64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 4. Línguas Indígenas
INCLUSÃO DIGITAL PARA ESTUDANTES DA COMUNIDADE PARKATÊJÊ
Nandra Ribeiro Silva 1
Jeanne Barros de Barros 2
Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira 3
1. Graduanda- Instituto de Letras e Comunicação-UFPA
2. Graduanda- Instituto de Letras e Comunicação-UFPA
3. Profa. Dra./ Orientadora-Instituto Letras e Comunicação- UFPA
INTRODUÇÃO:
A sociedade atual passa por mudanças caracterizadas através de uma profunda valorização das novas tecnologias, em especial a internet, que resulta em uma maior mobilidade na comunicação e no fluxo de informações. A internet faz parte do processo de globalização e oferece uma forma de comunicação fácil, barata que nos permite o acesso rápido a diversos dados e informações que normalmente seriam difíceis de serem encontradas sem essa ferramenta.
Diante da necessidade de conhecer essa nova ferramenta surgida no contexto social, um novo paradigma para a utilização desses recursos tecnológicos se estabelece, e, com o intuito de promover o acesso às informações e à utilização dos meios digitais, o projeto “Inclusão digital para estudantes da comunidade parkatêjê” foi concebido. Essa capacitação é fundamental para o desenvolvimento da educação para o exercício da cidadania por esse povo indígena. Desta forma pretende-se proporcionar a inclusão digital para estudantes indígenas da comunidade parkatêjê por meio do trabalho de leitura e produção de textos em língua portuguesa.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada na produção destas oficinas foi constituída da seguinte maneira: 1) A primeira etapa foi feita através da coleta de materiais bibliográficos na biblioteca, na internet, em revistas e etc. a respeito do tema proposto (inclusão digital); 2) Com os materiais necessários foram feitas as leituras detalhadas sobre o assunto; 3) O terceiro passo foi a construção das oficinas a serem ministradas na comunidade Parkatêjê; 4) A aplicação das oficinas na comunidade Parkatêjê voltadas para o uso interdisciplinar da informática motivando a comunidade indígena a conhecer outros ambientes de aprendizagem e troca de informações que interessam para suas organizações e direitos sociais.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios. Foi discutido com os estudantes a importância de serem incluídos digitalmente na sociedade, quais são os benefícios e malefícios que esta inclusão pode acarretar aproveitando para discutir os valores morais e cívicos de uma sociedade estimulando. Desta forma, buscou-se estimular o senso crítico dos alunos. Por meio desta apresentação, os alunos contaram suas experiências e expectativas ao serem inseridos na era digital.
Os alunos atenderam às nossas expectativas em relação ao trabalho interdisciplinar no que se refere ao aprendizado do uso de programas de computador (Word, Excel, Power Point, Paint) e internet conjuntamente com o aprendizado da língua portuguesa. Eles foram plenamente capazes de produzirem atividades relacionadas a cada um dos programas citados anteriormente, ainda que nunca tivessem com eles trabalhados.
CONCLUSÃO:
As comunidades indígenas por muitas décadas sofreram imposições de valores de uma cultura dominante, suas línguas, crenças e costumes foram considerados inferiores, rotulados como pouco desenvolvidos e estigmatizados. Apesar de avanços no reconhecimento e respeito à cultura indígena, muitos acreditam que incluí-los digitalmente culminaria em interferência cultural. Nós compreendemos que o conhecimento e a informação estão presentes na sociedade atual e são necessários a qualquer organização social. Por esta razão, conhecer e utilizar meios que facilitem o acesso a esses bens sociais beneficiam todo e qualquer grupo.
Este trabalho tem a finalidade não apenas da capacitação digital, mas também de propor discussões sobre a utilização das tecnologias, principalmente como ferramentas de aprendizagem, nesse sentido as atividades com texto em Língua Portuguesa são acrescentadas. A execução das oficinas obteve grande aceitabilidade na comunidade indígena e certamente acrescentou conhecimento a nossa vivencia acadêmica, ampliando nossa visão sobre a necessidade de inclusão digital, bem como da importância de se valorizar as comunidades indígenas e suas línguas.
Palavras-chave: Inclusão digital, Língua portuguesa, Parkatêjê.