64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE : UMA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA |
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva 1 Marcilene Rodrigues Pereira Bueno 2 Sonia Maria Ferreira Koehler 3 |
1. Profª. Ms. UNISAL/Lorena – Núcleo de Assessoria Pedagogia – NAP 2. Profª. Ms. UNISAL/Lorena – Núcleo de Assessoria Pedagogia – NAP 3. Profª. Drª. UNISAL/Lorena – Núcleo de Assessoria Pedagogia - NAP |
INTRODUÇÃO: |
O NAP dirige sua ação para formação e a prática pedagógica dos docentes do ensino superior e prestigia três setores: a docência universitária; a assessoria pedagógica interna e externa e atividades técnico-científicas. Neste estudo apresentamos um momento de formação acontecido em 2011, cujo foco foi a docência no ensino superior, tendo por objetivo refletir sobre o papel do professor e a prática na sala de aula; discutir dificuldades e possibilidades de manejo da sala de aula; aperfeiçoar as práticas pedagógicas nas diferentes situações que envolvem o processo ensino-aprendizagem. O NAP é um projeto desafiador, visto que lida com o comportamento humano, o perfil da pessoa e do profissional professor, conflitos institucionais, políticas educacionais; enfim, a cultura organizacional da nossa instituição universitária. Porém, tem avançado em seus propósitos, apesar dos entraves e resistências, e implantado projetos cujos resultados indicam reformulação das práticas pedagógicas, respeitando sempre o protagonismo do professor em sua prática docente. Por isso, nos projetos do NAP, enfatiza-se a compreensão sobre o processo de aprendizagem, especialmente no que diz respeito à ação reflexiva do professor universitário e suas implicações na formação com qualidade do corpo discente. |
METODOLOGIA: |
Participaram 46 professores, o que representa 54,7% dos professores que integram os Cursos de graduação em Licenciatura: Psicologia, Pedagogia, História, Geografia, Filosofia e Matemática, assim como os integrantes dos Cursos de Bacharelado: Ciências da Computação, Direito, Administração e Formação de Psicólogo. A faixa etária média dos docentes está entre 36 e 50 anos, dos quais 65% são homens. Desse universo, 14% dos professores estão na instituição entre 3 a 5 anos, 31% entre 6 a 10 anos, e 45% há mais de 10 anos. Entre os docentes, o maior índice é de professores com mestrado: 53,7% do total, 33% possuem doutorado e 12% são especialistas. O questionário aplicado objetivou descobrir o conhecimento e a percepção que o docente UNISAL possui sobre o significado da expressão “professor reflexivo”. Composto por onze questões: nove de múltipla escolha e duas questões abertas, portanto um questionário misto, forneceu dados sobre: o significado da reflexão sobre a prática pedagógica; as ações que o professor julga importantes no processo da reflexão; ações que prioriza em sua prática docente; como enxerga a relação professor-conteúdo-aluno no processo de aprendizagem; como faz a adequação dos procedimentos didáticos utilizados; como percebe o apoio da instituição à sua docência. |
RESULTADOS: |
A análise das respostas do questionário demonstram que há um esforço do corpo docente em refletir sobre sua prática pedagógica. Dado interessante foi a consciência do processo de produção de conhecimento sobre a sua prática, pois os professores apontam para a necessidade de aprender junto aos seus pares em diferentes situações: cursos do NAP, nas reuniões de colegiado, discussão de textos e problemas relacionados à didática, na aprendizagem de novas metodologias, o que reforça a importância da formação continuada oferecida pela instituição. Constatou-se que os professores dos Bacharelados geralmente chegam à universidade sem formação pedagógica e retratam maior dificuldade na compreensão da área pedagógica, área político-social no que tange à formação integral do aluno e, geralmente, as aulas são palestras. Portanto, ressaltamos o papel do NAP em identificar a prática e os discursos dos professores, suas dificuldades e mediar a formação continuada com foco no aprendizado do aprender a aprender a pensar a prática pedagógica. Nesse sentido, constatou-se que o processo de formação pedagógica deve ter como foco o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes, embasadas em conhecimentos teóricos objetivando formar profissionais reflexivos e investigadores. |
CONCLUSÃO: |
A formação de um professor reflexivo com bases teóricas sólidas e a adoção de uma postura reflexiva crítica perante sua prática são processos difíceis, porém abrem caminho para avanços significativos na docência do ensino superior. Percebe-se que, nessa perspectiva de diálogo e formação, as transformações da prática passam a ser consideradas como sínteses de mediações, continuamente renovadas, entre ação e reflexão e requerem o papel ativo do professor construindo o seu próprio desenvolvimento profissional. As discussões durante a formação e a análise das respostas obtidas nos questionários apontam que há um esforço coletivo dos professores em refletir suas práticas ressaltando a necessidade de trocar experiências com os seus pares. Também ficou explicitado a importância do investimento da instituição na formação dos professores e do papel do NAP em mediar a formação continuada com foco no aprendizado do aprender a aprender a pensar a prática pedagógica. Conceber a prática pedagógica, como uma prática reflexiva e não como uma atividade meramente técnica, requer que os docentes apropriem-se de saberes que vão adquirindo em processos reflexivos com o coletivo dos profissionais e em contínuo diálogo com as teorias. |
Palavras-chave: Docência no Ensino Superior, Professor reflexivo, Assessoria Pedagógica. |