64ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
ESTUDO E MODELAGEM DE DIREITOS DE TRANSMISSÃO EM REDES DE ENERGIA ELÉTRICA
Sâmila Bruna França Coelho 1
Osvaldo Ronald Saavedra Mendez 2
1. Depto. de Engenharia de Eletricidade, Universidade Federal do Maranhão – UFMA
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Engenharia de Eletricidade, Universidade Federal do Maranhão – UFMA
INTRODUÇÃO:
O congestionamento nas linhas de transmissão representa um grande problema para os participantes do mercado de energia devido aos desequilíbrios sistemáticos e financeiros que eles podem causar, por isso, várias formas de gestão do congestionamento são desenvolvidas. Uma forma de gerir os congestionamentos é utilizando Direitos Financeiros de Transmissão – FTR’s (do inglês Financial Transmission Rights).
FTR’s são uma espécie de seguro que protegem os seus titulares da volatilidade dos preços causada pelas taxas associadas ao congestionamento - produto entre o montante de energia entre dois barramentos e a diferença de preços marginais locais nas linhas de transmissão. A receita obtida pelo crédito de FTR’s permite aos seus portadores compensarem os custos decorrentes do congestionamento do sistema.
Neste trabalho, são abordados os diferentes modelos de direitos de transmissão utilizados no mundo e é estudado como eles influenciam a operação do sistema. A partir de implementações computacionais de alguns modelos de direitos de transmissão, é estabelecido sua associação com o problema de uso da rede de transmissão de energia elétrica.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido no laboratório do Grupo de Sistemas de Potência (GSP) a partir de levantamentos bibliográficos, utilizando materiais já constituintes do acervo deste laboratório e também materiais do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) com o objetivo de assimilar alguns conceitos imprescindíveis para a execução do projeto. Foram realizadas também algumas simulações computacionais.
RESULTADOS:
Os FTR’s proporcionam aos seus detentores segurança em relação aos riscos causados pela variação de preços de transmissão, neutralizando o valor referente às taxas de congestionamento. Apresentam outra característica importante: a de serem negociáveis. O valor pago aos titulares do FTR é calculado de modo a amortizar o valor que seria pago pelo congestionamento na linha, ou seja, é o produto da quantidade de FTR em MW pela diferença dos preços marginais locais, sofrendo variação em cenários de congestionamento.
A partir dos resultados das simulações computacionais realizadas, observou-se o modo como as taxas relacionadas ao congestionamento são neutralizadas. Observou-se também a presença de adequação da receita, em que receita coletada pelo organizador do mercado é suficiente para realizar o pagamento dos FTRs aos seus portadores no mesmo período, observou-se também cenário de inadequação da receita, quando ocorre o contrário, - situação em que, conforme (KRISTIANSEN, 2004), o pagamento aos titulares de FTRs é reduzido de forma proporcional ou, em alguns mercados, há a cobrança de encargos adicionais para recuperação desses custos - e um outro cenário em que o valor arrecadado através das taxas de congestionamento é superior ao valor de créditos de FTR, restando uma renda adicional ao Operador do Sistema que poderá ser usada para investir na rede de transmissão ou, segundo (KRISTIANSEN, 2004), ser alocada em um fundo para compensar as inadequações de períodos anteriores.
CONCLUSÃO:
Devido à obtenção de FTR, os titulares recebem o mesmo valor pago pelo congestionamento, ou seja, a taxa de congestionamento é neutralizada. Esse crédito é obtido através do produto da quantidade adquirida de FTR pela diferença de preços marginais locais nos pontos de injeção e extração.
Os FTRs protegem seus detentores da instabilidade de preços no mercado de energia elétrica, dessa forma, o mercado se torna mais seguro e eficiente, incentivando o investimento nas linhas de transmissão.
Palavras-chave: Congestionamento, Mercado de Energia, Direito Financeiro de Transmissão.