64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE ADMINSTRAÇÃO
Sheila Santana Gomes 1
Kiria Karine Lins Martins Ribeiro 2
1. Faculdade Atenas Maranhense de Imperatriz – FAMA
2. Profª. MSc./ Orientadora - Faculdade Atenas Maranhense de Imperatriz – FAMA
INTRODUÇÃO:
O curso de Administração tem crescido nos últimos anos no Brasil, assim como as possibilidades de atuação desse profissional, num movimento progressivo de qualificação, observado num cenário de instabilidade política, social e econômica. Considerando que poucos são os estudos que buscam conhecer os saberes dos professores de ensino superior, e, menos ainda aqueles que se interessam pelos professores de Administração, buscou-se por meio desta pesquisa caracterizar os saberes docentes do professor atuante no Curso de Bacharelado em Administração e repensar a formação continuada dos professores do referido curso à luz dos resultados.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida numa instituição de ensino superior de Imperatriz/MA com professores do curso de Administração. Foram sujeitos de pesquisa 15 professores, dentre os quais, 13 bacharéis e 2 licenciados. A pesquisa desenvolvida partiu de uma abordagem qualitativa com enfoque na fenomenologia. A revisão bibliográfica foi o primeiro procedimento metodológico utilizado seguido, posteriormente, de entrevistas reflexivas direcionadas por um roteiro semiestruturado, previamente construído que contemplava um momento de aquecimento, dando ênfase à docência no ensino superior e chegando à questão básica da pesquisa que foi os saberes docentes. Todas as entrevistas tiveram autorização formal dos sujeitos de pesquisas para serem realizadas e foram integralmente gravadas e transcritas obedecendo à fidedignidade do discurso dos professores.
RESULTADOS:
conhecimento e didático-pedagógicos. Dentre esses se destacaram os saberes didático-pedagógicos que foram fortemente relatados pelos professores do curso de Administração. Tratam-se dos saberes da articulação da teoria da educação e do ensino para ensinar nas situações contextualizadas. Constatou-se que todos os professores destacaram em suas falas uma prática que revela modos de ensinar e a importância da relação professor-aluno, que também se constitui como saber da experiência para os investigados. Esta relação representa um fator indispensável à prática docente visto que os alunos trazem para a sala de aula os seus problemas emocionais e os dados revelam que os professores são conscientes de que esses fatores podem ser decisivos durante o processo ensino-aprendizagem. Quanto aos saberes relacionados ao modo de ensinar notou-se que, mesmo os professores que disseram não ter realizado cursos de formação na área da docência apresentam metodologias diversificadas e coerentes ao exercício do magistério no ensino superior, no entanto, não foram relatados conhecimentos de cunho mais pedagógico, que aponta para necessidade de formação permanente.
CONCLUSÃO:
A pesquisa revelou a forte presença do saber didático-pedagógico em detrimento do saber da experiência; dado que não era esperado, pois se acreditava que por se trata de uma classe de professores essencialmente de bacharéis, seus saberes fossem construídos a partir das representações formadas pela sociedade, de suas experiências enquanto alunos, de sua maneira de ver o ser professor e/ou por meio de uma construção realizada a partir de sua própria prática enquanto docente. Apesar dos saberes quanto ao modo de ensinar terem se destacado é válido ressaltar que os conhecimentos apresentados por eles estão estritamente relacionados aos métodos de como dar aulas, destacando a importância de trabalhar as suas disciplinas conectadas à realidade do mercado de trabalho, sem dar muita ênfase ao desenvolvimento da criticidade, bem como habilidades e competências necessárias a formação do aluno enquanto potencial profissional, tampouco se destacam os conhecimentos relacionados às ciências educacionais que dão suporte ao processo educativo. Esses conhecimentos não aparecem na fala dos professores e é por isso que se torna necessário que o processo de educação do professor seja permanente.
Palavras-chave: Saberes Docentes, Saberes didático-pedagógicos, Docência em Administração.