64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
SISTEMA AGROFLORESTAL: UMA ALTERNATIVA ECONOMICA NO ASSENTAMENTO ABRIL VERMELHO NO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA DO PARÁ
Tania de Sousa Leite 1
Luane Ribeiro Vieira 2
Tatiane Calandrino da Mata 3
Cleoson Moura dos Reis 4
Priscila de Souza Rollo Pereira 5
1. Graduanda do 5º semestre Agronomia do IFPA - Campus Castanhal, Técnica Florestal, bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET
2. Graduanda do 5º semestre Agronomia do IFPA Campus Castanhal, bolsista da Incubadora Tecnólogica - INCUBITEC
3. Graduanda do 5º semestre Agronomia do IFPA Campus Castanhal, bolsista do Núcleo de Estudos Agroecologia e Fortalecimento da Agricultura Familiar – NEA
4. Graduando do 5º semestre Agronomia do IFPA Campus Castanhal, bolsista do Núcleo de Estudos Agroecologia e Fortalecimento da Agricultura Familiar – NEA
5. Graduanda do 5º semestre Agronomia do IFPA Campus Castanhal, bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET
INTRODUÇÃO:
O Abril Vermelho iniciou-se em abril de 2004, foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), oriundos de acampamentos dos municípios de Castanhal “Rosely Nunes”, São Francisco do Pará “Rosa Luxemburgo” e de Santa Izabel do Pará “Iza Cunha”. Após uma reunião no ginásio de Santa Isabel do Pará, os acampados decidiram ocupar a área da antiga empresa Dendê Pará S/A(DENPASA) que possuía uma grande dívida com a União, fato este que culminou em sua falência decretada no ano de 2000. No assentamento se registra produção de culturas perenes e de ciclo curto, criação de pequenos animais, cercados por igarapés, com destaque para os Sistemas Agroflorestais (SAFs). A agricultura caracteriza-se pelo sistema itinerante, principalmente pelo plantio de mandioca, milho e feijão. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) o campo com suas dinâmicas, movimentos sociais e suas incoerências produzem mais de 70% da alimentação que é oriunda da agricultura familiar. E essa classe trabalhadora luta para construir outra realidade de desenvolvimento rural, fundamentada na sustentabilidade dos ecossistemas naturais. Assim este trabalho tem como objetivo analisar os SAFs como alternativa para a agricultura familiar no assentamento Abril Vermelho.
METODOLOGIA:
O assentamento Abril Vermelho, município de Santa Bárbara, pertence à Mesorregião Metropolitana de Belém. Para construção do processo de investigação, utilizou-se de visitas às famílias do assentamento, questionários semiestruturados, caminhada transversal, conversas informais com moradores da área, observação direta e sistematização das gravações de campo dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Castanhal, onde se percebeu os Sistemas Agroflorestais e seus arranjos.
RESULTADOS:
O Assentamento Abril Vermelho, assume um papel de destaque para efeito de organização, em função de sua implantação ter ocorrido de forma harmônica com a natureza, em áreas onde os processos degradativos dos recursos naturais já se encontravam em estágios bastante avançado devido ao monocultivo do dendê. Diante disso os Sistemas Agroflorestais tornam-se uma alternativa a monocultura. Verificaram-se nestes arranjos que as culturas da pupunha (fruto) e do paricá (madeira) são os que mais se destacam, do ponto de vista produtivo e econômico. Além disso, outro beneficio dos SAFs é proporcionar um melhor bem estar para os agricultores na qualidade de trabalho em função do componente arbóreo formar um dossel que diminui a incidência dos raios solares. Um aspecto econômico não contabilizado em relação aos SAFs é a promoção dos serviços ambientais, aumentando a relação desses sujeitos sociais com o meio biofísico nos quais estão inseridos.
CONCLUSÃO:
Nesta conjuntura é relevante afirma que o Assentamento Abril Vermelho precisa de uma assistência técnica com profissionais que compreendam a realidade do desenvolvimento rural voltada para a realidade dos agricultores do assentamento.
Os SAFs do assentamento Abril Vermelho apresentam um grande potencial como fonte de alternativas para os problemas sociais, ambientais e econômicos dos agricultores familiares.
Palavras-chave: Assentamento, SAFs, Agricultura Familiar.