64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DIRIGIDA POR MODELOS PARA SUPORTAR SISTEMAS DE SOFTWARE MODERNOS
Michael Costa de Castro 1
Denivaldo Cicero Pavão Lopes 2
1. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Prof. Dr./Orientador - Depto de Engenharia Elétrica - UFMA
INTRODUÇÃO:
O Brasil possui um dos sistemas de transmissão de TV Digital mais moderno do mundo, isso permite o envio de imagens e sons em alta definição para os telespectadores. Além disso, é possível o envio de dados, permitindo a criação de programas para o cliente, possibilitando a interatividade entre emissora e telespectador. A interatividade acontece devido à existência de um middleware (camada intermediária de software que vem integrado em alguns modelos de equipamentos de recepção de sinal de TV Digital) chamado Ginga. Ele permite que os aplicativos transmitidos pelas emissoras sejam executados em equipamentos de diferentes modelos e fabricantes. O problema surge quando se quer utilizar um programa de TV Digital feito no padrão brasileiro em outras plataformas de outros países que adotam outro padrão, dessa forma o programador teria que refazer o programa para ser compatível com a plataforma desejada. A MDE (Model Driven Engineering) é uma abordagem na qual modelos estão no centro do desenvolvimento, manutenção e evolução de software, ela pode ser aplicada em diversos domínios inclusive, na criação e edição de programas da TV Digital. Assim, é possível utilizar as abordagens MDE para permitir a criação e edição de programas da TV Digital no formato NCL, permitindo a utilização desses programas em diferentes plataformas.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido utilizando a seguinte metodologia: Levantamento e análise bibliográfica sobre conceitos de MDE, MDA, EMF, Linguagens Específicas de domínios (DSL), Linguagem de Transformação de Modelos, Ferramentas MDE, TV Digital e NCL; Análise dos requisitos, modelagem.
RESULTADOS:
Foi obtido uma abordagem baseada em MDE para a criação e edição de programas em uma linguagem abstrata que permite a transformação para o modelo NCL ou outro modelo de TV Digital. Foi proposto um framework que suporta a criação, edição e o compartilhamento de programas de TV Digital, utilizando a abordagem proposta.
CONCLUSÃO:
Com a abordagem e o modelo do framework, foi observado que é possível a criação de uma ferramenta para suportar a edição e o compartilhamento de programas de TV Digital e, se necessário, a sua transformação para qualquer outra plataforma desejada.
Palavras-chave: Engenharia Dirigida por Modelos, NCL, TV Digital.