64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ICONOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
Luciana Santos Oliveira 1
Augusto Cesar Rios Leiro 1,2
1. Universidade Federal da Bahia - UFBA
2. Prof. Dr./Orientador – Universidade Federal da Bahia - UFBA
INTRODUÇÃO:
A comunicação em tela apresenta a experiência da oficina de linguagem técnica desenvolvida na ambiência do Curso de Especialização – Tecnologias e Novas Educações da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de uma atividade acadêmica de formação continuada, com cerca de cem professores-cursistas que atuam na educação básica da Rede Municipal de Ensino de Salvador.
Inicialmente, foi realizada uma breve revisão de literatura, tomando a formação de professores, imagem e fotografia como categorias teóricas principais da oficina. O desafio foi, pela lente da educação, produzir materiais digitais ancorados em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Assim, o objetivo deste estudo foi revisitar a experiência da oficina e analisar criticamente seu objeto de estudo, a pertinência de sua metodologia de ensino, além de renovar sua oferta para outros Cursos de Especialização no campo do binômio Educação/Comunicação.
METODOLOGIA:
Todos os professores-cursistas passaram pela oficina e foram divididos em cinco turmas, com uma média de vinte professores por turma. Os procedimentos metodológicos buscaram o reconhecimento de fontes virtuais de informações e imagem, além da produção individual e coletiva de materiais digitais.
No início, foi solicitado aos participantes que socializassem os conhecimentos que já possuíam sobre o tema, para, consoante com a ementa da oficina, rememorar fatos e ocorrências históricas com máquinas e fotografia e, em seguida, facilitar o diálogo com as tecnologias a serem utilizadas.
O processo contou com aula interativa sobre fotografia para apresentar técnicas de enquadramento, flash, luz, resolução em fotografia digital, zoom e alguns cuidados importantes na composição de imagens. Para finalizar, foram propostas duas atividades vivenciais: registro fotográfico individual (fazendo uso das técnicas mostradas) e composição da imagem registrada em uma paisagem livre retirada da internet.
A oficina foi desenvolvida no laboratório de informática da Faculdade de Educação e acolheu, como possibilidade de registro, máquinas fotográficas digitais e celulares com câmeras e, como caminho para a edição, computadores com o sistema operacional Debian e o editor de imagem Gimp.
RESULTADOS:
As leituras indicadas e a oportunidade de experienciar o trato com imagens inscreveu os participantes na condição de protagonistas da produção e gerou grande envolvimento e efervescência entre os professores-cursistas da oficina.
Esta atividade ofereceu a possibilidade de deslocamentos, de mero expectador, o grupo mobilizou-se para a condição de coautor do processo de aprendizagem. Trata-se de uma metodologia de ensino que busca a valorização da interatividade e o uso de softwares livres como princípios educativos.
Inicialmente, os professores mostraram-se pouco familiarizados com o tema, mas, com o desenrolar da oficina pedagógica, todos foram se engajando e reconhecendo tratar-se de fazeres possíveis no cotidiano das escolas da rede municipal.
CONCLUSÃO:
A partir da vivência teórico-prática da oficina, e tendo em vista os objetivos do curso, é possível afirmar que o conjunto das atividades desenvolvidas proporcionou um novo olhar pedagógico acerca da produção e da socialização de conteúdos iconográficos.
A oferta da presente oficina em uma nova edição do Curso de Especialização deve ampliar sua carga horária e a metodologia de ensino deve aprofundar a interatividade entre os membros de cada turma, além de qualificar as postagens no Moodle.
Na avaliação final, os principais depoimentos davam conta de que se tratava de uma rica experiência, de fácil incorporação ao cotidiano escolar, e que os recursos utilizados poderiam ser considerados no projeto político-pedagógico da escola.
Palavras-chave: Fotografia, Produção de imagem, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).