64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A GESTÃO EDUCACIONAL NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES: a prática de estágio no município de São Luís
Marília Costa Mendonça 1
Dayane do Nascimento da Silva 1
Carlos André Sousa Dublante 2
1. 8º período Pedagogia - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Prof. Msc./ Orientador - Dep. de Educação II - Curso de Pedagogia - Universidade Federal do Maranhão –UFMA
INTRODUÇÃO:
O estágio consiste em um eixo articulador entre teoria e prática, que amplia os conhecimentos em situações reais de trabalho proporcionando o desenvolvimento de competências e habilidades. Dessa forma, a experiência vivenciada no Colégio Militar Tiradentes foi fruto do Estágio em Gestão de Sistemas Educacionais e Escolas no curso de Pedagogia e possibilitou a compreensão e apropriação dos aspectos educacionais que regulam a missão da escola, do educador e alunos como integrantes da comunidade escolar. Portanto, a pesquisa pauta-se em investigar o processo de gestão educacional implementado nesta escola pública de São Luís – MA; e caracterizar o campo de estágio, com base em seu modelo de gestão, sua condições de funcionamento, a estrutura organizacional e o relacionamento da equipe gestora com a comunidade escolar. Por fim, o tema corresponde a nossa intenção de conhecer a forma de organização e administração de uma instituição de ensino, que mesmo pública, prioriza a disciplina e educação de qualidade.
METODOLOGIA:
A experiência de estágio foi estruturada em três etapas articuladas com o grupo de alunas e o professor (supervisor docente) em encontros rotineiros nas dependências da UFMA e no colégio militar. A primeira etapa consistiu em estudos e preparação das atividades, questionários e roteiros de pesquisa, primeiros instrumentos para a coleta de informações, realizados em sala de aula com o grupo completo de alunas participantes. A segunda e terceira etapas focaram-se na observação participante nos diversos setores, análise e atuação na rotina escolar, na qual executamos um diagnóstico com abrangência nos aspectos organizacionais, estruturais e pedagógicos. Também realizamos a análise de documentação escolar com o intuito de conhecer os instrumentos pedagógicos e administrativos.
RESULTADOS:
Diante das informações coletadas, a escola caracteriza e estrutura uma prática pautada na Gestão democrática participativa, com ênfase no diálogo entre todos os setores, inclusive a comunidade e os alunos, com compartilhamento de ideias. A escola estrutura-se com diversos setores, entre eles está a direção geral composto por Diretor geral e diretor adjunto; a direção pedagógica, com duas coordenadoras pedagógicas, cinco supervisoras e duas pessoas para a função de apoio. Para facilitar uma visão geral da escola, todos os setores possuem suas tarefas direcionadas, pois a divisão de tarefas é a melhor forma de administrar a rotina em que cada um compreenda o seu papel e sua importância para o pleno funcionamento da escola. Dentre as incumbências da equipe gestora está o acompanhamento e avaliação das atividades técnico-administrativas e garante que o respeito e a preocupação com todos os participantes são fundamentais para entender as suas necessidades. Enfim, o Colégio Militar Tiradentes adota uma gestão democrática que conduz uma instituição firmada em compromissos com os envolvidos, concretizando no desenvolvimento e eficácia do processo educativo.
CONCLUSÃO:
A experiência contribuiu significativamente e proporcionou um olhar crítico sobre o ambiente escolar com foco na gestão e administração da escola. Dessa forma, a escola militar, em seu aspecto físico e organizacional, possui uma dinâmica própria baseada na gestão de cunho democrático e de participação coletiva, como método de compreender as causas e consequências do processo educativo, para então propor estratégias e soluções cabíveis. De toda a observação e participação nos setores e ambientes da escola, percebe-se a importância e preocupação dos mecanismos de relacionamento e comunicação da equipe administrativa e gestora para com a comunidade escolar.
Palavras-chave: Escola pública, Administração escolar, Gestão democrática.