66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Saúde Coletiva
Pesquisa em Saúde da Mulher: perfil da produção científica
Dábyla Fabriny Batista de Alkmim - Universidade de Brasília
Antonia de Jesús Angulo Tuesta - Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
O Brasil ocupa atualmente o 13º lugar no ranking de produção científica no mundo, onde 35% dessa produção correspondem à saúde.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde lança editais com base na Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde sendo um dos temas voltados à saúde da mulher.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever as características relacionadas com a produção científica resultado das pesquisas financiadas no edital sobre mortalidade materna e morbimortalidade neonatal lançado em 2004 pelo Ministério da Saúde e o CNPq.
MÉTODOS:
Este projeto tem como abordagem mais ampla a metodologia do Panel on the Return on Investments in Health Research, que considera os fatores contextuais que influenciam as formas como a pesquisa produz impactos.
Para o levantamento dos dados foram utilizadas três ferramentas de busca: PesquisaSaude, Plataforma Lattes, Google Acadêmico e os Relatórios Finais das pesquisas do edital sobre mortalidade materna e morbimortalidade neonatal disponibilizadas pelo CNPq. Foram identificadas os artigos publicados, as revistas em que foram publicados e a avaliação Qualis da Capes e o fator de impacto (JCR) dessas revistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram financiados 40 projetos de pesquisa em saúde da mulher, 24 dessas pesquisas publicaram 57 artigos produzidos. Em 16 projetos não foi constatado produção de artigos. O número de artigos variou entre um e nove entre os projetos que publicaram artigos. Os artigos resultados dos projetos foram publicados em 36 revistas, sendo que nove deles na Revista de Saúde Pública. A avaliação Qualis da Capes bem como o fator de impacto variaram de uma revista para outra, mas foi notado que houve certo alinhamento entre as duas avaliações.
CONCLUSÕES:
A produção dos artigos foi significativa valorizando o retorno dos investimentos governamentais em ciência e tecnologia para contribuir com a melhoria da saúde materna e neonatal no país. Ressaltamos que a valoração da pesquisa constitui-se principal desafio, dado que as mudanças na saúde são atribuídas a muitos outros fatores além da pesquisa em saúde. Constatou-se também que a pesar de que alguns dos projetos financiados não produziram artigos contribuíram em outras áreas como o fortalecimento da capacidade de ciência e tecnologia em saúde; subsídios para a elaboração de protocolos e diretrizes em saúde e divulgação de conhecimentos.
Palavras-chave: Ciência, Periódicos, Artigos.