64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO X GESTÃO DE PESSOAS: OS IMPACTOS NOS NOVOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Gilmara dos Santos Gonçalves 1
Juliette Ribeiro de Lucena 1
Manoel Joaquim de Oliveira Dantas 1
Thaís de França Dantas 1
1. Departamento de Administração e Economia - UEPB.
INTRODUÇÃO:
Para vencer os desafios e sobreviver no ambiente altamente competitivo dos dias atuais, as empresas investiram nas últimas décadas na modernização dos seus modelos de gestão, em processos de trabalho mais eficientes, em informação, inteligência, e em tecnologia de ponta. No entanto, para que seja alcançado o nível de retorno esperado frente ao investimento realizado, é necessário que o ativo mais importante das organizações seja trabalhado: as pessoas. A economia globalizada deixou de ser uma ideia para se tornar uma realidade cheia de oportunidade e, principalmente desafios. Para sobreviver, as organizações precisam se adaptar ao ambiente atual, com a máxima competência. (KOTLER, 1998). Desta forma o objetivo deste artigo é analisar os impactos da TI na gestão de pessoas. Pode-se afirmar que a mesma é o elemento central do processo inovador, capaz de diminuir, unir ou eliminar diversas etapas dos processos existentes nas organizações. A implantação da Tecnologia de Informação pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizações, cortando níveis hierárquicos, extinguindo a supervisão, centralizando o poder na alta direção e provocando mudanças nas relações de poder entre os indivíduos ou grupos, fortalecendo a influência de um e eliminando a fonte de poder de outro.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada para a realização desse estudo compreende a pesquisa documental e bibliográfica (artigos, sites, livros, dentre outras fontes de pesquisa), que ofereceu subsídios para o estudo sobre os impactos da TI na gestão de pessoas. Segundo Gil (2002), uma pesquisa, quanto aos seus procedimentos técnicos, pode ser classificada da seguinte forma: a) Pesquisa bibliográfica: é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. b) Pesquisa documental: É muito parecida com a bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. O estudo foi realizado de maneira descritiva e de caráter exploratória, sobre a evolução dos modelos de gestão de pessoas nas empresas, culminando na implantação da TI e enfatizando os impactos que a mesma traz para essa área. Na parte empírica do trabalho foi realizada uma pesquisa que adotou a abordagem qualitativa, pois este tipo de investigação procura gerar mais conhecimentos sobre o assunto, não se preocupando em quantificar os resultados, mas apenas descrever a realidade encontrada.
RESULTADOS:
A implementação da tecnologia da informação vem sendo considerada uma maneira de viabilizar novos arranjos organizacionais da gestão de pessoas. Estes sistemas possibilitam o amplo acesso do funcionário a informações relevantes para a administração de seu relacionamento com a organização (MASCARENHAS, 2003). A tecnologia pode ser utilizada para automatizar operações. O objetivo é substituir o esforço e a qualificação humanos por uma tecnologia que permita que os mesmos processos sejam executados, a um custo menor, com mais controle e continuidade. Como princípio básico, é preciso se entender que as novas tecnologias existem como meios de transformação organizacional nas empresas. Outro ponto favorável ao emprego da tecnologia da informação na gestão de pessoas diz respeito a função dos recursos humanos, na análise de mudanças do fluxo de trabalho, e das responsabilidades dos cargos resultantes, outro aspecto é o estabelecimento da segurança e da confiabilidade dos sistemas de informação de uma empresa, além da qualidade do software, é importante ter-se em vista o grau de comprometimento de todas as pessoas envolvidas na implementação, por isso, despertar uma consciência de qualidade e segurança tornou-se uma importante função para o setor de recursos humanos.
CONCLUSÃO:
As novas tecnologias disponíveis têm alterado a forma de se fazer negócios e o modo como organizamos as empresas, os processos de trabalho, provocando profundas alterações na maneira de educar e treinar as pessoas. Toda mudança implica novos caminhos, abordagens e soluções. Ela significa uma transformação que pode ser gradativa e constante, rápida e impactante. A mudança quando feita adequadamente capacita a organização a manter sua viabilidade e competitividade em um ambiente mutável e incerto. Mas de nada adianta pretender fazer mudanças organizacionais ou culturais sem antes preparar as pessoas para fazer com que essas aconteçam realmente em seus comportamentos e praticas, ou seja, as mudanças reais dentro da organização somente ocorrem a partir das pessoas. Com a globalização e facilidade de comunicação entre os cenários econômicos a estabilidade e previsibilidade pertence ao passado, pois a tecnologia está modificando o trabalho nas organizações, o que permite aumentar a amplitude de controle dos administradores e achatar a hierarquia das organizações, além de esta tornando-as mais ágeis e maleáveis.
Palavras-chave: Tecnologia da informação, Impactos da Tecnologia da Informação, Novos modelos da gestão de pessoas.