64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SERRA DOURADA - BA
Gustavo Rafael Araújo 1
Helves de Lima Guedes 1
Jakeline Souza Alcântara e Silva 1
Leide Herllane Ferreira do Nascimento 1
Rendell de Oliveira Alves 1
Sandro Augusto Silva Ferreira 2
1. Bacharelado Interdisciplinar em Ciência & Tecnologia – ICADS/UFBA – Barreiras/BA
2. Prof. Msc./Orientador – Núcleo de Humanidades – ICADS/UFBA
INTRODUÇÃO:
O setor econômico no Brasil tem tido um crescimento grande nos últimos anos, passando a integrar grandes blocos econômicos, no entanto esse crescimento pode ser afetado devido o desenvolvimento humano não estar crescendo na mesma proporção, e quando o primeiro não vem acompanhado do segundo ele não se sustenta.
O oeste baiano tem tido um grande destaque na economia nacional, isso se deve aos grandes investimentos em agronegócios, apesar da grande riqueza gerada nessa região a renda da população ainda é baixa e o desenvolvimento dos setores da saúde e educação que são usados para analisar o IDH ainda são insatisfatórios, devemos considerar ainda a má distribuição de renda que gera exclusão social, devendo procurar meios que diminuam essas diferenças, portanto há necessidade de maiores investimentos em tais setores para que haja uma melhoria na realidade social que acompanhe a econômica.
Sabendo disso devemos enfrentar o problema de que é necessária uma reestruturação nos setores da educação, saúde e habitação para que haja melhoria na realidade social, tornando possível um desenvolvimento econômico sustentável.
METODOLOGIA:
Primeiramente se buscou conhecer as características do município por meio de noticias publicadas em mídias de comunicação e relatórios publicados por órgãos públicos, para entender a realidade atual que o mesmo se encontra. Posteriormente a equipe esteve no município de Serra Dourada/BA, na qual visitamos grande parte dos órgãos públicos do município. Tivemos contato com população aplicando um questionário sócio econômico para cerca de 1% da população, com perguntas de múltipla escolha envolvendo as áreas da educação, saúde, saneamento e habitação. Para enriquecimento desta pesquisa procuramos registrar a realidade com imagens e vídeos. Com intuito de obter esclarecimento dos representes dos órgãos responsáveis dos respectivos temas abordados na pesquisa, entramos em contato diversas vezes com os representantes municipais para marcar entrevistas, porém não obtivemos sucesso pois não obtivemos respostas nas inúmeras tentativas de contato com as secretárias e com a prefeitura do município, foram enviados e-mails e feitas várias ligações todas sem retorno.
RESULTADOS:
Na educação, a partir dos dados apontados pela pesquisa pôde-se constatar que os estabelecimentos educacionais são suficientes para atender a demanda da população, 52% da pessoas entrevistadas classificam a educação pública no município com razoável. A cidade conta apenas com estabelecimentos de saúde municipais, com cerca de 81% da população utilizando o SUS. Pouco mais da metade dos entrevistados alegam encontrar dificuldades no auxílio da rede pública de saúde. Ao avaliarmos os serviços de saneamento básico detectamos que a cidade não possui rede coletora para esgotamento sanitário. Além disso, 81% das pessoas questionadas revelaram que os resíduos residenciais são depositados em lixões a céu aberto, o que pode causar doenças à população. Pudemos perceber que a cidade atende as exigências mínimas no que diz respeito à Iluminação pública, segurança, calçamento e limpeza. Cabe destacar que a maior parte da população reside em casa próprias, cujas habitações são simples, porém em boas condições.
CONCLUSÃO:
Após o termino da pesquisa detectamos alguns problemas considerados graves como: profissionais da área de educação sem qualificação. Não foi detectado nenhum projeto que estimule o desenvolvimento educacional. O saneamento básico, não atende o mínimo exigido, somente a água para fins domésticos é tratada. Projetos habitacionais até existem só que se encontram paralisados.
Contudo o setor de educação do município é a área que apresenta melhores resultados no que diz respeito às necessidades básicas da população, no entanto com já foi enfatizado, existem problemas em outras esferas, sendo que o setor de saneamento básico exige uma maior atenção por parte da administração, pois se encontra mais deficiente com relação às demais áreas. Assim sendo, o município carece de mais investimentos nos quatro setores para oferecer uma melhor qualidade de vida aos habitantes, pois o desenvolvimento humano de Serra Dourada/BA não condiz com o crescimento econômico verificado da região Oeste da Bahia que bate recordes em exportações e produção agrícola.
Palavras-chave: Serra Dourada/BA, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Humano..