G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
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RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: O PIBID COMO CONSTRUTOR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA |
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Maria Gilvânia de Araújo Peixôto 1,2 Geísa Maria Fagundes 1,2
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1. Profa. Dra./Orientadora-Depto de Educação-UERN Sílvia Maria Costa Barbosa
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INTRODUÇÃO: |
O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a relevância da formação continuada relacionando a prática escolar exercida, com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) que possibilita uma aproximação da escola do ensino básico com a universidade. Assim iremos abordar essa proximidade, o crescimento no nosso fazer pedagógico, a reflexão e a ação da prática escolar. Uma das questões em pauta é a formação de professores, a qual em geral tem se demonstrado insuficiente e, uma vez que não tem propiciado uma formação inicial adequada aos futuros docentes não os tem auxiliado no trato das peculiaridades inerentes ao ato de ensinar. São discussões voltadas para a identidade do professor, planejamento, avaliação, e tantas outras discussões advindas das necessidades vigentes dos educadores. Tais discussões advêm de pesquisas desenvolvidas por: Rios (2001), Gatti ( 2003), Nóvoa (1998) e tantos outros, que refletem na eficácia do ensino que se tem atualmente e com a situação real da educação básica pública. Em meio a essas discussões a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES criou o PIBID, com o objetivo de promover a construção de uma articulação entre o ensino superior e o ensino básico por meio da contemplação de ações didáticas. |
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METODOLOGIA: |
O PIBID pode ser considerado uma proposta inovadora por favorecer a inserção dos alunos de licenciatura nas escolas públicas, em atividades docentes acompanhadas e orientadas pelo professor-coordenador de área e o professor-supervisor. Nesse sentido, são realizados semanalmente encontros na Faculdade de Educação da UERN para estudar, discutir, planejar e avaliar continuamente as atividades desenvolvidas durante a semana pelos bolsistas. Para tanto a primeira atividade feita foi estudos sobre métodos, procedimentos e estratégias de pesquisa no sentido de construirmos instrumentos com o objetivo de diagnosticar as escolas em que atuamos. Como esse diagnóstico pronto se percebeu a necessidade da realização de estudos nas escolas com todos os professores sobre o Projeto Político Pedagógico para a atualização desse documento. Nessa perspectiva, os bolsistas de Pedagogia mobilizaram também os pais para que estes assumissem os seus filhos contribuindo com a escola, professora no sentido de acompanha-los. Vale ressaltar que este programa tem contribuído com os bolsistas para que percebam a escola como um espaço por excelência de formação e construção de conhecimentos, além de contribuir para fomentar junto aos professores das escolas parceiras práticas pedagógicas diversificadas no que tange as metodologias de ensino, planejamento e avaliação. |
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RESULTADOS: |
Para nós professoras da educação básica de escolas públicas esse programa chegou num momento bem pertinente, haja vista estar nos proporcionando estudos, reflexões e trocas de experiências, além de nos dar subsídios para repensar e reelaborar o nosso Projeto Político Pedagógico, tem nos possibilitado aproximar da universidade integrando o nível de ensino ao qual lecionamos a educação superior. Dessa forma a escola vem ajudando na formação dos futuros professores do ensino básico e nós professoras estamos atuando como parceiras nessa formação. Nesta direção, é preciso defender um processo de formação de professores em que as escolas sejam concebidas como uma instituição essencial para o desenvolvimento de professores que busquem a ampliação dos conhecimentos, que combinem sempre reflexão e prática a serviço de uma melhor educação para todos. Assim, o PIBID tem possibilitado uma aproximação entre a universidade e a escola num constante trabalho em benefício de seus aprendizes, ou seja, de um lado, promover o fortalecimento da formação docente mediante a inserção dos alunos dos cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica; de outro, estimular o desenvolvimento de inovações pedagógicas no campo do ensino, desenvolvendo a qualidade da educação básica. |
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CONCLUSÃO: |
O PIBID tem como objetivo promover a iniciação à docência de alunos de licenciatura. Com a interação entre os bolsistas e professoras supervisoras está sendo possível uma melhor formação inicial e continuada do profissional. Sendo assim, o programa só vem corroborar com a formação inicial dos licenciandos, promovendo ações integradoras entre escola pública e universidade. É importante ressaltar que todas as atividades desenvolvidas priorizaram a estada dos bolsistas na escola, a fim de levá-los a compreenderem as práticas que abrangem todo o cotidiano em que estarão atuando, identificando aspectos que requerem novas possibilidades metodológicas, estruturais e humanas para o desenvolvimento da ação docente, superando uma visão tradicional do que é ensinar e aprender. Assim, o programa vem possibilitando a nós professoras supervisoras um retorno a instituição superior e consequentemente uma melhor formação continuada numa perspectiva de uma visão que melhor discuta a eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Portanto o intento deste Programa PIBID é a valorização do trabalho docente inserido na realidade escolar, por meio da reflexão conjunta com professores supervisores e observação do espaço educacional, envolvendo assim todo trabalho nas diversas áreas do conhecimento. |
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Palavras-chave: Formação continuada, Carreira docente, Reflexão da prática. |