64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
MODELO DE DIFUSÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO BASEADO NO DIAGNÓSTICO DA CULTURA ACADÊMICA DE COMUNIDADES CIENTÍFICAS
Iasmine Andrade Bonfim de Cerqueira 1
Maria Teresinha Tamanini Andrade 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Simões Filho
2. Profa./ Orientadora - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Simões Filho
INTRODUÇÃO:
Na sociedade contemporânea, o conhecimento científico é menos considerado como bem imaterial para ser mais enfatizado como valor de mercado (CASTELLS, 1999), sendo o impulsionador das transformações tecnológicas tão presentes em nosso tempo. Sendo a produção, a disseminação e o uso da informação permeados pela comunicação, concluimos, como Garvey (1979): "A comunicação é a essência da ciência".
Neste sentido, o compartilhamento do conhecimento tem sido base da inovação e da produção de novos conhecimentos. Conseqüentemente, lançar esforços para estudar esse fenômeno, pode contribuir na compreensão de uma fundamental questão no desenvolvimento da ciência, que são seus meios materiais de produção enquanto influentes ferramentas - objetos - que podem alterar e romper paradigmas sobre os quais se sustentam teorias fixadas na dinâmica da Difusão e Compartilhamento do Conhecimento no interior do complexo cultural acadêmico.
Assim, o objetivo desta pesquisa é fazer um estudo das redes de colaboração dos pesquisadores e grupos de pesquisa de comunidades científicas, enquanto parâmetro para compreender como se engendram os processos de Difusão e Compartilhamento do Conhecimento no contexto acadêmico.
METODOLOGIA:
Para esta pesquisa utilizamos a Teoria das Redes Complexas e a Análise de Redes Sociais (ARS), para identificar e caracterizar as redes de colaboração dos pesquisadores de 3 comunidades científicas selecionadas.
As comunidades científicas são Programas de Pós-Graduação (PPG) os quais denominamos de PPG 01, PPG 02 e PPG 03. Realizamos a análise de suas produções bibliográficas (artigos em periódicos, trabalhos em anais e livros/capítulos) a partir dos cadernos de indicadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Os dados foram coletados com o auxílio de um software para mineração de textos. As redes de colaboração entre os pesquisadores foram geradas e os índices e parâmetros da Teoria das Redes Complexas e Redes Sociais foram analisados com o auxílio dos softwares Pajek, Ucinet e Origen.
As seguintes atividades foram desenvolvidas:
Seleção dos programas de Pós-Graduação na área Interdisciplinar em Modelagem computacional, Difusão, Gestão e Engenharia do Conhecimento;
Levantamento das Produções Bibliográficas dos Programas de Pós-Graduação selecionados;
Construção das redes das Produções Bibliográficas;
Análise e interpretação dos parâmetros da Teoria das Redes Complexas e Redes Sociais calculados para as redes;
Interpretação das estatísticas.
RESULTADOS:
Com o desenvolvimento deste projeto, foram construídas as redes da Produção Biliográfica dos PPG selecionados. No PPG 01, as redes correspondem às produções publicadas entre os anos 2001 e 2009. No PPG 02, àquelas publicadas entre os anos 2004 e 2006; e no PPG-03, às publicadas no ano de 2008 e 2009.
Para essas redes, os índices da abordagem de redes complexas mostram um padrão em todas as redes que se adapta ao modelo de Watts-Strogatz (small-world) e exibem um comportamento de distribuição de graus livre de escala. Do ponto de vista das redes complexas, o fato da rede ser livre de escala, torna a rede robusta à retirada de vértices aleatoriamente.
Os resultados preliminares indicam redes com as topologias small-world (i.e. redes propícias para maior articulação entre pesquisadores) e livre de escala (i.e. alguns pesquisadores congregam mais do que outros); Observamos uma situação onde existe uma forte interlocução entre os pesquisadores; supõem-se que o grupo de pesquisadores é ágil em relação ao acesso e contato entre si.
CONCLUSÃO:
Diagnosticamos a presença de pesquisadores importantes na rede, que podem exercer controle sobre os demais e interagir rapidamente com outros pesquisadores. Alguns pesquisadores podem, de certo modo, exercer algum grau de controle sobre as informações e ideias disseminadas entre os pesquisadores que estão conectados por intermédio dele e podem representar também maior capacidade de construção do conhecimento científico no campo.
Podemos inferir, também, que existem pesquisadores mais relevantes, com maior interação. Supõem-se que eles trabalham com grupos de pesquisas e têm grande número de colaboradores, conseguindo assim manter um alto nível de produção científica durante todo o período analisado.
Palavras-chave: Difusão e Compartilhamento do Conhecimento, Grupos de Pesquisa, Comunidades Científicas.