64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento
O DESENVOLVIMENTO HUMANO NO MUNICÍPIO DE SÃO FELIX DO CORIBE/BA
Lorrania Alcantara dos Santos 1
Lizandra Pereira de Oliveira 1
Cristinne Carvalho de Azevedo 1
Thatianne de Souza Ribeiro 1
Valéria Vieira Dourado 1
Sandro Augusto Silva Ferreira 1
1. Depto de ciências humanas – ICADS/UFBA
2. Depto de ciências humanas – ICADS/UFBA
3. Depto de ciências humanas – ICADS/UFBA
4. Depto de ciências humanas – ICADS/UFBA
5. Depto de Ciências humanas – ICADS/UFBA
6. Professor Msc./orientador – Depto de Humanas - ICADS/UFBA
INTRODUÇÃO:
O Brasil está num cenário político-econômico muito favorável em relação ao mundo, o seu forte crescimento econômico deve ser comparado ao seu desenvolvimento humano para avaliação dessa riqueza. Embora o PIB do Brasil tenha aumentado significadamente o IDH não segue o mesmo ritmo. O Brasil está no ranking como a sexta maior economia do mundo, mas isso não significa que os brasileiros tenham qualidade de vida superior às populações de outros países, pois, ainda enfrentam diversos problemas relacionados à infraestrutura, educação e principalmente saúde. Algumas regiões do Brasil vêm se destacando pelo crescimento acelerado, como por exemplo, o oeste da Bahia, considerado uma grande potência do agronegócio. Este desenvolvimento econômico se deu pelo fato do aumento dos investidores na região, em contrapartida à população ainda encara diversos problemas de ordem social. Contudo, é de se esperar que o crescimento do PIB, além de desenvolvimento econômico, propicie a região também maior desenvolvimento humano.
METODOLOGIA:
Para a análise da realidade do município de São Félix do Coribe localizado na região oeste da Bahia, em um primeiro momento, foram realizadas pesquisas através da internet, tendo como auxilio o site oficial: Portal do Corrente, para conhecimento e obtenção de dados básicos da cidade e seu histórico. Durante o período de pesquisa foram feitas duas visitas ao município para levantamento de informações mais específicas, sendo a primeira para aplicação de cem (100) questionários à população com intuito de avaliar os quatro eixos de fundamento da pesquisa: saúde, educação, saneamento básico e habitação, que posteriormente foram tabulados em gráficos; a segunda para realização de registro em vídeo das entrevistas com os respectivos secretários das áreas citadas, que foram representados pela secretária oficial do gabinete do prefeito e pelo secretário de administração geral. Além disso, foram obtidos registros da atual situação do município através de instrumentos como filmagem, fotografia e jornal para os resultados finais da pesquisa.
RESULTADOS:
No município de São Félix do Coribe/BA, o saneamento básico, é o principal ponto de reclamação, com 71% da população o considerando ruim. Já o tratamento de água é tido como bom pela maior parte da população, com 92% tendo abastecimento através de redes de distribuição. Em relação a educação, as escolas possuem ótima estrutura física, como a escola municipal Agnelo da Silva Braga, com quadra poliesportiva, piscina olímpica, sala de informática, biblioteca, brinquedoteca, etc. A educação é avaliada como positiva no município, com 98% de aprovação. A saúde é qualificada entre Boa e Regular, e 93% da população avalia como positiva o atendimento pelo sistema Único de Saúde (SUS). O Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU 192) é um beneficio implantado na cidade, porém ainda não inaugurado. Também é considerado positivo o atendimento médico, estrutura física e a agilidade no atendimento. Em relação a habitação, foi destacado como ruim a iluminação pública, a infraestrutura, limpeza pública e segurança regular. A disponibilização de casas populares para comunidade carente segundo a pesquisa é positiva. Em entrevista, o posicionamento da prefeitura tem sido buscar meios governamentais para obtenção de novos projetos, exemplo citado o projeto Minha Casa Minha Vida.
CONCLUSÃO:
De acordo com a pesquisa realizada no município de São Félix do Coribe/BA, foi possível concluir que, apesar do índice de desenvolvimento humano (IDH) da cidade ser considerado médio, parte da população ainda vive em condições pouco favorecidas, devido a má distribuição de renda. A população avaliou o trabalho das secretarias de Saúde e Educação como boas. Identificando pontos bastante positivos, na saúde: bom atendimento médico, ótima infraestrutura das unidades de saúde e bons profissionais; na educação: professores capacitados, escolas como ótima infraestrutura e bem localizadas. Porém, em relação às secretarias de infraestrutura e habitação o resultado da pesquisa foi diferente, a população precisa de mais atenção e ação dos mesmos. Os resultados mostraram que o município de São Félix do Coribe/BA apesar de se mostrar uma cidade organizada, ainda possui problemas evidentes, como falta de saneamento básico, ausência de sistema de captação de esgoto e ruas com péssima estrutura. Portanto é necessário que as autoridades competentes através de políticas públicas contribuam para o desenvolvimento do município, intensificando o processo de distribuição eficiente de renda, especialmente nos quatro eixos: moradia, saúde, educação e saneamento básico.
Palavras-chave: Crescimento Econômico, Desenvolvimento Humano, São Félix do Coribe/BA.