64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
INCLUSÃO DIGITAL: ESTUDO APLICADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICIPIO DE JI-PARANÁ – RO
Paulo Henrique Monteiro 1
Diego da Fonseca 1
André Betiolo 1
Duílio Batista Lobianco 1
Michel Silva 1
Fabiana Alves Diniz de Moura 2
1. Depto. de Sistemas de Informação - Ceulji/Ulbra
2. Profa. Esp./ Orientadora - Depto. de Sistemas de Informação - Ceulji/Ulbra
INTRODUÇÃO:
A Inclusão Digital está voltada para a integração do indivíduo à sociedade, e com o avanço exagerado dos recursos tecnológicos há uma necessidade crescente em tornar grande parte das pessoas incluídas digitalmente. O objetivo desse estudo buscou analisar como os equipamentos tecnológicos instalados nas escolas estaduais do município de Ji-Paraná-RO estão sendo utilizados. Visto que o mesmo possui um número expressivo de escolas estaduais que possuem um laboratório de informática implantado em suas dependências, e nenhum estudo significativo tenha sido realizado para obter informações a respeito dessa utilização, se fez necessário realizar uma pesquisa de campo para que com os resultados obtidos pudesse contribuir com uma indicação de melhoria nos métodos utilizados pelas escolas para incluírem seus alunos digitalmente.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho foi necessário um levantamento bibliográfico para reconhecimento do assunto em questão, em seguida foi realizada uma visita a REN (Representação de Ensino Municipal de Ji-Paraná) para obtenção dos dados das escolas estaduais localizadas no município de Ji-Paraná. Foi desenvolvido um questionário do tipo misto que foi aplicado junto às coordenações dessas escolas. A população desta pesquisa constitui-se de 17 escolas estaduais localizadas na zona urbana do município de Ji-Paraná-RO que possuem laboratório de informática em pleno funcionamento, as quais foram contatadas através de visitas in loco realizadas pelo mentor da pesquisa. A amostragem utilizada foi a não probabilística, onde fizeram parte apenas 10 dessas escolas. Foi feita a análise e tratamento dos dados levantados com o questionário que foi apresentado em forma de gráfico. Com base na análise feita apresentou-se uma proposta de uma possível melhoria no método de ensino.
RESULTADOS:
Com o objetivo de descobrir quantos computadores estão em pleno funcionamento nos laboratórios de informática, pode-se constatar que 50% das participantes possuem mais de 15 computadores,30% têm de 10 a 12 e 10% possui em suas dependências de 4 a 6 e de 7 a 9 computadores em pleno funcionamento dedicado a uso pedagógico, onde 80% estão conectados à Internet e utilizam software livre. Percebeu-se ainda, que em 70% dessas escolas, as suas turmas possuem aula se informática, onde 40% possuem aulas de 1 a 2 vezes na semana, 20% de 3 a 4 vezes na semana e 10% apenas possui aula 5 vezes na semana e que 30% das escolas não possuem aula de informática. Em 80% das escolas, os laboratórios são liberados para uso dos alunos para atividades de reforço e dos professores para preparação das suas aulas não apenas no período de aula, mas sim, durante outros períodos. Notou-se também que em 70% das escolas, os professores das disciplinas em geral utilizam os laboratórios de informática para ministrarem as suas aulas específicas utilizando-se de ferramentas para ajudar no aprendizado.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho teve como objetivo a analise e avaliação dos recursos tecnológicos existentes nas escolas estaduais localizadas no município de Ji-Paraná-RO, com o intuito de contribuir com indicações de possíveis melhorias nos métodos de ensino na área tecnológica utilizados pelas escolas estaduais. É de fundamental importância saber como está sendo a utilização das tecnologias disponíveis as escolas, ou seja, saber como esta sendo a utilização dos laboratórios de informática, uma vez que as inovações tecnológicas avançam de uma maneira desenfreada. Dar uma boa base, ou melhor, uma boa preparação para os alunos, é extremamente importante, pois além de levantar a autoestima dos mesmos, os prepara de maneira que possam ter uma vida produtiva e independente.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Escolas, Recursos Tecnológicos.