS DE GRUPOS DE PESQUISA DAS ÁREAS DE VIDA, USO DE ESTRATÉGICAS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO COMPETÊNCIAS
LUIZA CARVALHO WANDALSEN - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
CATARINA CECÍLIA ODELIUS - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INTRODUÇÃO:
Este estudo busca caracterizar grupos de pesquisa e descrever competências desenvolvidas em grupos de pesquisa da área de Vida. Busca-se, nessa pesquisa, entender como e por que grupos de pesquisa atuam de modo colaborativo e atualmente criam redes para desenvolver suas competências e criar estímulos para possibilitar a aprendizagem de competências novas diante de redes criadas entre esses grupos distintos na busca da troca de informações e conhecimentos. Segundo afirma Brandão (2008), no processo da aprendizagem, a competência é o resultado da aprendizagem, e as estratégias de aprendizagem seriam a forma pela qual se aprende (Weinstein & Mayer, 1983).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Na linha de orientação desses estudos, este trabalho, de natureza teórico-empírica, apresenta dentre os seus objetivos específicos: descrever as características dos grupos de pesquisa, estratégias de aprendizagem e desenvolvimento de competências; bem como identificar aspectos que influenciam a aprendizagem e as competências desenvolvidas nos grupos de pesquisa.
MÉTODOS:
O estudo utilizou análise documental, com levantamento de dados junto a fontes secundárias (CAPES e CNPq) para identificar os grupos de pesquisa de programas de pós-graduação e questionário para coleta de dados de competências de participantes e de características de grupos da área de Vida. Foram levantados dados relativos aos objetivos de formação do grupo, motivos de participação, processos de divisão e acompanhamento de tarefas e de tomada de decisão do grupo, aspectos que influenciam a obtenção de resultados, situações que influenciam a aprendizagem de competências, inserção em atividades do meio acadêmico e resultados alcançados pelo grupo. O instrumento foi elaborado com base em estudos anteriores e validado teórica e semanticamente por juízes. Foram realizadas análises descritivas das competências e a correlação entre os dados obtidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados referentes às competências em equipe geraram uma amostra composta por 31 mulheres e 20 homens, integrantes de 8 grupos de pesquisa. Foi observado que os pesquisados tinham entre a 20 e 62 anos. A média de idade dos pesquisados foi de 32 anos com desvio padrão de 9,59 e 01 não respondeu sua idade. O tempo de participação no grupo de pesquisa variou entre 01 e 34 anos. As competências relativas ao trabalho em equipe em que os pesquisados relataram ter menor domínio foram: 1. Apresentar para o grupo seu ponto de vista de forma clara e ordenada. 2. Expressar ideias sem medo de ser criticado. 3. Estudar em grupo. 4. Mobilizar rede de relacionamentos para executar atividades de pesquisa. As competências acima citadas obtiveram uma média de 7,74 a 7,9 e um desvio-padrão de 1.87 a 2,29. O grupo G apresentou notas indicadoras de baixo grau de domínio de determinadas competências, configurando a menor média de competências de trabalho em equipe (CTE), dentre os setes grupos.
CONCLUSÕES:
Após a análise e discussão dos resultados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que o objetivo atingido pela pesquisa aboca na tese de que as redes estabelecidas entre os diferentes grupos de pesquisas analisados são construídas para a aprendizagem, para uma construção de processo facilitador na resolução de dificuldades emergidas na realização das atividades do próprio grupo, na troca de informações e conhecimentos entre os membros e a participação nesses grupos de pesquisa transforma de forma positiva o desenvolvimento das competências de trabalho em equipe. Observa-se que os grupos de pesquisa da área de Vida indicaram uma busca por troca de conhecimentos, integração e busca dos domínios das competências de trabalho em equipe. Em um modo geral, os participantes dos grupos de pesquisa entendem ter alto grau de propriedade das competências analisadas pelo estudo.
Palavras-chave: aprendizagem, grupos de pesquisa, competências.