64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
TEATRO DE BONECOS ENCENA A QUEDA LIVRE DOS CORPOS
Raquel Araújo da Silva 1
Arlanna Karolyne Saraiva de Sousa 1
Elizeu Arruda de Sousa 1
Maria de Fátima Salgado 1
1. Depto. de Letras - UEMA
2. Depto. de Matemática e Física - UEMA
3. Prof. Me./ Orientador - Depto. de Letras - UEMA
4. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Matemática e Física - UEMA
INTRODUÇÃO:
Promover a integração do teatro com o ensino da Física, por intermédio do teatro de bonecos, surge como uma importante ferramenta educativa, capaz de despertar interesse em muitos estudantes, tanto do ensino básico, como da graduação. São freqüentes as afirmações de alunos que consideram a Física difícil por enfatizar a expressão do conhecimento através da resolução de problemas e da linguagem matemática, e, de modo geral, a considerarem como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas do currículo escolar. É importante que haja uma dinamização de uma proposta de ensino da Física aliada à linguagem teatral, distinguindo-se das práticas pedagógicas tradicionais, permitindo que o momento de aprender se torne uma experiência prazerosa, ou seja, discutir a importância do diálogo interdisciplinar em sala de aula. Um cidadão, leigo em ciência, deve ter conhecimentos básicos em física, para assim ter condições de interagir com mais facilidade com o “mundo da fabricação da ciência”. Assim, o teatro na escola tem uma importância fundamental, permitindo a difusão de novos conhecimentos, a socialização e a criatividade. Desta forma, o palco torna-se muito eficiente e estimulante, pois pode proporcionar o nascimento de tais reflexões na sala de aula.
METODOLOGIA:
Para a realização da peça, o trabalho foi dividido em etapas, a saber: os orientadores indicaram livros sobre a queda livre dos corpos e as dinâmicas do teatro de bonecos, os bolsistas, também, efetivaram pesquisas de artigos científicos na Internet; dessa etapa, houve a realização de oficina de confecção e manipulação de bonecos; em seguida, houve o roteiro da dramatização, elaboração do texto, sendo revisado e corrigido pelos professores orientadores. A produção da peça foi realizada considerando aspectos técnicos e estéticos de linguagens artísticas, pelo qual uma particularmente interessante é a animação; em relação aos ensaios, eles foram realizados semanalmente com duração de 2 horas cada.
RESULTADOS:
São diversas as técnicas utilizadas para minimizar as dificuldades dos alunos em relação a disciplina Física. A divulgação científica tem sido interpretada, nos últimos anos, como um instrumento que torna disponíveis conhecimentos e tecnologias que ajudam a melhorar a vida das pessoas (MASSARANI, 2008). Assim, o teatro de boneco é um teatro que permite a difusão de novos conhecimentos, socialização e criatividade, tornando a aprendizagem de forma prazerosa. No segundo semestre de 2011, foi realizado um projeto intitulado, Teatro de Bonecos encena a queda livre dos Corpos, este foi apresentado pela primeira vez no dia 21 de outubro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Centro de Cultura de Caxias. Foi realizada, também, uma oficina de confecção de bonecos para graduandos de diversos cursos, demonstrando a possibilidade do professor permitir que o processo de ensino-aprendizagem se torne uma experiência prazerosa.
CONCLUSÃO:
No decurso deste trabalho, foi possível perceber que os alunos envolvidos obtiveram interesse e conhecimento mais sistematizado a respeito da Física e da linguagem teatral, abrindo perspectivas de interação com essa área. Outro aspecto perceptível no comportamento dos alunos foi o desenvolvimento do espírito de coletividade, baseada na interação entre integrantes do projeto quanto da realização de atividades culturais e artísticas. Foi possível perceber, ainda, que os alunos ficaram mais motivados com esse instrumento didático inovador que permite aproximar e facilitar o entendimento do conhecimento científico e que a Física também é cultura. Acredita-se que a dinamização do projeto está contribuindo e inovando as práticas educativas, como também proporcionando reflexões em relação à Física, abarcando desde a escrita, até a linguagem corporal e artística, sendo uma metodologia que desperta motivação e interesse por parte do aluno, que, muitas vezes, não veem em sala de aula nenhuma correspondência do que está sendo ensinado com o mundo do qual fazem parte, logo, a presença do teatro no ensino da Física permite aproximar e facilitar o entendimento do conhecimento científico, abrindo perspectivas de interação com essa área do saber de forma prazerosa.
Palavras-chave: Teatro de Bonecos, Ensino-aprendizagem, Teatro Científico.