64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
MODELO DE PROCESSO PARA CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE CURSOS EAD ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM ÁGIL
Amelia Acacia de Mirandada Batista 1
Zair Abdelouahab 1
Denivaldo Cícero Pavão Lopes 1
Pedro Alcântara Neto 2
Ruy Guilherme Silva Gomes de Oliveira 1
1. Departamento de Engenharia Elétrica - UFMA
2. Departamento de Informática e Estatística - UFPI
INTRODUÇÃO:
Os princípios ágeis podem ser usados apropriadamente no gerenciamento de projetos gerais, inclusive fora do objeto de estudo da informática, e permitem uma rápida adaptação às novas realidades. Neste trabalho, propomos um modelo de processo baseado em uma abordagem ágil para suportar a gestão de cursos de Ensino à Distância (EaD) dentro do contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O modelo proposto objetiva controlar e efetivar o fluxo de atividades na construção e gestão de um curso EaD. Como resultado deste trabalho de pesquisa, uma metodologia, metamodelos e um sistema de software foram criados. Atividades como a caracterização do ambiente UAB, tailoring de processo e construção de metamodelos das fases que compõem o modelo de gestão (denominado de UAB-Ágil) são fornecidos. Também, uma linguagem especifica de domínio para o ambiente UAB, a modelagem do método ágil Kanban adaptado ao contexto da UAB e a construção de uma ferramenta de gestão de projetos EaD são gerados, como apoio à tomada de decisão em projetos EaD através do controle de fluxo das suas atividades.
METODOLOGIA:
A metodologia de pesquisa definida neste trabalho é de natureza exploratório-aplicada. Iniciamos os estudos com o levantamento bibliográfico sobre Gestão de Projetos (com ênfase ao método ágil kanban) e Educação à Distância, buscando soluções similares à nossa proposta de pesquisa a fim de compreendermos as semelhanças e diferenças que caracterizariam o modelo proposto. Um estudo mais detalhado sobre o método kanban nos permitiu adaptá-lo ao contexto da UAB, sendo também necessário uma prévia caracterização deste ambiente. Definido o modelo de gestão para esse contexto, iniciamos a implementação do protótipo da ferramenta que daria apoio aos testes de verificação e validação com a construção de metamodelos utilizando o Eclipse Modeling Framework (EMF). Tratando-se de uma ferramenta Web, foram utilizados ainda tecnologias como: Java Server Pages (JSP), JQuery, a especificação Java Persistence API 2.0 associada ao framework Hibernate, IDE Netbeans 7.1, JUnit e o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) MySQL. Os testes foram realizados através de um estudo de caso, onde foi simulado a construção de um curso de extensão baseado em informações coletadas de um projeto de curso real.
RESULTADOS:
A aplicação dos testes utilizando o protótipo UAB-Ágil proporcionou a instanciação dos modelos da linguagem especifica de domínio no contexto da UAB, além de comprovar a veracidade dos metamodelos Metakan e Metabasecon propostos no trabalho. O modelo UAB-Ágil tem sua base operacional fundamentada nos princípios de um método ágil, o Kanban. Como o protótipo é o resultado da automatização deste modelo proposto, o estudo de caso também comprova que os conceitos inerentes à abordagem ágil (transparência, simplicidade, interatividade, agilidade, etc.) estão presentes no modelo de gestão. A fase de avaliação do curso, durante a qual é verificada a satisfação do usuário quanto ao projeto de curso, define quais modelos podem ser reutilizados e quais devem passar por uma reegenharia de requisitos. Modelos passiveis de reuso foram automaticamente armazenados em repositório de modelos e ao serem invocados, observamos agilidade no processo de construção de novos cursos. Portanto, concluímos que os testes foram favoráveis ao que pretendíamos comprovar: demonstrar o processo de transformação, desde o código obtido até a geração dos modelos de cada fase do sistema e o controle mais efetivo do fluxo das atividades na construção e gestão de um curso EaD no contexto da UAB.
CONCLUSÃO:
Este trabalho apresentou a proposta de um modelo de gestão de cursos EaD no contexto da UAB baseado nos princípios da abordagem ágil. Um conjunto de atividades, que transcorrerão a partir da caracterização do ambiente UAB ao desenvolvimento de uma ferramenta de suporte aos testes, foi aplicado a fim de alcançarmos as metas especificas traçadas. Dentre outros aspectos importantes e que também se caracterizam como contribuições acadêmicas deste trabalho de pesquisa, apontamos: a definição de uma linguagem especifica de domínio a partir do modelo de gestão UAB-Ágil construído; adaptação do método Kanban ao contexto da UAB através do processo de tailoring a nível organizacional; a construção de um framework resultante da modelagem do processo em termos de Kanban; o apoio à tomada de decisão com base no acompanhamento do fluxo das atividades do processo; a melhoria no processo de gestão de projetos EaD no contexto da UAB; a transparência ao fluxo de trabalho de um projeto EAD em decorrência da visibilidade característica do mecanismo adotado pelo método Kanban. Logo, concluímos que o modelo de gestão UAB-Ágil pode contribuir com a construção de modelos de projetos de melhor qualidade.
Palavras-chave: Modelo de Curso, Kanban, Metamodelo.