65ª Reunião Anual da SBPC |
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola |
Perfil do consumidor de banana no município de Capanema no estado do Pará. |
Euzanyr Gomes da Silva - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Charles Ramon de Medeiros Brito - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Gabriela da Silva Melo Carvalho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Maria Geisiane Ávila Bezerra - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Carolina Simões dos Santos - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA |
INTRODUÇÃO: |
A bananeira é originária do continente asiático, sendo atualmente distribuída em várias regiões tropicais, sendo uma das frutas mais consumidas no mundo. Seu consumo diário é maior talvez que qualquer outra fruta, quer crua, quer cozida, assada ou frita. Sua produção comercial em plantações da América Central e da América do Sul reveste-se de uma grande importância, sendo hoje a terceira fruta no mundo em volume de produção, superada apenas pela uva e pela laranja. A bananeira é uma cultura que extrai grandes quantidades de nutrientes do solo, sendo a adubação um dos fatores que mais influenciam na produção, bem como na resistência às doenças. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
A presente pesquisa tem como objetivo a caracterização do consumidor de banana no município de Capanema. |
MÉTODOS: |
A pesquisa foi realizada no município de Capanema, no período de setembro de 2012 com a aplicação de 50 questionários em área urbana de diversos bairros da cidade, cujos bairros foram: Centro, Oliveira Brito; Pedreira; primeira; Mutirão; Campinho com os consumidores domiciliares, pertencentes aos mais variados níveis de renda, escolaridade, origem e preferências. Os dados primários que serviram de base à estrutura deste trabalho foram obtidos através de questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas. A partir das informações obtidas, os dados foram processados com o auxílio da planilha do Excel, em forma de gráficos, para facilitar o entendimento dos resultados gerados na pesquisa. A análise estatística foi realizado através de descritiva dos dados. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
De acordo com os resultados obtidos, observou-se que cerca de 60% dos habitantes de Capanema atraem-se principalmente pelo sabor do fruto; de 20% pela cor; 8% rico em vitamina; 12% preço. Pois sabor do fruto varia do doce ao levemente ácido, sendo o doce o mais atrativo. Estimou-se que dentre os entrevistados, 38% compram em uma frequência de quinzenal; 32% mensal; 16% semanal, pois os entrevistados compram de acordo com a quantidade em relação ao consumo. O local de compra do produto mostrou que 46% em feira livre; 34% em supermercado; 12% ponto de venda; 8% em outros lugares. Pois se encontra com mais disponibilidade. Outra etapa desse processo de seleção e por sua vez uma das mais importantes, é a qualidade do produto. No nível de escolaridade do município de Capanema, o ensino médio se sobressai, pois a falta de oportunidade e a necessidade em ajudar na renda familiar se fazem necessário interromper os estudos. Dos habitantes entrevistados, constou-se que mais da metade trabalham fora de casa. Visto que, a maior parte da população possuir família. A faixa etária dos consumidores varia de 20 a 88, tendo em média 33 anos, aproximadamente, e possuem a renda familiar média de 1 a 4 salários mínimos. |
CONCLUSÕES: |
Os resultados mostram que os consumidores apresentam suas famílias composta de 1 a 6 pessoas. O nível de escolaridade da maioria dos consumidores foi o ensino fundamental incompleto (30%). Os entrevistados costumam comprar banana quinzenal e preferem realizar suas compras em feiras livres. Os consumidores possuem faixa etária em media de 20 à 88 anos e possuem renda media de 1 a 4 salários. Com isso concluímos que os consumidores são atraídos principalmente pelo sabor da fruta. Qualidade e costume são atributos decisivos no ato da compra. Para maioria dos entrevistados destacou-se possuem uma preocupação com a higiene e o preço. |
Palavras-chave: Consumo, Fruto, Qualidade. |