64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
LIVROS FALADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Alderlane Ferreira da Silva 1
Lanylldo Araújo dos Santos 1
Raimunda Nonata Vieira da Silva 1
Ângelo Rodrigo Bianchini 2
1. Licenciatura em Informática – Campus VII – Codó – UFMA
2. Professor Dr. / Orientador – Departamento de Informática – UFMA
INTRODUÇÃO:
As tecnologias educacionais são ferramentas indispensáveis na era da comunicação, ganham espaço efetivo na sala de aula, são apropriadas ao ambiente escolar como instrumento pedagógico ao docente e atraem a atenção dos discentes. No entanto, é possível observar entre os educadores algumas inquietações em relação à potencialidade pedagógica destas tecnologias, bem como, das intencionalidades ideológicas que permeiam sua aplicação dentro do contexto educacional.
Neste sentido, o presente trabalho surge no intuito de contribuir para os dados que fomentam uma melhor compreensão sobre estas inquietações, lançando um olhar sobre o uso do Software Audacity 1.3 na elaboração de livros falados como um instrumento pedagógico para o desenvolvimento das atividades de leitura e de escrita.
Para tanto, as atividades foram sistematizadas a partir do referencial da teoria histórico-cultural, recorrendo, principalmente, as categorias de mediação, zona de desenvolvimento e atividade. É válido ressaltar que o referencial adotado vai ao encontro da nossa concepção de ser humano, produtor de toda cultura existente, e, por conseguinte, do seu próprio desenvolvimento.
O trabalho contou com a participação dos discentes do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Codó-MA.
METODOLOGIA:
O projeto teve como participantes os discentes de uma escola da rede pública estadual, sendo desenvolvido em horário oposto às atividades regulares.
Inicialmente, foi apresentado o projeto e selecionado os discentes interessados a participarem. As atividades foram organizadas a partir de dois grupos com dez discentes, onde cada grupo, juntamente com o professor de língua portuguesa, selecionou as obras literárias, especificas de autores nordestinos, para o processo de leitura e compreensão textual do material a ser produzido.
Após a identificação da zona de desenvolvimento real dos discentes em informática, os grupos participaram das oficinas de gravação e edição do material selecionado com a utilização da ferramenta Audacity 1.3.
Durante o decorrer das atividades identificou-se a necessidade de utilizar recursos em áudio para a criação de efeitos sonoros para transmitir realismo e emoção nas produções.
Os trabalhos foram realizados no laboratório de informática da Universidade Federal do Maranhão – Campus VII – Codó, com carga horária de 128 horas/aula.
RESULTADOS:
Com o desenvolvimento destas atividades podemos observar que os discentes:
- Obtiveram uma avaliação satisfatória por parte dos professores de Língua Portuguesa quanto à apropriação dos conceitos de leitura em sala de aula e da oralidade;
- Desenvolveram maior motivação para a apropriação dos conceitos sobre gêneros textuais e das regras gramaticais;
- Desenvolveram um processo de comunicação contínua e partilhada na busca do saber;
- Conseguiram utilizar os mais diversos recursos da ferramenta Audacity 1.3, bem como, se apropriar de outros conhecimentos da informática.
Durante o desenvolvimento do projeto obtivemos também algumas dificuldades, tais como:
- Por conta da impossibilidade de utilização do laboratório de informática da escola, sede da pesquisa, em virtude de reformas, as atividades tiveram que ser transferidas para o laboratório da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Campus VII – Codó, fato este que ocasionou a evasão dos discentes devido à distância.
Ao saberem da existência de uma Associação de Deficientes Visuais no município, com um número pequeno de exemplares de livros em áudios em sua biblioteca, os discentes e professores envolvidos no trabalho sugeriram entre si a doação do material produzido a esta entidade.
CONCLUSÃO:
No caso da experiência do livro falado, entendemos que concomitantemente ao processo de leitura, compreensão e produção de textos, o uso do Software Audacity despertou nos discentes maior motivação pelas atividades de aprendizagem, como, por exemplo, o interesse pelos colaboradores da literatura nordestina e suas linhas literárias.
Ressaltamos que a teoria histórico-cultural nos ajudou no que diz respeito à sistematização das atividades realizadas com os discentes, uma vez que podemos mediar este conhecimento e identificar a zona de desenvolvimento real de cada um.
Entende-se que as atividades desenvolvidas com os recursos tecnológicos faz-se necessário que sejam acompanhadas de uma fundamentação pedagógica comprometida com as máximas possibilidades de desenvolvimento humano. Desta forma, concluímos que este trabalho contribuiu para dar respostas às inquietações em relação à potencialidade do Software Audacity – objeto de estudo deste trabalho– à medida que os discentes se apropriaram, principalmente, dos conhecimentos desenvolvidos a partir da leitura, oralidade e uma desenvoltura no processo de comunicação.
Palavras-chave: Áudios Livros, Língua Portuguesa, Tecnologias Educacionais.