64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
PESPECTIVAS E DESAFIOS ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFOPA ORIUNDOS DE MUNICÍPIOS VIZINHOS
Ronaldo Costa Corrêa 1
Renata Gabrielly da Silva Batista 1
Cleidiane Cavalcante da Costa 2
Cleidinéia Cavalcante da Costa 3
Edicleia da Frota Pereira 4
Nilzilene Ferreira Gomes 5
1. Curso de Licenciatura em Física Ambiental - UFOPA
2. Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – ULBRA
3. Curso de Pós-Graduação em Ciência – Física de Materiais – UFOP
4. Curso de Licenciatura Plena em Matemática - UFPA
5. Profª MSc./Docente do Curso de Licenciatura em Física Ambiental - UFOPA
INTRODUÇÃO:
A permanência de estudantes em cursos universitários no Brasil apresenta vários desafios. Estes vão desde aspectos acadêmicos a questões pessoais e sociais. No caso dos alunos oriundos de cidades afastadas da universidade, as dificuldades aumentam, especialmente quando são provenientes de famílias com baixo poder aquisitivo. Muitas vezes sem apoio à permanência na universidade, as desistências e trancamentos aumentam, o que acaba elevando o índice de evasão, como apontam várias pesquisas. A UFPA, campus Santarém, que com a expansão das universidades pelo governo federal em 2009 deu lugar à UFOPA, sempre foi referência na região oeste do Estado do Pará em relação à qualidade dos profissionais que são formados, o que desperta nas pessoas residentes nos vários municípios do Estado o interesse pela formação em nível superior. Com o objetivo de identificar perspectivas e desafios enfrentados por esses estudantes oriundos de municípios vizinhos à Santarém, foi realizada em 2008 uma pesquisa no Curso de Licenciatura em Física desta universidade. Também se pretendia apontar possíveis ações que poderiam trazer melhorias para a situação desses estudantes, já que com a possibilidade de criação da nova universidade essas ações poderiam ser mais bem discutidas em instâncias administrativas.
METODOLOGIA:
Participaram da pesquisa 19 estudantes do Curso de Licenciatura em Física com ênfase em meio ambiente, da UFPA, campus Santarém, oriundos de municípios circunvizinhos. Em setembro de 2008, foi realizada a primeira etapa do projeto que consistiu na formulação e aplicação do questionário, que continha 14 questões de caráter pessoal: sexo, idade, turma, naturalidade, tipo de moradia, se trabalha ou não e se é bolsista; de perspectivas: com a escolha do curso, se pensa em desistir dele ou se está satisfeito e o que pretende fazer após a conclusão da graduação; de desafios enfrentados (questões subjetivas): sobre situações mais difíceis, relacionadas à família, fatores econômicos e ao curso. Após a aplicação, passou-se à 2ª etapa, quando os dados obtidos foram transferidos para um programa de planilha eletrônica de cálculo a fim de que, com auxilio de ferramentas deste programa, fossem organizados tabelas e gráficos dinâmicos, que facilitaram a análise das respostas, para amparar as discussões tanto quantitativas quanto qualitativas a cerca dos resultados.
RESULTADOS:
Quanto à naturalidade dos entrevistados, somente 5% eram de outro Estado, enquanto 95% eram oriundos dos municípios vizinhos a Santarém. Quanto aos desafios enfrentados pelos acadêmicos, 79% revelou dificuldades em relação à família, tais como distância e falta de comunicação com os familiares, enquanto 21% nada declararam. Quanto às principais dificuldades encontradas no curso: 36% sentem-se prejudicados por carência de material didático na universidade, 23% reclamam da didática utilizada pelos professores e 5% atestam dificuldades com os conteúdos das disciplinas. Percebemos que somente 26% dos entrevistados eram bolsistas, o que revelava na época a necessidade de ampliação dessa assistência, já que 74% dos alunos entrevistados moravam com amigos, parentes ou em casa alugada. Quanto às perspectivas na escolha do curso e no que pretendem fazer após concluírem, 86% declararam identificar-se com a área, 21% desejavam voltar e atuar como professores em sua cidade natal, enquanto 68% queriam fazer pós-graduação. Os estudantes que não trabalham (79%) relataram ter dificuldades com o alto custo de vida em Santarém, comparado aos seus municípios. Por não trabalharem, estes enfrentam dificuldades financeiras.
CONCLUSÃO:
Percebe-se que esses alunos estão sujeitos a muitas dificuldades durante sua vida acadêmica. A distância da família é determinante na postura emocional da maioria dos alunos, pois sem ter condições financeiras de visitar seus familiares, acabam não realizando visitas com freqüência pelo alto custo da passagem. Sabendo do delicado padrão de vida dos estudantes, uma maneira de solucionar ou minimizar tal situação seria a oferta de um número significativo de bolsas de estudo e a criação de uma carteirinha fluvial de meia passagem. Com a criação da UFOPA a partir de 2009, o aumento do número de bolsas na UFOPA atualmente já é significativo, direcionados a projetos de pesquisa, extensão, projetos integrados como o PIBID, PET, programa de monitoria, entre outros, bem como a bolsa permanência que atende diretamente estudantes com as características dos sujeitos desta pesquisa. Percebeu-se que 74% dos alunos na época não possuíam casa própria e dependiam economicamente dos pais. Assim, nota-se que ainda há necessidade de assistência estudantil, especialmente quanto à criação de um restaurante universitário e de um alojamento que atenderá as necessidades daqueles que precisam permanecer mais tempo na Universidade e vem de locais afastados.
Palavras-chave: Ensino superior, Assistência estudantil, licenciatura em Física.