65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
O USO DA FERRAMENTA KANBAN NA GESTÃO DE ESTOQUE DAS EMBALAGENS KLT (KLEIN LAGERERING UND TRANSPORT) EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS
Fabiana Yoshie Akiyama - Logística FATEC Carapicuíba
Ester Ferreira Araujo de Brito - Logística FATEC Carapicuíba
Maria Cristina Vendrameto - Orientadora - Logística FATEC Carapicuíba
INTRODUÇÃO:
Diante da crescente necessidade de sustentabilidade ambiental, diversas empresas da cadeia automotiva têm investido em embalagens retornáveis. São denominadas KLT (Klein lagerering und transport), além do uso vai-e-vem tem a função de padronizar a quantidade de peças acondicionadas nas embalagens para abastecer a linha de produção do cliente. A certificação ambiental, ISO 14000, a redução do consumo de recursos naturais bem como uma melhor conservação e proteção do produto, vem alavancando a utilização das embalagens no mercado, gerando uma grande necessidade de planejar e administrar a gestão de estoques das embalagens nas empresas, para garantir que não faltem embalagens. A falta de embalagens gera atraso nas entregas, e em um mundo competitivo, atraso nas entregas pode ocasionar rompimento de contratos.
Com o intuito de tornar uma empresa de autopeças mais competitiva, este trabalho calculou o dimensionamento adequado dos estoques das embalagens e desenvolveu um sistema de controle de gestão de estoque das embalagens utilizando a ferramenta Kanban, originário da filosofia JIT (Just in Time)que em japonês pode significar cartão este é o disparador da produção, neste trabalho será o disparador da solicitação de reposição das embalagens.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dimensionar os estoques das embalagens para que não haja falta destas, pois acarreta atraso nas entregas dos pedidos. No entanto, será necessário desenvolver e aplicar um sistema eficiente de controle de gestão de estoque das embalagens KLT, com a ferramenta Kanban. A empresa não dispõe de um sistema eficiente de controle de gestão de estoque.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, em relação ao problema a abordagem é quantitativa e qualitativa, quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva.
Para este trabalho, fez-se uma revisão bibliográfica sobre Kanban e gestão de estoques (ponto de pedido, estoque de segurança e previsão da demanda). Levantou-se os dados referentes ao histórico das demandas na empresa de autopeças, estes foram necessários para calcular a demanda prevista, ponto de pedidos e estoque de segurança, que são as quantidades de embalagens que ficaram nas respectivas faixas verde, amarela e vermelha da ferramenta Kanban, esta foi aplicada ao sistema de controle de estoques, pois segundo a literatura é uma forma visual de controlar os estoques. Antes de implantar o sistema na empresa, fez-se uma palestra sobre o Kanban para entender os conceitos que necessitam para operar com a ferramenta Kanban.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O dimensionamento do estoque utilizando demanda prevista, ponto de pedido e estoque de segurança foi eficiente já que não houve mais a falta de embalagens. A ferramenta Kanban foi bem aplicada no sistema de controle de gestão de estoque das embalagens KLT, pois é visual, econômico e de fácil operação. Com a implantação deste sistema houve melhorias no nível de serviço na expedição, pois não faltaram mais embalagens logo a expedição não teve interrupção indesejável por falta de embalagens. A frota de veículos da empresa ficou a disposição somente das entregas dos pedidos sem a necessidade de ocupar-se com a coleta de emergência das embalagens. Em relação à sustentabilidade, as embalagens KLT tem uma durabilidade de dez anos se manuseada adequadamente. Há cinco anos é utilizada a embalagem KLT, pela conservação estima-se que opere por mais dois anos. Por mês a empresa utiliza em média cento e cinquenta embalagens KLT do modelo 2011 com sessenta e três peças cada, enquanto que a de papelão armazena duas mil peças. Em oito anos é retirada do meio ambiente, quatrocentos embalagens de papelão, quantidade que seria descartada somente do modelo 2011.
CONCLUSÕES:
As empresas operam em extrema competitividade e necessitam entregar seus produtos dentro do prazo para adquirir a confiabilidade de seus clientes. Um dos fatores importante para a competitividade é o estoque. As empresas precisam de um eficiente sistema de gestão de estoques. Considerando que uma gestão eficiente de estoques seja aquela que tenha a quantidade certa no momento certo, e de qualidade para que a empresa possa otimizar suas operações e reduzir custos, tempo e desperdício de material, certamente é bem vinda. Com a implantação do sistema de controle de gestão de estoque das embalagens KLT com a ferramenta Kanban concluiu-se que o sistema é eficiente, pois desde a implantação não faltaram mais embalagens na expedição. A falta de embalagens na expedição que havia anteriormente não era por quantidade insuficiente de embalagem em circulação e sim por não haver um sistema eficiente de gestão de estoque. Depois da implantação do sistema de controle de gestão de estoque a empresa tornou-se mais competitiva, pois as entregas são efetuadas dentro do prazo previsto, este fator é um dos mais importantes para a relação cliente-fornecedor e fornecedor-cliente. No mundo competitivo a confiabilidade é um ganho imensurável. Deste fator houve um aumento na demanda de cinco por cento.
Palavras-chave: Embalagens KLT, Kanban, Gestão de Estoques.