64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE OS ALUNOS DA REGIÃO LITORÂNEA DE ACARAÚ: O PROBLEMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.
Eliziário Reis dos Santos 1
Francisca Vanessa Freitas 1
Francisca Cinara Araújo 1
Rafaela Camargo Maia 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Acaraú.
2. Profa. Dra./Orientadora-Laboratório de Ecologia de Manguezais. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará- Campus Acaraú
INTRODUÇÃO:
O lixo nas regiões litorâneas tem sido um grande transtorno, causando sérios problemas para a saúde e para a vida marinha. Na cidade de Acaraú, há nove quilômetros do centro do município, encontra-se a Praia de Arpoeiras, com um regime de marés semi-diurna com grande amplitude. Esse ambiente apresenta uma característica dificilmente encontrada nas demais praias do país. Na maré baixa de quadratura, uma grande planície fica exposta e o visitante precisa caminhar cerca de dois quilômetros para chegar à água. Essa área é muito importante para a economia local, tendo atividades, como a pesca, aquicultura, turismo e esportes aquáticos como o kite surf. A escolha do tema “lixo na praia” tem como objetivo ampliar a visão dos alunos de uma escola da região quanto aos problemas do impacto ambiental causado pela disposição inadequada dos resíduos sólidos e conhecer se os mesmos possuem a percepção ambiental de que jogar lixo em lugares inadequados é extremamente inapropriado. Pretende-se fornecer contribuições possíveis ao aprendizado das ciências além de colaborar no sentido de sinalizar possíveis mudanças e posturas dos estudantes, apontando sugestões para a melhoria das condições ambientais locais.
METODOLOGIA:
A fim de se observar a disposição dos resíduos sólidos na Praia de Arpoeiras, município de Acaraú, estado do Ceará, foi realizada uma visita a região e escolhida uma escola na mesma localidade. Inicialmente, os alunos foram instruídos a preencher um questionário com nove questões subjetivas que versavam sobre o destino dos resíduos sólidos e a importância de não depositar lixo em locais inadequados. Logo após essa atividade, iniciou-se a segunda etapa que consistia na sensibilização em torno do problema do lixo nesta praia para isso foi ministrada palestra sobre a importância do assunto, utilizando figuras, textos e vídeos. Após a palestra, os alunos foram estimulados a realizarem desenhos do seu entendimento sobre a importância do assunto.
RESULTADOS:
A pesquisa se embasou na coleta de dados de nove questões subjetivas que tinham três itens a serem respondidos. De um total de vinte seis alunos, oitenta por cento responderam que vão sempre à praia; cinquenta e sete por cento indicaram que a praia encontra-se suja; cinquenta por cento jogaram ou viram alguém jogar lixo nesse ambiente. Quanto aos responsáveis pela degradação da Praia de Arpoeiras, cinquenta e três por cento indicaram os comerciantes da área. Fato comprovado por oitenta e oito por cento dos alunos que apontaram como resíduos mais encontrados na praia são garrafas e cocos. Todos acreditam que isso pode causar doenças como micoses, mortes dos peixes e poluição da água, porém setenta e três por cento acham que o lixo não influencia no crescimento das plantas dos ecossistemas costeiros adjacentes. Foi percebido que os alunos da região conhecem alternativas para minimização do problema, visto que oitenta por cento apontaram que o que poderia ser feito para manter a praia limpa era jogar lixo no lugar adequado e sensibilizar o próximo, enquanto setenta e três por cento tem a visão que jogar lixo em locais inadequados é errado.
CONCLUSÃO:
De maneira geral, a Praia de Arpoeiras foi considerada suja pelos os entrevistados e segundo eles, os resíduos mais encontrados na parte arenosa são garrafas plásticas e coco. Os entrevistados consideram que os maiores responsáveis pelo problema são os comerciantes, que além de não colaborar para manter um ambiente limpo acabam sujando os seus respectivos locais de trabalho. A conscientização dos mesmos, por meio de palestras e entrega de informativos seria uma solução para lhes informar sobre o problema dos resíduos sólidos na praia. Os alunos têm a percepção ambiental sobre a destinação inadequada dos resíduos sólidos, mas o que esta faltando é um incentivo por parte escola para levar essa sensibilização adiante uma vez que os alunos sabem das consequências de se jogar o lixo na praia e das possíveis doenças que o mesmo acarreta. Esses dados poderão ser utilizados pelas autoridades públicas como uma ferramenta para aperfeiçoar os serviços de limpeza e o planejamento de medidas preventivas para as áreas litorâneas de Acaraú, bem como a sociedade se conscientizar quem uma praia limpa é bem mais agradável.
Palavras-chave: Lixo, Poluição de praias, Sensibilização Ambiental.