65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA EMPRESA DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE MANAUS
Ketlen Anne Montenegro de Sá - Curso de Administração - Universidade Paulista - UNIP - Manaus
Jossan Carvalho de Sousa - Curso de Administração - Universidade Paulista - UNIP - Manaus
Leonardo Araújo de Lima - Curso de Administração - Universidade Paulista - UNIP - Manaus
Wellington Silva Coelho - Curso de Administração - Universidade Paulista - UNIP - Manaus
Elton Pereira Teixeira - Prof. MSc./Orientador - Curso de Administração - UNIP - Manaus
Cesar Augusto Beheregaray - Prof. Dr./Orientador - Curso de Administração - UNIP - Manaus
INTRODUÇÃO:
Desde os primórdios da civilização a comunicação é um instrumento essencial para o relacionamento humano, seja ela por gestos, palavras ou ações. Segundo Matos (2009), o homem pré-histórico, já se unia em espécie de bando e buscava a sobrevivência e que uma das ferramentas mais importantes que possuíam era a possibilidade de comunicarem-se uns com os outros. Sabe-se que organizações são formadas principalmente por pessoas, como Sobral e Peci (2008) afirmam, “as organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. E para atingirem esses resultados, os grupos precisam estar integrados, em constante comunicação”. Como Chiavenato (2003) diz, “a tradicional organização hierárquica e piramidal com características autocráticas e impositivas está cedendo lugar a redes informais de comunicação para facilitar a interação das pessoas e a dinamização da organização”. Comunicação gera informação e ajuda na tomada de decisões, colaborando para o desenvolvimento dos processos, produtos e/ou serviços da organização. A relevância deste estudo contribui com a empresa ao verificar se a boa comunicação no ambiente de trabalho gera mudança de comportamento no indivíduo quando este interage no ambiente interno colaborando na evolução das práticas de comunicação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi verificar se a empresa possuía uma comunicação interna clara e satisfatória de modo a influenciar a comunicação organizacional e se a mesma trazia benefícios ou prejuízos para a empresa. Para tanto, investigou-se a situação da comunicação interna da empresa, identificando e descrevendo as falhas e acertos existentes.
MÉTODOS:
De acordo com Fachin (2006) procedimentos metodológicos constituem a etapa de adequação metodológica conforme as características da pesquisa a ser realizada. A pesquisa é do tipo descritiva e também bibliográfica, pois, segundo Fachin (2006), é o primeiro passo de qualquer tipo de trabalho científico. De natureza qualitativa, utilizou como instrumento de coleta de dados o formulário composto por perguntas dicotômicas, tricotômicas e de múltipla escolha. Os sujeitos da pesquisa, composto de um universo de 30 funcionários da empresa, foram extraídos uma amostra de 12 funcionários. O tratamento e apresentação dos dados foi feito utilizando-se da Estatística descritiva, tabelas e gráficos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo Matos, (2009), Muitos dos esforços de comunicação falham, pois eles dependem de uma série de condições e circunstâncias, tais como: fidelidade da mensagem, credibilidade dos dirigentes junto aos funcionários, habilidade e experiência do comunicador e principalmente a ausência de uma comunicação interna participativa e coerente entre discurso e a prática cotidiana. Os resultados obtidos mostram que não há objetivos, procedimentos ou planejamento de comunicação interna, o que pode ser devido ao conjunto de fatores como, a inexistência de técnica profissional de comunicação e o estilo de liderança adotado na empresa. A pesquisa revelou que os fatores críticos da comunicação, apresentados foram a inexistência de um departamento específico de comunicação, a falta de pessoal com técnicas específicas para essa área, a não periodicidade das reuniões e a falta de oportunidade para as sugestões de colaboradores e a ausência de um informativo interno. Com relação ao modo adotado para a integração do novo funcionário, treinando-o com as normas e procedimentos da empresa, verificou-se que não têm um método específico, gerando lacunas em seu conhecimento. Para Luizari (2010) “saber transmitir de forma segura e objetiva é o que fará de você um grande comunicador”.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados obtidos na pesquisa, constatou-se que a comunicação na empresa é deficiente. Falta clareza, trazendo prejuízos, ocasionando a desinformação por parte dos colaboradores que não possuem contato com o ambiente físico empresarial, gerando orientações, classificadas pelos entrevistados como inadequadas e incompletas. Considerando a comunicação empresarial como um fator crítico para o sucesso da empresa, torna-se necessário promover ações que viabilizem um processo de comunicação interna mais clara e adequada à organização. Sugere-se que as empresas que buscam pela ascendência no mercado, passem a estabelecer um processo contínuo de melhorias na comunicação interna, procurando integrar pessoas e disseminar as informações, criando o conhecimento coletivo, considerado muito importante para os resultados empresariais. Vale ressaltar a importância do treinamento do colaborador no momento da contratação para as normas e procedimentos da empresa, onde deverá constar os processos e técnicas da comunicação.
Palavras-chave: Comportamento humano, Processos organizacionais, Comunicação interna.