64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ECOCIDADANIA: UMA SEMENTE A FLORESCER - FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - COLUN
Lainna Letícia de Souza Ribeiro 2,3,4
Alpha Barros Silva 2,3,4
Débora Fernanda Oliveira Barbosa 2,3
Irecer Portela Figuerêdo Santos 1,5
1. Profa. Ms/ Orientadora - Depto. de Geociências, DEGEO - UFMA
2. Empresa Junior de Geografia - GEOTEC
3. Depto. de Geociências, DEGEO - UFMA
4. Pró - Reitoria de Extensão - ProEx
5. Faculdade Santa Fé
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental no limiar do século XXI se insere num contexto derivado do uso inadequado dos recursos naturais e da perda da qualidade ambiental em diferentes escalas espaços-temporais. A partir da metade do século XX houve intensa reflexão a respeito do ambiente no qual a sociedade atual está inserida e as problemáticas que vêm causando e, por consequência, também sofrendo. Nesse sentido, propostas que visem à melhoria da qualidade de vida e a preservação e conservação dos recursos naturais por meio de políticas públicas são fundamentais para a resolução dos problemas, e o ambiente escolar, é o principal protagonista onde as ações em Educação Ambiental devem acontecer.
O presente trabalho é resultado de atividades desenvolvidas durante o ano de 2011 no Colégio Universitário - COLUN, em São Luís – Maranhão, intitulado: “ECOCIDADANIA: uma semente a florescer” que teve como objetivo orientar alunos do curso técnico em meio ambiente sobre a questão ambiental e sensibilizá-los através do desenvolvimento de atividades, para que os mesmos desenvolvessem atitudes coerentes, valores e práticas sustentáveis no ambiente social e natural, tornando-os ECOCIDADÃOS. O desenvolvimento deste contou com a participação de duas alunas com bolsas de extensão da UFMA.
METODOLOGIA:
O presente trabalho buscou desenvolver diversificadas atividades e técnicas que promovessem ações educativas voltadas para a Educação Ambiental, tais como palestras, dinâmicas, discussão da temática, entre outros, com os alunos interessados em participar do projeto. Foram realizadas durante o período de um ano: palestras, dinâmicas e discussão nas abordagens em Protagonismo Juvenil, Meio Ambiente e Saneamento Básico e seus desdobramentos, envolvendo um total de 30 alunos do curso técnico em meio ambiente do Colégio Universitário – COLUN.
Considerando que a sustentabilidade sugere uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a ruptura com o atual padrão de desenvolvimento, a partir de práticas incorporadas pela Educação Ambiental, foram estruturados argumentos e formas adequadas para que a idéia seja adotada por um número de pessoas cada vez maior, sensibilizando não apenas jovens participantes, mas que os tornem multiplicadores ambientais na comunidade e no entorno da escola.
Os materiais utilizados para o desenvolvimento das atividades foram cedidos, ora pela Universidade Federal do Maranhão, ora providenciados pelos alunos-bolsistas, sendo: data show, papéis, canetas dentre outros materiais de uso pessoal dos participantes.
RESULTADOS:
Desenvolver as atividades do projeto “ECOCIDADANIA: uma semente a florescer” foi um desafio pela dificuldade em conquistar os alunos do curso técnico a participar, em horário distinto do curso. Inicialmente os alunos participantes demonstraram escassez e noções errôneas a cerca das questões ambientais e um tímido senso de responsabilidade para com a sociedade em que estão inseridos. Assim, durante cada etapa de execução do projeto notou-se uma mudança de postura por parte participantes através de relatos das novas práticas em sociedade, observados e identificados em momentos de discussão, demonstrando capacidade de fazer a diferença nesta sociedade exacerbadamente consumista e despreocupada com as reflexões necessárias sobre suas ações, que nem sempre são justificadas como atender às suas necessidades essenciais, muito menos de uma sociedade moderna.
Constatou-se que houve interesse por parte de 70% dos participantes, destacando-se com valores como: pro - atividade, assiduidade e responsabilidade socioambiental, praticando medidas socioeducativas em suas comunidades e entre alguns, a prática de trabalho juntamente com as associações comunitárias dos seus bairros.
CONCLUSÃO:
Mediante o exposto, observou-se o quão necessário são as medidas educativas para a formação de pessoas com pensamentos críticos, incentivando a comunidade a reconhecer seus direitos e deveres, transformando-os em cidadãos compromissados com a responsabilidade de conservação e preservação do ecossistema em toda sua amplitude, garantindo sua sustentabilidade.
Com a ampliação do campo de discussão e intervenção do debate ambiental na sociedade local, buscou-se na prática educativa uma ação transformadora da realidade, no entendimento do ambiente como uma rede de relações entre a sociedade e natureza, desenvolvendo o raciocínio crítico prospectivo e interpretativo das questões socioambientais bem como a cidadania ambiental, ou seja, um ambiente voltado para elucidação e resolução dos problemas socioambientais trazendo em foco um paradigma mais socialmente justo e ambientalmente sustentável, envolvendo a prática educativa na questão ambiental e políticas públicas, para que de fato haja a ECOCIDADANIA.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Sensibilização, Ecocidadania.