64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PRODUÇÃO DE PUFES A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE PNEUS.
Sandra Simone Duqueviz Ludero 1
Simone Vieira Lemos 2
Ademiro Kruger 3
Dilcléia Dobrowolski 4
1. Graduanda - Ciências da Natureza Hab. Física - IFSC
2. Graduanda - Ciências da Natureza Hab. Física - IFSC
3. Prof. Super. - PIBID Jaraguá do Sul - IFSC
4. Profa. Orient. - PIBID Jaraguá do Sul - IFSC
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, vêm se intensificando as preocupações inerentes à temática ambiental, e concomitantemente, as iniciativas dos variados setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades, projetos e congêneres no intuito de educar as comunidades, procurando desta forma conscientizá-las para as questões ambientais, e mobilizá-las para a modificação de atitudes nocivas e a apropriação de posturas benéficas ao equilíbrio ambiental (Ruy, 2004). O descarte incorreto do lixo, por exemplo, mostra a falta de conscientização do ser humano. Para mudar certos hábitos a educação ambiental deve ser um processo participativo, onde o educando participa no diagnóstico dos problemas e na busca de soluções. O objetivo deste projeto foi reutilizar pneus, a fim de produzir pufes para a escola e discutir com os educandos como nossos hábitos podem fazer a diferença na hora de dar um destino apropriado para nosso lixo.
METODOLOGIA:
O projeto foi realizado com a participação dos alunos do ensino médio de uma escola pública de Jaraguá do Sul. Sendo ministrado por acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Física, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, durante as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Primeiramente foi discutido sobre o descarte incorreto de certos tipos de lixo e o que poderia ser feito com o mesmo e assim reutilizá-los. As acadêmicas sugeriram usar pneus para confeccionar pufes, pois participaram de uma feira onde uma equipe apresentou uma proposta semelhante e os educandos aprovaram a ideia. Os educandos e as acadêmicas conseguiram os pneus com a comunidade, lavaram e pintaram os mesmos, e confeccionaram os tampos para os pufes.
RESULTADOS:
O trabalho foi bem recebido tanto pelos educandos que participaram do processo de criação, quanto pelos educandos que não fizeram parte do projeto e professores da escola. Foi criado um espaço especial no pátio da escola para colocar os pufes, e este cantinho é muito frequentado por todos. Alguns educandos comentaram que pretendem fazer pufes para suas casas, pois assim tiram mais pneus do lixo transformando-os em coisas úteis novamente.
CONCLUSÃO:
A partir do projeto observamos que é necessário trabalhar para conscientizar no sentido de reutilizar e descartar corretamente o lixo, e fazer isso de uma forma onde os educandos e comunidade em geral participem, pois pode ser difícil parar o consumo descontrolável das coisas, mas se soubermos dar um destino certo para o lixo e resíduos, assim como empresas e muitas pessoas já o fazem, teremos dado um grande passo para a evolução da humanidade. O envolvimento dos educandos durante o processo também foi muito gratificante, bem como a satisfação de ver os mesmos aproveitando o cantinho dos pufes.
Palavras-chave: Preservação ambiental, Reutilização, Aprendizagem.