66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica |
RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS DE GRUPOS DE PESQUISA DAS ÁREAS DE VIDA, USO DE ESTRATÉGICAS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO COMPETÊNCIAS |
LUIZA CARVALHO WANDALSEN - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CATARINA CECÍLIA ODELIUS - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA |
INTRODUÇÃO: |
Este estudo busca caracterizar grupos de pesquisa e descrever competências desenvolvidas em grupos de pesquisa da área de Vida. Busca-se, nessa pesquisa, entender como e por que grupos de pesquisa atuam de modo colaborativo e atualmente criam redes para desenvolver suas competências e criar estímulos para possibilitar a aprendizagem de competências novas diante de redes criadas entre esses grupos distintos na busca da troca de informações e conhecimentos. Segundo afirma Brandão (2008), no processo da aprendizagem, a competência é o resultado da aprendizagem, e as estratégias de aprendizagem seriam a forma pela qual se aprende (Weinstein & Mayer, 1983). |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Na linha de orientação desses estudos, este trabalho, de natureza teórico-empírica, apresenta dentre os seus objetivos específicos: descrever as características dos grupos de pesquisa, estratégias de aprendizagem e desenvolvimento de competências; bem como identificar aspectos que influenciam a aprendizagem e as competências desenvolvidas nos grupos de pesquisa. |
MÉTODOS: |
O estudo utilizou análise documental, com levantamento de dados junto a fontes secundárias (CAPES e CNPq) para identificar os grupos de pesquisa de programas de pós-graduação e questionário para coleta de dados de competências de participantes e de características de grupos da área de Vida. Foram levantados dados relativos aos objetivos de formação do grupo, motivos de participação, processos de divisão e acompanhamento de tarefas e de tomada de decisão do grupo, aspectos que influenciam a obtenção de resultados, situações que influenciam a aprendizagem de competências, inserção em atividades do meio acadêmico e resultados alcançados pelo grupo. O instrumento foi elaborado com base em estudos anteriores e validado teórica e semanticamente por juízes. Foram realizadas análises descritivas das competências e a correlação entre os dados obtidos. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Os dados referentes às competências em equipe geraram uma amostra composta por 31 mulheres e 20 homens, integrantes de 8 grupos de pesquisa. Foi observado que os pesquisados tinham entre a 20 e 62 anos. A média de idade dos pesquisados foi de 32 anos com desvio padrão de 9,59 e 01 não respondeu sua idade. O tempo de participação no grupo de pesquisa variou entre 01 e 34 anos. As competências relativas ao trabalho em equipe em que os pesquisados relataram ter menor domínio foram: 1. Apresentar para o grupo seu ponto de vista de forma clara e ordenada. 2. Expressar ideias sem medo de ser criticado. 3. Estudar em grupo. 4. Mobilizar rede de relacionamentos para executar atividades de pesquisa. As competências acima citadas obtiveram uma média de 7,74 a 7,9 e um desvio-padrão de 1.87 a 2,29. O grupo G apresentou notas indicadoras de baixo grau de domínio de determinadas competências, configurando a menor média de competências de trabalho em equipe (CTE), dentre os setes grupos. |
CONCLUSÕES: |
Após a análise e discussão dos resultados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que o objetivo atingido pela pesquisa aboca na tese de que as redes estabelecidas entre os diferentes grupos de pesquisas analisados são construídas para a aprendizagem, para uma construção de processo facilitador na resolução de dificuldades emergidas na realização das atividades do próprio grupo, na troca de informações e conhecimentos entre os membros e a participação nesses grupos de pesquisa transforma de forma positiva o desenvolvimento das competências de trabalho em equipe. Observa-se que os grupos de pesquisa da área de Vida indicaram uma busca por troca de conhecimentos, integração e busca dos domínios das competências de trabalho em equipe. Em um modo geral, os participantes dos grupos de pesquisa entendem ter alto grau de propriedade das competências analisadas pelo estudo. |
Palavras-chave: aprendizagem, grupos de pesquisa, competências. |