64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
GESTÃO DAS MÍDIAS: DIMENSÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
Maria Eliana Alves Lima 1
1. Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão – MA
INTRODUÇÃO:
A gestão escolar tem a função de proporcionar à comunidade escolar a atualização com as mais recentes pesquisas sobre as didáticas, além de reflexão sobre a prática, proporcionando mudanças significativas nas interações entre os pares no ambiente de trabalho. Outra função da gestão escolar é a gestão de mídias na organização, manutenção e conservação dos recursos disponíveis; atualização das informações; o planejamento de estratégias de comunicação e participação; a administração das atividades, conteúdos e equipamentos; a gerência dos ambientes e processos de avaliação e; o estabelecimento de novas relações entre as metodologias de ensino, o saber e o mundo. A pesquisa desenvolvida se propõe a compreender o que compete à gestão escolar na organização dos projetos educacionais voltados para a utilização das mídias no processo ensino-aprendizagem. Enquanto extensão da pesquisa, apresentamos um projeto de ação para a gestão de mídias a ser aplicado em uma escola da rede pública municipal de ensino, com vistas na materialização dos objetivos propostos e na extensão do trabalho no processo intrínseco à pesquisa acadêmica. Na conjuntura atual de formação profissional na realidade brasileira, as abordagens e trabalhos que se desenvolvem sobre tema são imprescindíveis para formar as concepções sobre prática pedagógica dos gestores uma vez que necessitam conhecer a importância de sua ação para o exercício profissional.
METODOLOGIA:
O caminho metodológico percorrido é o da pesquisa qualitativa, cujos resultados ampliam a visão que temos sobre a gestão escolar e sua relação com as práticas pedagógicas e nos possibilita captar as relações internas entre os elementos que constituem o objeto de estudo. Enfatizamos as concepções teóricas e bases legais para a consolidação da política de gestão de mídias o e desenvolvimento das dimensões administrativas, pedagógicas e tecnológicas no processo de organização da gestão da escola e ainda a dimensão financeira e jurídica que asseguram a autonomia da gestão escolar para a efetivação das ações pedagógicas, cujos fins estão atrelados à dimensão social e suas exigências para prática educativa inovadora. A pesquisa se utilizou de pesquisa bibliográfica realizada em torno da temática, enfatizando as competências pedagógicas da gestão de mídias, às quais serão subsídios para o trabalho voltado para a qualidade da educação e para as metodologias a serem aplicados com fim nos resultados da prática educativa.
RESULTADOS:
Na gestão de mídias, o gestor, em parceria com a comunidade escolar, busca criar condições para a utilização de tecnologias nas práticas escolares, de forma a redimensionar seus espaços, tempos e modos de aprender, ensinar, dialogar e lidar com o conhecimento. Para tanto, é necessário identificar recursos disponíveis para proporcionar a integração da escola à comunidade, proporcionando a interação entre os distintos espaços de produção do saber, fazer da escola um local de produção e socialização de conhecimentos para a melhoria da vida de sua comunidade, buscando a solução de suas urgências, com vistas na modificação de seu contexto e das pessoas que nele atuam.
CONCLUSÃO:
Na gestão de mídias, o gestor, em parceria com a comunidade escolar, busca criar condições para a utilização de tecnologias nas práticas escolares, de forma a redimensionar seus espaços, tempos e modos de aprender, ensinar, dialogar e lidar com o conhecimento. Para que seja possível materializar o papel da gestão de mídias na escola e usufruir das contribuições das tecnologias no processo ensino-aprendizagem, é importante considerar os potenciais para elaborar, instituir, apontar, cultivar, modernizar, acionar, coordenar, o que se aproxima das competências na concepção de gestão. Tratar de tecnologias na escola engloba processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção. Deste modo, a escola e seus participantes, sujeitos e agente da educação, têm a oportunidade de encontrar nas tecnologias o sustentáculo adequado ao desenvolvimento e integração entre as atividades técnico-administrativas, pedagógicas, sociais e culturais por meio de elos que compõem a organização da rede.
Palavras-chave: Gestão Escolar, Mídias, Educação.