66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
B. Engenharias - 1. Engenharias - 1. Engenharia
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO A SERVIÇOS UTILIZANDO CÓDIGO DE BARRAS
MARCELY DIAS DA SILVA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
JOSE ALVES DO NASCIMENTO NETO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
INTRODUÇÃO:
A evolução tecnológica caminha a passos largos, a fim de suprir de suprir as necessidades de um mercado consumidor exigente. Novas tecnologias surgem e as já existentes vem sendo melhoradas. Dispositivos eletrônicos são o principal foco da indústria, que tem o intuito de baratear os meios de produção cada vez mais.
Um exemplo disto são os códigos de barras, que já existem a mais de 40 anos e por serem práticos e de fácil confecção e utilização vem sendo renovado a cada ano, ainda é bastante principalmente em sistemas de controle de estoque de supermercados, em correios, sistemas de pagamento de bancos entre outros.
E foi também pensando em evoluir e aprimorar serviços que surgiram os micro controladores, pequenos chips, envolvidos em um encapsulamento de plástico, e que possui integrado em uma única pastilha, processador, memória, unidades de entrada e saída, conversor, portas de comunicação.
Este projeto faz uso destas duas tecnologias: Código de Barras e Micro controladores, onde foi criado um sistema de controle de acesso a um claviculário.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral deste trabalho é a implementação de um sistema codificado de controle acesso a serviços, organizando o acesso de pessoas a determinados equipamentos juntamente com a construção de um protótipo do equipamento proposto. Baseado na plataforma livre Arduino.
MÉTODOS:
Os métodos utilizados apresentaram na seguinte forma: Estudo de técnicas de codificação da informação e associação a uma representação em códigos de barras; Estudo das estratégias de armazenamento de códigos de barras com a plataforma Arduino; Estudo das interfaces de comunicação entre os sistemas de controle de acesso e os equipamentos controlados; Implementação do sistema de validação e códigos utilizando a plataforma Arduino; Construção de um protótipo do sistema com as etapas de geração do código de barras com informação codificada, leitura e habilitação do equipamento selecionado pelo usuário.
O equipamento escolhido para controle foi um claviculário (utilizado para guardas chaves), da própria instituição.
O tipo de código de barras escolhido para o sistema foi o code 128, o mesmo apresenta comprimento variável e pode representar desde números até símbolos alfanuméricos, além de ser um código de utilização gratuita.
Equipamentos utilizados: Micro controlador Arduino, display LCD, Cartão de Memória Micro SD, LEDs, Leitor Óptico, Claviculário, Fechadura Magnética.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A arquitetura da solução do controle de utilização do claviculário foi baseado na tecnologia de código de barras, onde a partir dos dados obtidos pelo leitor óptico são enviados ao micro controlador e caso o código lido seja válido, o respectivo equipamento é liberado para sua abertura e o usuário poderá escolher uma chave. Toda a lógica de controle foi implementada no Arduino, o qual calcula a validade da informação codificada em barras.
Sequências válidas foram geradas a partir de uma chave e estas impressas no formato de código de barras. Estas sequências são armazenadas na memória do ,Arduino, e, através de divisões sucessivas, se verifica a validade do código. Caso o código seja válido, o dispositivo é liberado, o LED de estado verde será ativado e uma mensagem é apresentada no display LCD informando ao usuário para escolher uma chave, ao mesmo tempo em que os dados do usuário são gravados em um arquivo de texto no cartão de memória, logo após escolhida a chave, o usuário insere o código de barras da chave, que também tem os dados gravados no arquivo de texto. Caso o código informado não represente uma sequência válida o LED de estado vermelho será ativado informando esta ocorrência.
CONCLUSÕES:
Considerando o fato de que a produção códigos de barras tem um custo relativamente baixo, espera-se que esta tecnologia permaneça presente no mercado ainda por bastante tempo, tendo em vista que estes códigos podem ser gerados a partir de softwares gratuitos e impressão em pequena superfície de papel comum.
A aplicação de códigos de barras ao controle de acesso a um claviculário vem a sanar alguns problemas quando do controle de acesso manual, pois o sistema projetado evita a ocorrência de retirada de chaves não registradas, uma vez que o claviculário só abre a partir da inserção de um código de barras valido, o qual identifica o servidor ou funcionário que efetuou a abertura e ainda registra a chave retirada. Vale salientar que este sistema não substitui completamente o sistema antigo de registro em papel, uma vez que, em caso de falta de energia elétrica o sistema deve necessariamente voltar ao modo antigo, muito embora sejam cada vez mais raros os casos de pane na rede elétrica.
Palavras-chave: Código de Barras, Controle de Acesso, Micro controlador.