65ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas |
MAQUETES TEMÁTICAS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Karen Vanessa Carvalho Duarte - Instituto de Ciências da Educação – UFOPA Nilton Varela Hitotuzi - Prof. Dr./Orientador-Instituto de Ciências da Educação- UFOPA Odiná Larize Rocha Garcia - Instituto de Ciências da Educação – UFOPA Suelem Vinhote Lopes - Instituto de Ciências da Educaçao – UFOPA Wogler Ariel Matos Fideles – UFOPA - Instituto de Ciências da Educação - UFOPA |
INTRODUÇÃO: |
Tendo como princípio norteador as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Estrangeira e como motivação o desejo de descobrir e experimentar novas estratégias e condições de aprendizagem que facilitem a apropriação de uma língua estrangeira, foi elaborada uma unidade de estudo em que se capitalizou a construção de maquetes temáticas em sala de aula, onde as mesmas serviram como base para a aplicação do recurso didático proposto. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Os objetivos do trabalho realizado foram os seguintes: (i) aumentar o repertório lexical do aluno; (ii) estimulá-lo a estudar a língua-alvo; e (iii) familiarizá-lo com uma estratégia que prioriza os estilos de aprendizagem visual, cinestésico e tátil. |
MÉTODOS: |
. As etapas da unidade de estudo foram as seguintes: (a) formação de pequenos grupos dentro da turma escolhida para a realização da atividade; (b) eleição de um líder para cada grupo: (c) discussão intergrupal para a escolha dos temas e dos ambientes a serem reproduzidos, a fim de que os temas trabalhados fossem contextualizados à realidade dos alunos; (d) pesquisa bibliográfica para catalogação do léxico e dos aspectos culturais abrangidos pelos temas e ambientes escolhidos; (e) prática de pronúncia das palavras e sentenças selecionadas; (f) construção das maquetes dentro da sala de aula, no horário da disciplina de Língua Inglesa; (g) aposição de legendas pelos alunos nos itens constantes das maquetes; (h) recapitulação do exercício de produção oral e compreensão dos significados dos elementos constitutivos das maquetes; (i) exposição das maquetes na escola; e (j) avaliação da intervenção através de questionário, entrevista e teste, objetivando a observação e a análise dos aspectos resultantes do processo. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Analisando os dados anteriores e posteriores à atividade, pudemos observar que os resultados decorrentes deste trabalho demonstram um avanço na aprendizagem dos alunos, levando em consideração as dificuldades encontradas durante a aplicação da unidade de estudo, tais como: o tempo reduzido das aulas de língua inglesa; a quantidade reduzida de recursos multimídia e a falta de interesse e/ou conhecimento dos alunos em relação à língua-alvo. Esses fatores apontam para uma necessidade ainda maior: a de formação de professores capazes de usar metodologias de ensino mais inovadoras e significativas, que possam, ao menos, minimizar os problemas existentes na realidade do sistema público de ensino e que utilizem toda e qualquer ferramenta favorável ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, buscando sempre o seu aprimoramento e de seus alunos. |
CONCLUSÕES: |
Esse tipo de formação pressupõe uma perspectiva de mudança de atitude de todos os atores envolvidos no processo educacional em relação ao estudo de Inglês, ou para ser mais abrangente, de qualquer outra língua estrangeira que venha a ser trabalhada na rede pública de ensino. |
Palavras-chave: Escola Pública, Inglês, Maquetes temáticas. |